INTRODUÇÃO: A espiritualidade é definida por alguns autores como uma relação transcendente do homem, que envolve sentimentos, propósitos e sentido à vida. Junto a ela, é comum citar acerca de Coping religioso, que é caracterizado como a forma de lidar com situações estressoras, utilizando a espiritualidade. Com o passar dos anos e o surgimento de patologias que tendem à cronicidade, acende-se a necessidade de encontrar mecanismos para suportar as novas condições. Garantir a qualidade de vida e um envelhecimento saudável desperta uma discussão sobre a diferença entre senilidade e senescência; sendo a primeira um processo patológico que pode surgir ou não com o envelhecimento, associada à perda de funções normais, como a memória. A senescência abrange todas as alterações produzidas no organismo e que são diretamente relacionadas à sua evolução no tempo, sem nenhum mecanismo de doença reconhecido. Ademais a espiritualidade e o envolvimento em religiões organizadas podem proporcionar aumento do senso de propósito e significado da vida, que são associados a maior resiliência e resistência ao estresse relacionado às doenças; estando diretamente ligada a definição do Coping.
OBJETIVO: A realização deste trabalho teve como objetivo efetuar uma análise bibliográfica tendo tema principal a relação entre a espiritualidade e a percepção de doenças crônicas pelos idosos, com especial ênfase na abordagem do Coping religioso. Assim sendo, esta dissertação é de índole teórica, estando isenta de qualquer tipo de trabalho prático experimental. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa definida como revisão de literatura, realizada por meio de artigos, teses e monografias. A busca por publicações para a composição deste estudo foi feita através de três bases de dados: MEDLINE, SCOPUS E SCIELO, tendo como palavras chaves dois descritores cadastrados no DeCS (Descritores em Ciências da Saúde): ChronicDisease e Spirituality. Como critérios de inclusão, foram escolhidos estudos que contemplassem a pergunta norteadora no idioma português, espanhol e inglês. Como critérios de exclusão, foram retirados estudos que não abordavam relação direta entre as doenças crônicas em idosos e o uso de coping religioso. Logo após, através do refinamento e leitura dos resumos de forma criteriosa foi observado que 15 atendiam aos requisitos da pesquisa, 03 publicações compuseram a amostra final. RESULTADOS: Diante dos objetivos do trabalho, foi possível corroborar o impacto positivo da espiritualidade no defrontamento de condições patológicas crônicas. E a partir disso, pode-se demonstrar a importância das práticas religiosas na terceira idade.
CONCLUSÃO: O presente trabalho possibilitou concluir a relação da espiritualidade e o enfrentamento de doenças crônicas, demonstrando sua influência positiva nos pacientes. Através do exposto acerca de Coping religioso, expressou-se que idosos mais espiritualizados tendem a lidar com condições crônicas de maneira mais positiva. Vale ressaltar que a espiritualidade contribui na regulação de emoções negativas, acende o sentimento de esperança e promove uma maior aceitação e bem estar.
O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.
Comissão Organizadora
Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira
Elder Bontempo Teixeira
Christiane Melo Silva Bontempo
Luan Kelves Miranda de Souza
Comissão Científica
FAHESP/IESVAP
(86) 3322 7314