A ESPIRITUALIDADE DOS IDOSOS NO ENFRENTAMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS: COPING RELIGIOSO

  • Autor
  • Julyanna de Araújo Castro
  • Co-autores
  • Yasmin Clara Fernandes Ribeiro
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO: A espiritualidade é definida por alguns autores como uma relação transcendente do homem, que envolve sentimentos, propósitos e sentido à vida. Junto a ela, é comum citar acerca de Coping religioso, que é caracterizado como a forma de lidar com situações estressoras, utilizando a espiritualidade. Com o passar dos anos e o surgimento de patologias que tendem à cronicidade, acende-se a necessidade de encontrar mecanismos para suportar as novas condições. Garantir a qualidade de vida e um envelhecimento saudável desperta uma discussão sobre a diferença entre senilidade e senescência; sendo a primeira um processo patológico que pode surgir ou não com o envelhecimento, associada à perda de funções normais, como a memória. A senescência abrange todas as alterações produzidas no organismo e que são diretamente relacionadas à sua evolução no tempo, sem nenhum mecanismo de doença reconhecido. Ademais a espiritualidade e o envolvimento em religiões organizadas podem proporcionar aumento do senso de propósito e significado da vida, que são associados a maior resiliência e resistência ao estresse relacionado às doenças; estando diretamente ligada a definição do Coping.

    OBJETIVO: A realização deste trabalho teve como objetivo efetuar uma análise bibliográfica tendo tema principal a relação entre a espiritualidade e a percepção de doenças crônicas pelos idosos, com especial ênfase na abordagem do Coping religioso. Assim sendo, esta dissertação é de índole teórica, estando isenta de qualquer tipo de trabalho prático experimental. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa definida como revisão de literatura, realizada por meio de artigos, teses e monografias. A busca por publicações para a composição deste estudo foi feita através de três bases de dados: MEDLINE, SCOPUS E SCIELO, tendo como palavras chaves dois descritores cadastrados no DeCS (Descritores em Ciências da Saúde): ChronicDisease e Spirituality. Como critérios de inclusão, foram escolhidos estudos que contemplassem a pergunta norteadora no idioma português, espanhol e inglês. Como critérios de exclusão, foram retirados estudos que não abordavam relação direta entre as doenças crônicas em idosos e o uso de coping religioso.  Logo após, através do refinamento e leitura dos resumos de forma criteriosa foi observado que 15 atendiam aos requisitos da pesquisa, 03 publicações compuseram a amostra final. RESULTADOS: Diante dos objetivos do trabalho, foi possível corroborar o impacto positivo da espiritualidade no defrontamento de condições patológicas crônicas. E a partir disso, pode-se demonstrar a importância das práticas religiosas na terceira idade.

    CONCLUSÃO: O presente trabalho possibilitou concluir a relação da espiritualidade e o enfrentamento de doenças crônicas, demonstrando sua influência positiva nos pacientes. Através do exposto acerca de Coping religioso, expressou-se que idosos mais espiritualizados tendem a lidar com condições crônicas de maneira mais positiva. Vale ressaltar que a espiritualidade contribui na regulação de emoções negativas, acende o sentimento de esperança e promove uma maior aceitação e bem estar.

     

  • Palavras-chave
  • espiritualidade, doenças crônicas, idosos
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • I - ATENÇÃO À SAÚDE
Voltar Download

O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.

 

  • I - ATENÇÃO À SAÚDE
  • II – GESTÃO EM SAÚDE
  • III – EDUCAÇÃO EM SAÚDE
  • IV - DIREITO CIVIL, DIREITO CONSTITUCIONAL, DIREITO AMBIENTAL, DIREITO EMPRESARIAL, DIREITO DO CONSUMIDOR, DIREITO CONTRATUAL, DIREITO PENAL, DIREITO TRABALHISTA E DIREITO TRIBUTÁRIO
  • V - DIREITO DA TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO, ADVOCACIA ELEITORAL, ADVOCACIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E COMPLIANCE;
  • VI - SISTEMA JURÍDICO, ATOS E DOCUMENTOS JURÍDICOS E METODOLOGIA JURÍDICA.
  • VII - TRABALHOS TRANSDISCIPLINARES E OUTROS

Comissão Organizadora

Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira
Elder Bontempo Teixeira
Christiane Melo Silva Bontempo
Luan Kelves Miranda de Souza

Comissão Científica

Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira

Luan Kelves Miranda de Souza

Elder Bontempo Teixeira

Christiane Melo Silva Bontempo

Ana Rachel Oliveira de Andrade

Antônio de Pádua Rocha Nobrega Neto

Antonione Santos Bezerra Pinto

Carlos da Cunha Oliveira Junior

Francisco das Chagas Candeira Mendes Junior

Joara Cunha Santos Mendes Gonçalves

Joilson Ramos de Jesus

José Lopes Pereira Júnior

Joyce Pinho Bezerra

Khalina Assunção Bezerra Fontenele

Tereza Cristina de Carvalho Souza Garcês

Thiago de Souza Lopes Araújo

Vanessa Meneses de Brito

Yuri Dias Macedo Campelo

 

 

 

 

FAHESP/IESVAP

(86) 3322 7314