Introdução e objetivos: A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares foi aprovada no Sistema Único de Saúde em 2006. A auriculoterapia faz parte dessas práticas, sendo um sistema de diagnóstico, tratamento e prevenção utilizado para encontrar doenças através do exame do pavilhão auricular, e considera o pavilhão como um microssistema, onde cada ponto da orelha tem relação com um ponto cerebral que está ligado a determinado órgão. Esse trabalho tem como objetivo relatar as experiências no ensino de auriculoterapia para acadêmicos de Medicina da Universidade Federal do Acre (UFAC). Relato de Experiência: Em março de 2019, foi feito um curso teórico-pratico sobre auriculoterapia para alunos de Medicina da UFAC. Posteriormente, os alunos tiveram a oportunidade de realizar atendimentos de auriculoterapia no Hospital do Idoso, supervisionados e acompanhados pelo médico responsável. A maioria dos pacientes relatava melhora a partir da segunda sessão, sendo a maior parte das queixas voltadas para dor crônica, ansiedade e depressão. Em seguida, foi realizado um ambulatório na UFAC para atendimento dos estudantes de medicina, sendo o atendimento efetuado pelos alunos que concluíram a formação anterior. No formato de uma Liga Acadêmica, foram realizadas aulas teóricas semanais de auriculoterapia, com discussões de casos clínicos, proporcionando um ambiente que favorecia a consolidação dos conhecimentos adquiridos, e de trocas de experiência e aprendizado, além de sanar eventuais dúvidas. Em setembro de 2019 houve o segundo curso de auriculoterapia, do mesmo formato do anterior, com a presença de monitores que haviam realizado o primeiro curso e participaram das práticas nos ambulatórios. Nesse momento ocorreu uma etapa fundamental para o conhecimento, os alunos que em um primeiro momento eram participantes do curso, passaram a transmitir o conhecimento adquirido, não deixando durante esse processo, de adquirir mais entendimento. Conclusão: Os alunos relataram a vivência de experiências onde puderam ver como essa prática acontece na realidade, observaram a eficácia pelos relatos de melhoras dos pacientes, o atendimento mais humanizado e a grande procura pelo atendimento. Além disso, observaram como a auriculoterapia melhora a qualidade de vida dos pacientes. O ensino dessa prática impactou positivamente na vida acadêmica e na vida profissional dos alunos, que não possuem a auriculoterapia na grade curricular.
Comissão Organizadora
I Congresso Interligas de Ciência e Saúde
Laryssa Cristina Terra Sousa
Jardel de Almeida Monteiro
ABLAM Nacional
Geovanna Ribeiro Athie
Isabella Polyanna Silva e Souza
Ludmila Raynner Carvalho Alves
Juan Felipe Galvão da Silva
Álvaro Alves de Sá Júnior
Marcus Vinícius Santos do Nascimento
Ana Elisa Pereira Braga
Henrique Galvão da Silva
Mayane Oliveira Assis
Helena Cardoso Bernardes
Isabela Geres Batista Ramos
Marco Antônio da Silva Júnior
Maria
Sthefani Ferreira Bonfim da Silva
Beatriz Pereira Vilela
Camila Ferreira Silva
Flávia Ferreira Costa
Izabella Bernardes Araujo
Luisa Miranda Zafalão
Mariana Rodrigues Ferreira
Gustavo Albertini de Souza
Mathias Rezende Macedo
Antônio Carlos Ferreira Tonhá
Izadora Rodrigues da Cunha
Kátia Lorena Alves de Queiroz
Lysandra de Queiroz Cunha Barradas
Raissa Brunis Fiori Salvador
FÁBIO MORATO DE OLIVEIRA
Aline Alves Moura
Larissa Jacob Rakowski
Pedro Augusto Barbosa Silva
Julia Mathias Mendonça Meirelles
Larissa Alves Peixoto
Bárbara Cortez Martinez
Cintia Morais Vieira
Felipe de Andrade Bandeira
Júlia
Nathalia Bandeira de Almeida
Vinicius Rodrigues de Andrade
Enzo Lustosa Campos
EDLAINE FARIA DE MOURA VILLELA
Guilherme Sastre de Souza
Sarah Amancio Valvassoura
Andressa Oliveira Gomes
Iwry Alves Salgado
José França Rezende Neto
Luis Henrique da Silva Lima
Felipe Coutinho Rodrigues
Ingrid Ferreira Santos
Irena Kuzmiecz Costa
Laryssa Cristina Terra Sousa
Marcela Costa de Almeida Silva
Pamela Luquetti Paiva
Renata Vitorino Borges
Thalía Rissa Silva
Mariana de Moura Lopes
Vitória Moraes de Campos Belo
Comissão Científica
Monique Costa Dias
Isabela Morais Borges
Ana Elisa Pereira Braga