Introdução e Objetivos: A grade curricular anacrônica das faculdades de medicina brasileiras, voltadas apenas para a prática médica sem a inserção de conteúdos visando o preparo do aluno para a administração da carreira profissional, afastam o empreendedorismo e a inovação tecnológica dos profissionais médicos. O objetivo do trabalho é destacar a importância do empreendedorismo para a carreira ressaltando a problemática do ensino das escolas médicas brasileiras que não abordam temas relacionados à capacitação do estudante para o mercado de trabalho. Métodos: Trata-se de uma revisão norteada a partir da base de dados “PubMed” e “Data Popular”, onde foram selecionados artigos, entre 2016 e 2017, que correspondessem aos objetivos do trabalho. Os descritores utilizados foram “entrepreneurship”, “medical education” e "innovation". Resultados A educação médica treina para associar, questionar, observar e experimentar - todas essas são habilidades essenciais do empreendedor. Contudo, a transformação pragmática de ideias inovadoras em produtos comerciais é um grande obstáculo devido à forma de aprendizagem das faculdades de medicina. Nesse sentido, constata-se que apenas 6% dos alunos das universidades brasileiras são empreendedores e 73% nem mesmo pensam ou desejam empreender. Não foi encontrada qualquer publicação de faculdades de medicina brasileiras com a temática do empreendedorismo e inovação em sua grade curricular. Divergindo deste ambiente, 13 das 158 escolas médicas dos Estados Unidos possuem programa de inovação e empreendedorismo, sendo que a maioria deles abrange 4 anos da faculdade. As principais temáticas abordadas são: criação de ideias, solução interdisciplinar de problemas, planejamento de negócios, liderança executiva e gerenciamento financeiro. Conclusões: O ensino da medicina no Brasil foca principalmente no fornecimento de habilidades técnicas para a profissão, havendo uma grande carência da temática do empreendedorismo e inovação. É fundamental a aprendizagem destas habilidades empreendedoras nas faculdades de medicina, importantes para crescimento profissional, administração financeira e gestão.
Comissão Organizadora
I Congresso Interligas de Ciência e Saúde
Laryssa Cristina Terra Sousa
Jardel de Almeida Monteiro
ABLAM Nacional
Geovanna Ribeiro Athie
Isabella Polyanna Silva e Souza
Ludmila Raynner Carvalho Alves
Juan Felipe Galvão da Silva
Álvaro Alves de Sá Júnior
Marcus Vinícius Santos do Nascimento
Ana Elisa Pereira Braga
Henrique Galvão da Silva
Mayane Oliveira Assis
Helena Cardoso Bernardes
Isabela Geres Batista Ramos
Marco Antônio da Silva Júnior
Maria
Sthefani Ferreira Bonfim da Silva
Beatriz Pereira Vilela
Camila Ferreira Silva
Flávia Ferreira Costa
Izabella Bernardes Araujo
Luisa Miranda Zafalão
Mariana Rodrigues Ferreira
Gustavo Albertini de Souza
Mathias Rezende Macedo
Antônio Carlos Ferreira Tonhá
Izadora Rodrigues da Cunha
Kátia Lorena Alves de Queiroz
Lysandra de Queiroz Cunha Barradas
Raissa Brunis Fiori Salvador
FÁBIO MORATO DE OLIVEIRA
Aline Alves Moura
Larissa Jacob Rakowski
Pedro Augusto Barbosa Silva
Julia Mathias Mendonça Meirelles
Larissa Alves Peixoto
Bárbara Cortez Martinez
Cintia Morais Vieira
Felipe de Andrade Bandeira
Júlia
Nathalia Bandeira de Almeida
Vinicius Rodrigues de Andrade
Enzo Lustosa Campos
EDLAINE FARIA DE MOURA VILLELA
Guilherme Sastre de Souza
Sarah Amancio Valvassoura
Andressa Oliveira Gomes
Iwry Alves Salgado
José França Rezende Neto
Luis Henrique da Silva Lima
Felipe Coutinho Rodrigues
Ingrid Ferreira Santos
Irena Kuzmiecz Costa
Laryssa Cristina Terra Sousa
Marcela Costa de Almeida Silva
Pamela Luquetti Paiva
Renata Vitorino Borges
Thalía Rissa Silva
Mariana de Moura Lopes
Vitória Moraes de Campos Belo
Comissão Científica
Monique Costa Dias
Isabela Morais Borges
Ana Elisa Pereira Braga