Introdução: A meditação, caracterizada como o treino da atenção plena à consciência do momento presente, tem sido associada a um maior bem-estar físico, mental e emocional. Como uma forma de treinamento mental, a meditação tem sido praticada há mais de dois milênios, originária na tradição budista asiática, a prática diz-se envolver o cultivo da consciência experiencial de sensações, emoções e pensamentos que surgem na mente. Ao longo das duas últimas décadas, os tratamentos relacionados com a atenção plena se tornaram um componente cada vez mais comum do sistema de saúde nos países desenvolvidos, através de terapias, e um dos exemplos é a terapia pela meditação, classificadas em dois ou três tipos principais: 1) Mindfulness ou atenção plena: há uma percepção dos estímulos, como pensamentos, sentimentos e/ou sensações conscientizando a experiência do momento presente, com uma atitude de aceitação, em que nenhum tipo de elaboração ou julgamento é utilizado. 2) Concentrativa: caracterizada pela atenção a um único foco, interno ou externo, como a respiração, um mantra ou algum som, uma imagem. Ignora-se qualquer estímulo do ambiente, focalizando uma atividade mental ou sensorial específica. 3) O terceiro tipo, denominado contemplativo, seria uma integração dos dois outros tipos, visto que requer tanto a habilidade de focalizar como de se abrir. Objetivo: Descrever os métodos de meditação como instrumento útil para auxiliar no tratamento de doenças orgânicas e psíquicas, como o estresse, ansiedade e depressão, na qual atinge grande parte da população mundial. Métodos: A revisão de literatura foi realizada tendo como base artigos acadêmicos, livros, periódicos científicos, dissertações de mestrado e consultas nas bases de dados com foco na abordagem de mindfulness. As bases eletrônicas consultadas foram PubMED e SCIELO abrangendo trabalhos nos idiomas português, inglês e espanhol, completos, publicados no período de 2000 a 2016, foi utilizado as palavras chaves: mindfulness, terapia cognitiva, psicoterapia e terapias contextuais. Análise Crítica Uma definição simples de mindfulness é estar alerta momento a momento, isso seria, uma consciência sincera não julgadora. Pode ser definido como um estado de presença mental ou atenção plena. Da forma como se utiliza neste conceito, durante o estado de mindfulness o indivíduo está atento, presente e consciente ao objeto de sua atenção, seja ela sua realidade interna e/ou externa. “Por estes motivos, que mesmo no Budismo, essa prática, é concebida inerentemente clínica e mais diretamente relacionada a fatores psicológicos do que a religião ”. Sendo também, conhecida como meditação do insight. Em 1979, Jon Kabat-Zinn incorporou algumas práticas budistas, tais como a meditação, à medicina comportamental. Inicialmente introduziu o treino de mindfulness nos tratamentos para dores crônicas e redução de estresse, mas esse se mostrou eficaz para outros tipos de problemas, como os transtornos de ansiedade. Para o desenvolvimento deste programa Kabat-Zinn criou a Clínica de Redução do Estresse, no Centro Médico da Universidade de Massachusetts (Mindfulness Based Stress Reduction - MBSR). O campo das neurociências vem demonstrando um grande interesse no estudo de mindfulness, incluindo até uma nomenclatura específica para qualificar os estudos na área “a neurociência de mindfulness”. Os estudos têm demonstrado que o mindfulness pode promover mudanças nas estruturas físicas e funcionais de curto e longo prazo em regiões do cérebro, quais sejam: o córtex pré-frontal dorsolateral e medial, o córtex cingulado anterior e posterior, a ínsula e amígdala. Estudos de neuroimagem começaram a explorar os mecanismos neurais subjacentes à prática de mindfulness com técnicas como eletroencefalograma (EEG) e ressonância magnética funcional (RMf). Conclusão: É possível concluir que as práticas meditativas podem colaborar com a identificação de pensamentos disfuncionais que levam a diversas formas de sofrimento. O mindfulness permite ao paciente, que o mesmo perceba o surgimento de estados corporais e psicológicos que as experiências do dia-a-dia condicionam, assim, o sujeito passa a desenvolver a capacidade de identificar tais estados, podendo escolher a melhor forma de responder a estás experiências de uma forma mais equilibrada e menos impulsiva.
O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.
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