A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA KAHOOT! NO ENSINO-APRENDIZADO NO CURSO DE MEDICINA NO ÂMBITO DA METODOLOGIA ATIVA

  • Autor
  • Célia Barros de Sousa Marques
  • Co-autores
  • Yama Vitoriano Lima , Thiago de Souza Lopes Araújo
  • Resumo
  • Introdução: A atual formação médica vem buscando mecanismos que contam com o auxílio do meio digital e tecnológico para incentivar os alunos a aprender de forma autônoma e participativa proposta pelas novas diretrizes curriculares do curso de Medicina. Essa nova diretriz prepara para uma formação de um profissional com habilidades gerais, critica, reflexiva e ética para que assim sejam capaz de atuar e praticar ações de saúde visando um atendimento digno que respeite sempre o direito do paciente à cidadania. Dessa forma, o uso da plataforma Kahoot! possibilita o desenvolvimento de criação e inovação na prática de ensino-aprendizagem, contando assim com o auxílio e direcionamento dos professores.

    Objetivo: Relatar a experiência sobre o uso da plataforma Kahoot! como ferramenta de ensino-aprendizagem no curso de Medicina.

    Métodos: Este estudo caracteriza-se como um relato de experiência de acadêmicos do terceiro período de Medicina da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí/ Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (FAHESP/IESVAP), na cidade de Parnaíba-PI diante o uso da plataforma digital Kahoot! Essa plataforma de aprendizado é baseada em jogos, usada assim como tecnologia educacional, onde o mesmo precisa de um estudo prévio sobre os assuntos abordados, para que então os questionamentos propostos serem respondidos maneira simples, rápida e divertida. A aplicação do jogo foi realizada no dia 18 de Setembro de 2019, com o total de 15 questões, Possuindo uma média de tempo de 60 segundos por questão, onde as questões deveriam ser respondidas dentro do limite de tempo proposto. O jogo foi utilizado durante as aulas práticas de uma disciplina do ciclo específico da formação médica, chamado de Sistemas Orgânicos Integrados. Dessa forma, os alunos foram divididos em equipes de no máximo três integrantes onde foi discutido e obtido um conhecimento diante o conteúdo programático da disciplina proposto no cronograma da aula prática. Em seguida o tutor pediu para que cada equipe escolhesse um representante para apresentar aos demais alunos o conhecimento obtido durante o estudo em equipe. Nesse momento o tutor assume uma postura de facilitador do aprendizado, estimulando a troca de informações e ideias entre os alunos, podendo também sanar algumas dúvidas ainda existentes. Após todo esse processo de aprendizagem, ocorreu à aplicação do Kahoot! em forma de ‘game quiz’, dessa maneira todos os discentes são inseridos na plataforma simultaneamente através do código de acesso do jogo que deve ser colocado pelo aparelho celular de cada equipe ou individualmente por cada discente. Em seguida a dinâmica se inicia através de uma sequência de questionamentos sobre o assunto discutido. O enunciado da pergunta é projetado no quadro através de recurso multimídia data-show. Cada pergunta dispunha de quatro alternativas, cada uma é exibida em uma cor diferente e a escolha da alternativa era feita através do aparelho celular de cada equipe. Logo após todas as equipes terem respondido a questão ou após acabar o tempo limite, a alternativa correta era apresentada informando também a quantidade de pessoas que optaram por cada alternativa. A pontuação de cada questionário é referente ao tempo de resposta do aluno, por exemplo, quanto mais rápido realiza a resposta maior será a pontuação obtida. Ao término da atividade, o Kahoot! estabelece o ranking de cada equipe.

    Resultado: Após a aplicação da atividade, foi observado que a ferramenta utilizada é bastante interessante e estimula o aprendizado, proporcionando um contexto motivacional e desafiador para os alunos, pois a maneira como deve ser aplicada diante as atividades promovem e ajudam a ativar e envolver os alunos em discussões, podendo ser associada à prática médica e estimulando o pensamento crítico diante uma determinada situação. Através desse estímulo, desenvolvem-se as competências e habilidades fundamentais na capacidade das tomadas de decisões visando a eficácia e custo-efetivo mediante a avaliação e decisão da conduta médica mais apropriada diante os futuros casos clínicos.

    Conclusão: Conclui-se então que a plataforma Kahoot! é uma ferramenta tecnológica importante e inovadora para o ensino- aprendizagem no âmbito da Metodologia Ativa utilizada nas escolas médicas atuais, ajudando dessa forma na fixação do conteúdo de uma maneira prática e lúdica.

  • Palavras-chave
  • Medicina, tecnologia educacional, jogo
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • III – EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Voltar Download

O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.

 

  • I - ATENÇÃO À SAÚDE
  • II – GESTÃO EM SAÚDE
  • III – EDUCAÇÃO EM SAÚDE
  • IV - DIREITO CIVIL, DIREITO CONSTITUCIONAL, DIREITO AMBIENTAL, DIREITO EMPRESARIAL, DIREITO DO CONSUMIDOR, DIREITO CONTRATUAL, DIREITO PENAL, DIREITO TRABALHISTA E DIREITO TRIBUTÁRIO
  • V - DIREITO DA TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO, ADVOCACIA ELEITORAL, ADVOCACIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E COMPLIANCE;
  • VI - SISTEMA JURÍDICO, ATOS E DOCUMENTOS JURÍDICOS E METODOLOGIA JURÍDICA.
  • VII - TRABALHOS TRANSDISCIPLINARES E OUTROS

Comissão Organizadora

Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira
Elder Bontempo Teixeira
Christiane Melo Silva Bontempo
Luan Kelves Miranda de Souza

Comissão Científica

Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira

Luan Kelves Miranda de Souza

Elder Bontempo Teixeira

Christiane Melo Silva Bontempo

Ana Rachel Oliveira de Andrade

Antônio de Pádua Rocha Nobrega Neto

Antonione Santos Bezerra Pinto

Carlos da Cunha Oliveira Junior

Francisco das Chagas Candeira Mendes Junior

Joara Cunha Santos Mendes Gonçalves

Joilson Ramos de Jesus

José Lopes Pereira Júnior

Joyce Pinho Bezerra

Khalina Assunção Bezerra Fontenele

Tereza Cristina de Carvalho Souza Garcês

Thiago de Souza Lopes Araújo

Vanessa Meneses de Brito

Yuri Dias Macedo Campelo

 

 

 

 

FAHESP/IESVAP

(86) 3322 7314