ATENDIMENTO A PESSOA COM SURDEZ NO AMBULATÓRIO: LIBRAS, FACILITADORA DA COMUNICAÇÃO E AUTONOMIA DO SUJEITO

  • Autor
  • Marina Barros Batista
  • Co-autores
  • Almir Vieira de Sousa Neto , Esther Barata Machado Barros , Tamara Simão Bosse , Dayane Karolayne Feitosa Abreu , Clesivane do Socorro Silva do Nascimento
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO: A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, reconhecida pela Lei Federal nº 10.436/2002 e regulamentada pelo Decreto nº 5.626/2005, é considerada como meio legal de comunicação e expressão utilizado pela comunidade surda no Brasil (BRASIL, 2005). É a partir dessa modalidade linguística que a pessoa com surdez pode interagir com o meio social onde está inserida, sendo também fundamental para compreensão integral e comunicação mais efetiva e sem intermediários entre os profissionais da saúde e o paciente surdo (BRASIL, 2002). O Sistema Único de Saúde (SUS) deve estar apto a atender os grupos com algum tipo de necessidade especial com a mesma qualidade do serviço prestado a uma pessoa que não necessita de atenção diferenciada. Assim, reafirma a importância da capacitação dos profissionais da saúde na LIBRAS (GOMES, et al., 2017). OBJETIVO: Avaliar a importância e o impacto da utilização da Língua Brasileira de Sinais nos atendimentos médicos como facilitadora da interação aluno/médico/paciente e da assistência integral à pessoa com surdez.  MÉTODOS: Relato de experiência a respeito do atendimento pediátrico realizado por acadêmicos do oitavo período de Medicina do Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba – IESVAP – a uma paciente surda na cidade de Parnaíba - PI. Nesta abordagem, os estudantes utilizaram, durante todo o atendimento, a Língua Brasileira de Sinais e conseguiram estabelecer a relação médico – paciente surda, a comunicação efetiva e, sem intermediários e o atendimento humanizado e integral ao paciente com surdez.  RESULTADOS OU ANÁLISE CRÍTICA: Quando a relação entre o usuário do serviço de saúde e o profissional é marcado por barreiras na comunicação, todo o processo de acolhimento, atenção integral e compreensão do paciente é prejudicada, bem como a promoção e prevenção da saúde. Os alunos que haviam realizado a disciplina de LIBRAS na instituição foram capazes de estabelecer a comunicação efetiva com o paciente surdo, sem auxílio de intermediários, como intérpretes ou acompanhantes. Desse modo, identificou-se um benefício mútuo, visto que a usuária conseguia expressar suas queixas pela língua de sinais e estava sendo compreendida pelos acadêmicos, o que facilitou a coleta das informações necessárias para o desenvolvimento do atendimento e para a compreensão integral. CONCLUSÃO: Participar desse processo de inclusão do paciente surdo nos ambientes de saúde é gratificante para qualquer acadêmico. Perceber que a pessoa com surdez pode se comunicar e ser compreendida de forma integral, a partir da sua língua materna, demonstra os primeiros passos para a superação da barreira comunicativa entre o ouvinte e o paciente surdo. Além do mais, oferecer um atendimento qualificado, integral e humanizado à essa comunidade, reafirma os direitos de igualdade, equidade e integralidade garantidos pelo Sistema Único de Saúde e oferece oportunidades para troca de experiências e construção de vínculos entre as equipes de saúde e a pessoa com surdez. 

     

  • Palavras-chave
  • Equidade, Humanização, Surdez.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I - ATENÇÃO À SAÚDE
Voltar Download

O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.

 

  • I - ATENÇÃO À SAÚDE
  • II – GESTÃO EM SAÚDE
  • III – EDUCAÇÃO EM SAÚDE
  • IV - DIREITO CIVIL, DIREITO CONSTITUCIONAL, DIREITO AMBIENTAL, DIREITO EMPRESARIAL, DIREITO DO CONSUMIDOR, DIREITO CONTRATUAL, DIREITO PENAL, DIREITO TRABALHISTA E DIREITO TRIBUTÁRIO
  • V - DIREITO DA TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO, ADVOCACIA ELEITORAL, ADVOCACIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E COMPLIANCE;
  • VI - SISTEMA JURÍDICO, ATOS E DOCUMENTOS JURÍDICOS E METODOLOGIA JURÍDICA.
  • VII - TRABALHOS TRANSDISCIPLINARES E OUTROS

Comissão Organizadora

Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira
Elder Bontempo Teixeira
Christiane Melo Silva Bontempo
Luan Kelves Miranda de Souza

Comissão Científica

Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira

Luan Kelves Miranda de Souza

Elder Bontempo Teixeira

Christiane Melo Silva Bontempo

Ana Rachel Oliveira de Andrade

Antônio de Pádua Rocha Nobrega Neto

Antonione Santos Bezerra Pinto

Carlos da Cunha Oliveira Junior

Francisco das Chagas Candeira Mendes Junior

Joara Cunha Santos Mendes Gonçalves

Joilson Ramos de Jesus

José Lopes Pereira Júnior

Joyce Pinho Bezerra

Khalina Assunção Bezerra Fontenele

Tereza Cristina de Carvalho Souza Garcês

Thiago de Souza Lopes Araújo

Vanessa Meneses de Brito

Yuri Dias Macedo Campelo

 

 

 

 

FAHESP/IESVAP

(86) 3322 7314