Introdução: A monitoria de Métodos de Estudo e Pesquisa II (MEP II) é um programa oferecido aos alunos Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí FAHESP, mantida pelo Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba – IESVAP, visando o auxílio no desenvolvimento da aprendizagem da disciplina de MEP II aos alunos da instituição. Objetivos: Relatar a experiência do exercício de um aluno monitor, destacando a importância da monitoria de métodos de estudo e pesquisa II na formação acadêmica dos estudantes de medicina. Métodos: O programa de monitoria do curso de graduação em Medicina do FAHESP-IESVAP é oferecido aos discentes semestralmente, onde o desenvolvimento das atividades ocorre mediante a realização de plantões tira-dúvidas dos alunos da própria faculdade, na qual ocorre em dias específicos da semana. Para a seleção dessa monitoria é necessária a realização de uma avalição que contempla os assuntos ministrados na disciplina no decorrer do período na qual é realizada a média do resultado da prova e da média da disciplina. Assim, a prática da monitoria é uma forma para o estudante ampliar suas habilidades docentes, aperfeiçoar seu conhecimento em uma determinada área e colaborar com o desenvolvimento do ensino e aprendizagem dos alunos que comparecem à monitoria. A disciplina de MEP II trabalha com conhecimentos acerca da bioestatística, epidemiologia analítica e medidas de dispersão para uma amostra, dessa forma, atuando no incentivo ao estudo da análise de dados e publicação de trabalhos científicos. Resultados: O exercício da monitoria no âmbito educacional é um processo em que os estudantes auxiliam outros estudantes no método de ensino e aprendizagem, assim o aluno monitor é estimulado ao campo da docência, uma vez que são realizadas atividades extraclasses a fim de sanar as dificuldades mais comuns em sala de aula. No caso da disciplina de MEP II, além de desenvolver uma competência pedagógica, ainda fomenta a produção cientifica, proporcionando aos alunos monitores e monitorados uma vivência na medicina baseada em evidências (MBE), buscando sempre bases de dados confiáveis e desenvolvendo uma análise crítica das evidências científicas encontradas. Conclusão: A monitoria de Métodos de Estudo e Pesquisa II se mostrou de suma importância na construção do conhecimento, tanto para o aluno monitor, tendo em vista que o mesmo tem que se aprofundar em determinados assuntos para repassar tal conhecimento aos demais alunos, como para os alunos monitorados, já que os mesmos têm seus questionamentos sanados nos plantões tira-dúvidas. É válido ressaltar que o programa de monitoria de MEP II é de extrema relevância na formação acadêmica dos alunos de medicina, uma vez que os tornarão profissionais que utilizam bases de dados confiáveis e que estão sempre em busca de estudos mais recentes, que por sua vez tornarão sua prática clínica atualizada e confiável do ponto de vista científico.
O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.
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