Introdução e objetivo: No ano de 2007 foi lançado o Programa Saúde na Escola (PSE), visando integrar as políticas de educação com as políticas de saúde, com intuito de ampliar ações de saúde nas escolas da rede pública, praticando a prevenção e promoção de saúde, convergindo com os princípios e diretrizes da Atenção Primária à Saúde. O objetivo do trabalho é relatar a experiência vivenciada pelos discentes do Curso de Odontologia da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) durante o estágio de educação em saúde bucal, através de ações realizadas em uma escola do território de abrangência de uma Estratégia Saúde da Família. Relato de experiência: Foram realizadas atividades sobre cárie dental e escovação dental com alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola municipal do sul de Minas Gerais. A ação foi realizada com cerca de 34 crianças, que foram divididas em dois grupos (1 e 2). O grupo 1 recebeu instruções sobre escovação e uso do fio dental, com a utilização de manequins bucais infantis, após a instrução, o manequim foi repassado para que eles pudessem demonstrar o aprendizado, ao final foram instruídos que ao chegar em casa demonstrassem aos pais o que aprenderam. Com o grupo 2, foi realizado uma dinâmica semelhante à brincadeira da “amarelinha”, sendo denominada como “amarelinha odontológica”, que no lugar de números, possuíam alimentos ou objetos considerados “amigos” e “não-amigos” dos dentes, como o fio dental, escova de dente, creme dental, balas, doces, frutas e a cárie, ao final da dinâmica o vencedor seria aquele que acertasse e passasse apenas pelas “casas” onde encontrava-se as figuras consideradas como “amigos” do dente, até chegar ao final que foi denominado como “sorriso campeão”. Foi observado que as crianças compreenderam a importância da higienização bucal e demonstraram grande interesse em participar das ações através de atividades lúdicas. Ao final, os grupos foram reunidos novamente e transmitido um desenho educativo sobre saúde bucal e distribuídos kits de higiene oral contendo escova, creme e fio dental. Conclusão: Atividades de educação em saúde realizadas de forma lúdica foram efetivas na abordagem de estudantes com essa idade escolar. Realizar ações em escolas localizadas nas áreas de abrangências da Estratégia Saúde da Família demonstra a importância do uso desse espaço para a concretização da educação e promoção de saúde das crianças.
Comissão Organizadora
I Congresso Interligas de Ciência e Saúde
Laryssa Cristina Terra Sousa
Jardel de Almeida Monteiro
ABLAM Nacional
Geovanna Ribeiro Athie
Isabella Polyanna Silva e Souza
Ludmila Raynner Carvalho Alves
Juan Felipe Galvão da Silva
Álvaro Alves de Sá Júnior
Marcus Vinícius Santos do Nascimento
Ana Elisa Pereira Braga
Henrique Galvão da Silva
Mayane Oliveira Assis
Helena Cardoso Bernardes
Isabela Geres Batista Ramos
Marco Antônio da Silva Júnior
Maria
Sthefani Ferreira Bonfim da Silva
Beatriz Pereira Vilela
Camila Ferreira Silva
Flávia Ferreira Costa
Izabella Bernardes Araujo
Luisa Miranda Zafalão
Mariana Rodrigues Ferreira
Gustavo Albertini de Souza
Mathias Rezende Macedo
Antônio Carlos Ferreira Tonhá
Izadora Rodrigues da Cunha
Kátia Lorena Alves de Queiroz
Lysandra de Queiroz Cunha Barradas
Raissa Brunis Fiori Salvador
FÁBIO MORATO DE OLIVEIRA
Aline Alves Moura
Larissa Jacob Rakowski
Pedro Augusto Barbosa Silva
Julia Mathias Mendonça Meirelles
Larissa Alves Peixoto
Bárbara Cortez Martinez
Cintia Morais Vieira
Felipe de Andrade Bandeira
Júlia
Nathalia Bandeira de Almeida
Vinicius Rodrigues de Andrade
Enzo Lustosa Campos
EDLAINE FARIA DE MOURA VILLELA
Guilherme Sastre de Souza
Sarah Amancio Valvassoura
Andressa Oliveira Gomes
Iwry Alves Salgado
José França Rezende Neto
Luis Henrique da Silva Lima
Felipe Coutinho Rodrigues
Ingrid Ferreira Santos
Irena Kuzmiecz Costa
Laryssa Cristina Terra Sousa
Marcela Costa de Almeida Silva
Pamela Luquetti Paiva
Renata Vitorino Borges
Thalía Rissa Silva
Mariana de Moura Lopes
Vitória Moraes de Campos Belo
Comissão Científica
Monique Costa Dias
Isabela Morais Borges
Ana Elisa Pereira Braga