ENSINO DE AURICULOTERAPIA PARA ESTUDANTES DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

  • Autor
  • Thais Caroline Batista Dantas
  • Co-autores
  • Mônica da Silva-Nunes
  • Resumo
  •  

    Introdução e objetivos: A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares foi aprovada no Sistema Único de Saúde em 2006. A auriculoterapia faz parte dessas práticas, sendo um sistema de diagnóstico, tratamento e prevenção utilizado para encontrar doenças através do exame do pavilhão auricular, e considera o pavilhão como um microssistema, onde cada ponto da orelha tem relação com um ponto cerebral que está ligado a determinado órgão. Esse trabalho tem como objetivo relatar as experiências no ensino de auriculoterapia para acadêmicos de Medicina da Universidade Federal do Acre (UFAC). Relato de Experiência: Em março de 2019, foi feito um curso teórico-pratico sobre auriculoterapia para alunos de Medicina da UFAC. Posteriormente, os alunos tiveram a oportunidade de realizar atendimentos de auriculoterapia no Hospital do Idoso, supervisionados e acompanhados pelo médico responsável. A maioria dos pacientes relatava melhora a partir da segunda sessão, sendo a maior parte das queixas voltadas para dor crônica, ansiedade e depressão. Em seguida, foi realizado um ambulatório na UFAC para atendimento dos estudantes de medicina, sendo o atendimento efetuado pelos alunos que concluíram a formação anterior. No formato de uma Liga Acadêmica, foram realizadas aulas teóricas semanais de auriculoterapia, com discussões de casos clínicos, proporcionando um ambiente que favorecia a consolidação dos conhecimentos adquiridos, e de trocas de experiência e aprendizado, além de sanar eventuais dúvidas. Em setembro de 2019 houve o segundo curso de auriculoterapia, do mesmo formato do anterior, com a presença de monitores que haviam realizado o primeiro curso e participaram das práticas nos ambulatórios. Nesse momento ocorreu uma etapa fundamental para o conhecimento, os alunos que em um primeiro momento eram participantes do curso, passaram a transmitir o conhecimento adquirido, não deixando durante esse processo, de adquirir mais entendimento. Conclusão: Os alunos relataram a vivência de experiências onde puderam ver como essa prática acontece na realidade, observaram a eficácia pelos relatos de melhoras dos pacientes, o atendimento mais humanizado e a grande procura pelo atendimento. Além disso, observaram como a auriculoterapia melhora a qualidade de vida dos pacientes. O ensino dessa prática impactou positivamente na vida acadêmica e na vida profissional dos alunos, que não possuem a auriculoterapia na grade curricular.

  • Palavras-chave
  • Educação em Saúde, Auriculoterapia, Educação Médica.
  • Área Temática
  • Humanidades
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