COMO A ESPIRITUALIDADE INFLUENCIA NA CONCEPÇÃO DE MORTE NA TERCEIRA IDADE

  • Autor
  • Julyanna de Araújo Castro
  • Co-autores
  • Alcione Barbosa Viana Filho
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: O envelhecimento da população é uma realidade mundial; sabe-se que em países mais desenvolvidos o número de idosos já ultrapassa o de crianças. Estudos mostram que com a chegada da terceira idade, considerada a “última etapa” da vida, acende-se a reflexão sobre a proximidade da morte e, também, o que se conhece sobre o que vem depois dela. A morte de amigos, parentes com idade próxima e até mais novos fazem a linha entre a vida e a morte parecer cada vez mais tênue. Com isso, o elo existente entre espiritualidade e ciência confirma a influência dessa relação para a saúde, e seu impacto bem-sucedido no envelhecimento. A espiritualidade destaca-se nesse caso como uma busca pessoal para entender questões relacionadas ao fim da vida, ao seu encontro com o sagrado ou transcendente que, pode levar ao desenvolvimento de práticas religiosas. Com a proximidade da morte, as necessidades espirituais ficam mais evidentes e as práticas mais fidedignas, originando um equilíbrio entre as relações intrapessoal, interpessoal e transpessoal. Em consequência disso, idosos mais espiritualizados tendem a enfrentar melhor a proximidade do fim da vida. Ademais, os impactos psicológicos provocados pela espiritualidade excedem para o físico, como o fato de que idosos com alguma experiência espiritual desenvolvem menos patologias que os demais, caracterizando uma melhor qualidade de vida. Devido isso, é notória a influência positiva da espiritualidade na relação com o término da vida, sobretudo na terceira idade. OBJETIVO: Descrever a influência da espiritualidade sobre a concepção de morte para os idosos. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão sistemática. Realizada com busca nas bases de dados Pubmed/Medline, LILACS e SciELO, nas línguas portuguesa e inglesa, utilizando-se as palavras-chave “aged/idoso” e “spirituality/espiritualidade”. Para inclusão, os artigos deveriam possuir qualidade técnica, definida pelos autores desta revisão, e possuir relação com o impacto na vida do idoso, incluindo as seguintes subdivisões: envelhecimento bem-sucedido, bem-estar e qualidade de vida, doenças crônico-degenerativas, doenças neuropsiquiátricas, funcionalidade, mortalidade e cuidados no fim da vida/finitude. Os demais artigos que não se enquadravam nesses critérios foram excluídos. RESULTADOS: Diante do exposto, idosos espiritualizados lidam com a ideia de morte de maneira mais positiva do que os não espiritualizados, e que buscam alternativas de compreender o real sentido da existência e a finitude. CONCLUSÃO: Infere-se, portanto, que a espiritualidade tem um impacto bem-sucedido na concepção de morte, evidenciando a influência na qualidade de vida e bem-estar de forma qualitativa até a proximidade com o fim. Faz-se necessário a expansão de abordagem sobre o tema, principalmente por meio dos profissionais de saúde, que devem estar atentos para auxiliar e estimular o idoso a buscar um sentido para o momento vivido.

  • Palavras-chave
  • Idoso, espiritualidade, morte
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I - ATENÇÃO À SAÚDE
Voltar Download

O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.

 

  • I - ATENÇÃO À SAÚDE
  • II – GESTÃO EM SAÚDE
  • III – EDUCAÇÃO EM SAÚDE
  • IV - DIREITO CIVIL, DIREITO CONSTITUCIONAL, DIREITO AMBIENTAL, DIREITO EMPRESARIAL, DIREITO DO CONSUMIDOR, DIREITO CONTRATUAL, DIREITO PENAL, DIREITO TRABALHISTA E DIREITO TRIBUTÁRIO
  • V - DIREITO DA TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO, ADVOCACIA ELEITORAL, ADVOCACIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E COMPLIANCE;
  • VI - SISTEMA JURÍDICO, ATOS E DOCUMENTOS JURÍDICOS E METODOLOGIA JURÍDICA.
  • VII - TRABALHOS TRANSDISCIPLINARES E OUTROS

Comissão Organizadora

Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira
Elder Bontempo Teixeira
Christiane Melo Silva Bontempo
Luan Kelves Miranda de Souza

Comissão Científica

Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira

Luan Kelves Miranda de Souza

Elder Bontempo Teixeira

Christiane Melo Silva Bontempo

Ana Rachel Oliveira de Andrade

Antônio de Pádua Rocha Nobrega Neto

Antonione Santos Bezerra Pinto

Carlos da Cunha Oliveira Junior

Francisco das Chagas Candeira Mendes Junior

Joara Cunha Santos Mendes Gonçalves

Joilson Ramos de Jesus

José Lopes Pereira Júnior

Joyce Pinho Bezerra

Khalina Assunção Bezerra Fontenele

Tereza Cristina de Carvalho Souza Garcês

Thiago de Souza Lopes Araújo

Vanessa Meneses de Brito

Yuri Dias Macedo Campelo

 

 

 

 

FAHESP/IESVAP

(86) 3322 7314