Introdução: A Síndrome de Burnout (SB) é uma patologia clínica caracterizada por exaustão, descrença e desempenho profissional prejudicados que ocorre por estresse repetido relacionado ao trabalho. A presença da SB está cada vez mais associada ao esgotamento e a depressão em acadêmicos de medicina devido às exigências do processo educacional relacionadas ao curso, ao pouco tempo para lazer e família e à necessidade de obter sucesso. Algumas pesquisas realizadas entre os graduandos de medicina revelaram uma prevalência de 10-12% da síndrome. Objetivos: Avaliar a prevalência de Burnout em estudantes de medicina e identificar os fatores agravantes e atenuantes associados. Métodos: Este estudo trata-se de uma revisão sistemática, tipo qualitativa, realizada em outubro de 2019 cuja busca de dados foi feita nas seguintes fontes: Biblioteca Regional de Medicina (BIREME) e Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (PubMed). Os descritores utilizados foram burnout, estudantes de medicina e saúde mental – consultados segundo a base Descritores em Ciências da Saúde (DeCs) e todos separados por “and”. Foram selecionados artigos escritos em português, inglês e espanhol. Os artigos foram selecionados de 2008 a 2019 e tiveram como critérios de inclusão: artigos originais, artigos que abordassem a prevalência e ou os fatores associados ao Burnout. Teve como critérios de exclusão: monografias, artigos de Burnout em médicos ou outros profissionais da saúde, anais de congressos, artigos que não abordavam diretamente o assunto. Resultados: A busca feita resultou em 292 artigos. Desses encontrados, 28 foram selecionados por se enquadrarem nos critérios requeridos. Entre os fatores associados ao Burnout em estudantes medicina, a maioria dos artigos revelou que o sexo feminino e alunos de períodos mais avançados apresentam níveis mais altos de esgotamento emocional. Vários motivos são apontados para o estresse excessivo como: carga horária excessiva, preocupação com a saúde e finanças, gerenciamento do tempo para os estudos e relações com colegas de estudos e professores. A SB em meio a essa rotina estudantil é associada com depressão, ideação suicida e perda de empatia, ou seja, alunos menos propensos a preocuparem-se de fato com pacientes. Foi detectado também maior tolerância ao uso de substâncias em geral, como maconha e álcool, além de prever um risco maior de Burnout em dependentes do álcool ou que faziam uso abusivo. Outros estudos relataram que a saúde física diminui com o Burnout, por outro lado, ao aumentar a eficácia acadêmica e as relações pessoais, a saúde mental e física melhorava. Alguns artigos apontaram como fatores protetores a metodologia Problem Based Learning (PBL) e a espiritualidade, mostrando que alunos com experiências espirituais frequentes se descrevem como mais realizados com sua vida comumente. Cerca de apenas um terço dos alunos procuram ajuda especializada, tendo como barreiras preocupações com o tempo e confidencialidade. Conclusão: Com base na revisão realizada, é possível observar que além dos fatores inerentes ao indivíduo, a SB contém fatores externos determinantes para o desencadear da doença, visto que está inserida em um ambiente gerador de estresse ocupacional. Considerando o alto impacto que a SB é capaz de causar na formação do médico e, consequentemente na qualidade do serviço prestado à população, devem ser realizadas intervenções imediatas que auxiliem os estudantes no enfrentamento de desafios emocionais durante a faculdade e consequentemente, otimizar seu processo educacional.
O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.
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