NECESSIDADES DE SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMARIA: UM AVANÇO AO SERVIÇO DE QUALIDADE.
Willian Pereira Souza 1; Leandro da Silva Pimentel 2
1 Bacharelando em Enfermagem pela Faculdade Uninassau – Parnaíba – PI
2 Enfermeiro, doutorando em Infectologia e Saúde Tropical pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical Da Universidade Nova – Lisboa – Portugal.
Eixo temático: Atenção às Necessidades de Saúde Coletiva
Modalidade: e- Pôster
E-mail do autor: williansouza.enf@gmail.com
INTRODUÇÃO: No desenvolvimento das práticas de saúde Atenção primaria enquadra-se nos níveis das assistências do sistema único de saúde (SUS), que inicia como porta de entrada com objetivo de revolucionar os problemas exposto em uma forma articulada com demais níveis, assim surgindo redes integrada de serviços, portanto o processo saúde-doença embora seja coletivo as ações e prática nem sempre atendem as demanda dos usuários acarretando necessidades de saúde. OBJETIVO: Entender as necessidades dos usuários do (SUS) e interver em relação os problemas conduzido pela população. MÉTODOS: O presente trabalho foi realizado a partir de uma revisão sistemática da literatura, através de pesquisas bibliográficas tendo como base de dados disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), (Scientific Electronic Library Online (SCIELO), CAPES. Foram selecionados publicações de 2013 até 2018 no idioma inglês e português. Como critério de inclusão, utilizadas publicações compatíveis com a temática e palavras chave: SUS, Saúde Pública, Assistência à Saúde. Considerando para o estudo a utilização de 17 artigos, excluídos 08, permanecendo 09. RESULTADO: Podemos observar no artigos analisados a grandes necessidades dos serviços de saúde para pacientes de diversos caso clínicos que desfruta da atenção primaria para seus tratamentos em busca de colhimentos nas Unidade Básica de Saúde (UBS), mais essa busca acaba sendo desmotivada pelos atos do sistema e dos gestores que não enfatizam a necessidade da população em seus processos de promoção, prevenção e recuperação de saúde, que vem acompanhado de carência de profissionais de saúde que não são preenchidas conforme as Políticas Nacionais de Atenção básica (PNAB). CONCLUSÃO: Com essa pesquisa pode se concluir que a população está desassistido, além disso grande parte dos pacientes são de níveis de baixa renda que necessita do SUS, todavia são considerado problema de saúde somente aquelas necessidades que atinge alto nível de legitimação, consenso e normalização, mais a melhor forma de identificação das necessidade de saúde é o contato direto com os usuários para que tenha uma qualidade de vida.
Palavras Chave: SUS, Saúde Pública, Assistência à Saúde.
O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.
Comissão Organizadora
Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira
Elder Bontempo Teixeira
Christiane Melo Silva Bontempo
Luan Kelves Miranda de Souza
Comissão Científica
FAHESP/IESVAP
(86) 3322 7314