INTRODUÇÃO: Quando se trata de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), é de suma importância que a prevenção seja tratada de forma prioritária, sobretudo quando a população alvo não tem acesso às informações mais básicas. Apesar da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a própria Lei Orgânica do Sistema Único de Saúde, por meio dos seus princípios, em especial o da Equidade, preconizarem a existência de serviços, técnicas e métodos adequados para pessoas com necessidades especiais, nestas incluídos os surdos, é insipiente que, na maioria das vezes, o atendimento a estes direitos é negligenciado e estes indivíduos ficam à margem, sem gozar do acesso ao conhecimento necessário para prevenir agravos desta natureza à sua saúde, justamente pela dificuldade em se adequar à linguagem utilizada às suas necessidades. A informação, então, não é adquirida e quando ela é, chega fragmentada e insuficiente para contribuir com sua compreensão do problema. Por este motivo, percebeu-se a necessidade de uma ação social voltada para saúde e educação sexual e reprodutiva na comunidade surda, com foco na prevenção de ISTs, realizada em setembro de 2019 com surdos da cidade de Parnaíba-PI, onde os ligantes da Liga Acadêmica de Libras Médica do Piauí, apresentaram de forma ativa e interativa informações sobre agravos de saúde relacionados à prática sexual e formas de prevenção, utilizando a Libras. OBJETIVO: Disseminar o conhecimento e orientar a comunidade surda de Parnaíba sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis, abordando suas causas, consequências e formas de prevenção, orientando sobre conduta e itinerário terapêutico, informando a gravidade desse problema recorrente e, por muitas vezes, negligenciado. METODOLOGIA: A ação foi realizada no dia 14 de setembro de 2019, na sala invertida do Bloco B da FAHESP/IESVAP, sendo organizadas quatro estações: duas voltadas para o público feminino e para duas para o público masculino. Cada estação utilizou peças anatômicas e imagens para a abordagem das ISTs: sífilis, corrimento, HIV e HPV. Utilizou-se a Libras para esclarecer aos integrantes sinais/sintomas das doenças, a importância do diagnóstico precoce, tratamento e prevenção das ISTs mais recorrentes, sendo também realizada a distribuição de preservativos masculinos e femininos, e esclarecida a forma de colocação e utilização correta deste método de prevenção para evitar o acometimento por agravos sexuais e gravidez indesejada. RESULTADOS: Observou-se o entusiasmo e a participação satisfatória dos surdos, havendo aprendizado de modo claro e lúdico. A atividade educativa proporcionou aos integrantes uma adição de conhecimento no que concerne à sexualidade e a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, viabilizando uma melhora na saúde sexual dos participantes relacionado às ISTs selecionadas: sífilis, HIV, HPV e corrimento. Ademais, foi perceptível que a maioria não tinha acesso ao conhecimento mais básico sobre ISTs e uso de preservativo, se mostrando interessados e abertos a receber as informações, já que a maior parte da educação sexual recebida foi de familiares e de outros surdos, muitos sem a devida orientação para falar do assunto, devido à dificuldade de estabelecer uma comunicação efetiva com os profissionais da saúde. CONCLUSÃO: A ação em saúde e educação sexual e reprodutiva promovida pelos estudantes foi imprescindível no que diz respeito à quebra de barreiras ainda existentes no repasse de informações e garantia dos direitos à comunidade surda. A experiência evidenciou as inúmeras interrogações que ainda afligem os surdos a respeito do tema abordado, reafirmando a importância da constante realização de momentos que permitam o repasse de conhecimentos a essa população. Dessa forma, a ação de inclusão, proporcionada pelos alunos, comprovou a relevância da mesma na promoção de saúde dos surdos, corroborando para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez não desejada
O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.
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