ANÁLISE DO MECANISMO DA LESÃO AXONAL DIFUSA EM ACIDENTES DE TRÂNSITO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

  • Autor
  • Ligia Viana de Araujo
  • Co-autores
  • Laísa Abdisa Isaías do Nascimento , Carlos Afonso Rocha da Silva Júnior , Gabriela de Sousa Alves Tavares , Luan Kelves Miranda de Souza
  • Resumo
  •  

    Introdução: A lesão axonal difusa (LAD) é uma lesão grave de padrão difuso, caracterizada pela produção de hemorragias pontilhadas por todo o cérebro, principalmente, na margem entre a substância branca e a cinzenta. De acordo com a global Burden of Disease Study, é causada, em sua maioria, em impactos de alta velocidade ou em lesões por desaceleramento, muito comum em acidentes de trânsito. Sendo estes acidentes a oitava causa de mortes do mundo, aproximadamente 1,24 mi de fatalidades por ano, as quais atingem, geralmente, jovens de 15-29 anos. Consoante PITTELLA, a LAD não somente é a causa mais comum de coma pós-traumático na ausência de uma lesão intracraniana em expansão e de estado vegetativo, mas também de incapacidade após traumatismo craniano.

    Objetivos: Entender a etiologia, gravidade e recorrência da LAD em acidentes de trânsito.

    Metodologia de busca: Trata-se de uma revisão de literatura, feita por intermédio de busca de artigos nas bases de dados Pubmed, Medline e Scielo com os descritores “lesão axonal difusa” e “acidentes de trânsito”. Ao todo foram encontrados 20 artigos sobre os temas, excluíram-se artigos que não se enquadravam na temática e os que continham conflitos de interesse, por fim, foram analisados 7 artigos em língua portuguesa e inglesa, datados de 2002 a 2015.

    Discussão: De acordo com o Jornal Brasileiro de Neurocirurgia, 75,8% das 120 vítimas fatais de acidentes de trânsito apresentaram LAD. O impacto dos acidentes provocam a lesões difusas até 3 vezes mais que lesões focais. Isso ocorre, pela cinemática do trauma que é, em sua maioria, análoga, a da LAD. Esta, é provocada pelo estiramento do axônio durante o trauma, o qual causaria uma alteração do axolema junto ao nódulo de Ranvier, mudando sua citoarquitetura, assim, impede o transporte axoplasmático. Destarte, o bloqueio deste provoca o acúmulo de organelas e axoplasma junto ao nódulo, determinando a tumefação do mesmo. Essa alteração em sua maioria encontra-se distribuída difusamente, contudo, pode-se verificar uma tendência para a localização lateralizada nas formações inter-hemisféricas e porção rostral do tronco encefálico. Dessa forma, frequentemente, provoca agressão hipóxica, isquêmica ao cérebro devido a choque prolongado ou apneia que ocorrem mediatamente após o trauma.

    Considerações finais: Até a década de 70 a principal lesão cerebral traumática considerada era a contusão, limitando a maioria dos trabalhos para uma visão macroscópica, contudo na última década o enfoque foi transferido para as lesões microscópicas, em especial a LAD sendo o achado mais comum em casos fatais de acidente de trânsito. Percebendo essa preocupante ligação, saber reconhecer a fisiopatologia e a etiologia dessa lesão é essencial para o médico diante de situações de emergência.  

     

  • Palavras-chave
  • Lesão axonal difusa, trauma, acidentes de trânsito.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • I - ATENÇÃO À SAÚDE
Voltar Download

O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.

 

  • I - ATENÇÃO À SAÚDE
  • II – GESTÃO EM SAÚDE
  • III – EDUCAÇÃO EM SAÚDE
  • IV - DIREITO CIVIL, DIREITO CONSTITUCIONAL, DIREITO AMBIENTAL, DIREITO EMPRESARIAL, DIREITO DO CONSUMIDOR, DIREITO CONTRATUAL, DIREITO PENAL, DIREITO TRABALHISTA E DIREITO TRIBUTÁRIO
  • V - DIREITO DA TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO, ADVOCACIA ELEITORAL, ADVOCACIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E COMPLIANCE;
  • VI - SISTEMA JURÍDICO, ATOS E DOCUMENTOS JURÍDICOS E METODOLOGIA JURÍDICA.
  • VII - TRABALHOS TRANSDISCIPLINARES E OUTROS

Comissão Organizadora

Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira
Elder Bontempo Teixeira
Christiane Melo Silva Bontempo
Luan Kelves Miranda de Souza

Comissão Científica

Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira

Luan Kelves Miranda de Souza

Elder Bontempo Teixeira

Christiane Melo Silva Bontempo

Ana Rachel Oliveira de Andrade

Antônio de Pádua Rocha Nobrega Neto

Antonione Santos Bezerra Pinto

Carlos da Cunha Oliveira Junior

Francisco das Chagas Candeira Mendes Junior

Joara Cunha Santos Mendes Gonçalves

Joilson Ramos de Jesus

José Lopes Pereira Júnior

Joyce Pinho Bezerra

Khalina Assunção Bezerra Fontenele

Tereza Cristina de Carvalho Souza Garcês

Thiago de Souza Lopes Araújo

Vanessa Meneses de Brito

Yuri Dias Macedo Campelo

 

 

 

 

FAHESP/IESVAP

(86) 3322 7314