Introdução e objetivos: A graduação médica é considerada uma das mais complexas, na qual é marcada por intenso estresse acadêmico e emocional. Pensando nisso, criou-se o Projeto Mentoria, onde a mentoria é um processo altruísta e interpessoal, multifacetado e extremamente diversificado. Assim, o mentor tem como intuito apoiar e incentivar as pessoas a melhorar seu próprio aprendizado para maximizar seu potencial, desenvolver suas habilidades e melhorar seus desempenhos para se tornarem quem desejam se tornar. O intuito é promover um acompanhamento próximo ao aluno ingressante, com estímulo à formação de grupos e a um maior aproveitamento dos recursos disponibilizados pela instituição; além disso, a exploração de temáticas extracurriculares visa otimizar o aprendizado e minimizar a evasão dos discentes. Relato de experiência: Os mentores aprovados no processo seletivo têm como principal função fazer a captação de alunos dos três primeiros períodos. Cada mentor é responsável por um grupo de 15 alunos no qual ele terá que interagir, apresentar a estrutura física e digital da universidade, promover encontros semanais para tirar as principais dúvidas dos seus alunos, auxiliar com materiais de estudo, esclarecer sobre as principais atividades extracurriculares, além de se mostrar sempre solícito aos questionamentos que possam vir a surgir durante todo o semestre, de modo a ser perceptível que eles não estão sozinhos nessa nova fase. As atividades desenvolvidas são de inteira responsabilidade do mentor - embora supervisionadas pelo seu respectivo orientador - desde o tema até o ministrante, tornando-o, assim, um aluno proativo. Foi observado que os estudantes que aderiram ao projeto e participaram ativamente, se desenvolviam melhor em suas atividades cotidianas, com mais confiança em relação aos colegas de mesmo período. Conclusão: Com a implementação do projeto no curso de Medicina e excelente participação e interação do grupo, notou-se que esse projeto teve uma importante função social, uma vez alcançou uma redução significativa de evasão dos acadêmicos, além tornar esse público o sujeito ativo frente ao desenvolvimento curricular e extracurricular, enriquecendo assim a formação desses futuros profissionais.
Comissão Organizadora
I Congresso Interligas de Ciência e Saúde
Laryssa Cristina Terra Sousa
Jardel de Almeida Monteiro
ABLAM Nacional
Geovanna Ribeiro Athie
Isabella Polyanna Silva e Souza
Ludmila Raynner Carvalho Alves
Juan Felipe Galvão da Silva
Álvaro Alves de Sá Júnior
Marcus Vinícius Santos do Nascimento
Ana Elisa Pereira Braga
Henrique Galvão da Silva
Mayane Oliveira Assis
Helena Cardoso Bernardes
Isabela Geres Batista Ramos
Marco Antônio da Silva Júnior
Maria
Sthefani Ferreira Bonfim da Silva
Beatriz Pereira Vilela
Camila Ferreira Silva
Flávia Ferreira Costa
Izabella Bernardes Araujo
Luisa Miranda Zafalão
Mariana Rodrigues Ferreira
Gustavo Albertini de Souza
Mathias Rezende Macedo
Antônio Carlos Ferreira Tonhá
Izadora Rodrigues da Cunha
Kátia Lorena Alves de Queiroz
Lysandra de Queiroz Cunha Barradas
Raissa Brunis Fiori Salvador
FÁBIO MORATO DE OLIVEIRA
Aline Alves Moura
Larissa Jacob Rakowski
Pedro Augusto Barbosa Silva
Julia Mathias Mendonça Meirelles
Larissa Alves Peixoto
Bárbara Cortez Martinez
Cintia Morais Vieira
Felipe de Andrade Bandeira
Júlia
Nathalia Bandeira de Almeida
Vinicius Rodrigues de Andrade
Enzo Lustosa Campos
EDLAINE FARIA DE MOURA VILLELA
Guilherme Sastre de Souza
Sarah Amancio Valvassoura
Andressa Oliveira Gomes
Iwry Alves Salgado
José França Rezende Neto
Luis Henrique da Silva Lima
Felipe Coutinho Rodrigues
Ingrid Ferreira Santos
Irena Kuzmiecz Costa
Laryssa Cristina Terra Sousa
Marcela Costa de Almeida Silva
Pamela Luquetti Paiva
Renata Vitorino Borges
Thalía Rissa Silva
Mariana de Moura Lopes
Vitória Moraes de Campos Belo
Comissão Científica
Monique Costa Dias
Isabela Morais Borges
Ana Elisa Pereira Braga