TERRITORIALIZAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA E SUA IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DA RELAÇÃO MÉDICO, PACIENTE E EQUIPE.

  • Autor
  • Jamylla Santos Lonsdale e Camila kizzy trindade oliveira
  • Co-autores
  • Nauana Maria Santos Rodrigues , Andrey Sady de Sousa Almeida
  • Resumo
  • TERRITORIALIZAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA E SUA IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DA RELAÇÃO MÉDICO, PACIENTE E EQUIPE.

    Jamylla Santos Lonsdale¹; Camila Kizzy Trindade Oliveira¹; Nauana Maria Santos Rodrigues¹; Andrey Sady de Sousa Almeida ¹; Joara Cunha Santos Mendes Gonçalves Val ².

    ¹Discentes do curso de medicina da FAHESP/IESVAP. ² Docente do curso de medicina da FAHESP/IESVAP.

    Área temática: Gestão em saúde

    E-mail: jamylla.santos@hotmail.com

                 camilakizzyto@gmail.com

    INTRODUÇÃO: A territorialização é o mapeamento para o reconhecimento da área e dos usuários da UBS sendo fundamental para o direcionamento das ações de saúde de acordo com o contexto socioeconômico, histórico e epidemiológico do indivíduo e da população, facilitando a personalização da assistência, a humanização do atendimento e o direito do usuário à informação. Além disso, favorece a interação dos profissionais com a região e seu sistema de saúde, assim como, a construção da relação entre médico, paciente e equipe devido ao conhecimento da área de abrangência da UBS e de suas particularidades, facilitando o desenvolvimento da interação comunicativa entre todos os envolvidos, auxiliando no planejamento das propostas de intervenção, diagnóstico e tratamento, de acordo com a necessidade de cada usuário, contemplando os princípios do SUS de equidade, integralidade e universalidade.

    OBJETIVO: Compreender a importância da territorialização na área de abrangência da UBS para a construção do relacionamento comunicativo do médico, paciente e equipe para que assim seja obtido um melhor resultado nas ações de saúde visando o cumprimento dos princípios de equidade, universalidade e integralidade objetivados pelo SUS.

    METODOLOGIA DE BUSCA: Foram realizadas pesquisas nos bancos de dados SCIELO. Os critérios de seleção dos artigos foram seu contexto e direcionamento para o assunto objetivado com os descritores: territorialização, atenção primária e relação médico paciente, assim como, o grau de confiabilidade científica dos textos entre os anos 1999 e 2017. Foram selecionados 5 artigos para revisão literária dentre os 15 analisados.

    ANÁLISE CRÍTICA: O pilar para a relação médico, paciente e equipe é a territorialização, devido ao reconhecimento da área que abrange a UBS e a necessidade de seus usuários, aproximando os profissionais da saúde à população, assim como facilitando as ações de intervenção, diagnóstico e tratamento. Contudo, a construção dessa relação e o interesse para o desenvolvimento da comunicação a fim de humanizar as áreas de saúde dependem também da iniciativa da equipe.

    CONCLUSÃO: A necessidade da humanização da medicina, facilitada pelo desenvolvimento entre médico, paciente e equipe, auxiliada pela territorialização da abrangência da UBS que por meio de seus métodos e pesquisas a respeito de todos os fatores sociais e individuais que influenciam a população dessa área, aproximam os profissionais da saúde da realidade singular de cada usuário e da visualização do ser humano como um todo, facilitando o diagnóstico por meio de uma clínica ampliada, assim como, uma possível prevenção ou tratamento. Dessa forma, faz-se mister a construção dos laços entre os profissionais da saúde e a comunidade por meio do mapeamento para o reconhecimento do território e de suas problemáticas.

    PALAVRAS CHAVES: Territorialização, médico, paciente.

    REFERÊNCIAS:

    -SANTOS, Alexandre Lima; RIGOTTO, Raquel Maria. Território e territorialização: incorporando as relações produção, trabalho, ambiente e saúde na atenção básica à saúde. Trab. educ. saúde, v.8, n. 3, p. 387-406, 2010 

    -PESSOA, Vanira Matos et al. Sentidos e métodos de territorialização na atenção primária à saúde. Ciênc. saúde coletiva, v. 18, n. 8, p. 2253-2262,  2013. 

    -MAFRA, Melissa dos Reis P.; CHAVES, Maria Marta Nolasco. O processo de territorialização e a atenção à saúde no programa saúde da família. Família, Saúde e Desenvolvimento, v. 6, n. 2, 2004.

    - CAPRARA, Andrea; FRANCO, Anamélia Lins e Silva. A Relação paciente-médico: para uma humanização da prática médica. Cad. Saúde Pública, v. 15, n. 3, p. 647-654, 1999.

    - JUSTO, Larissa Galas et al. A territorialização na Atenção Básica: um relato de experiência na formação médica. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 21, p. 1345-1354, 2017.

     

  • Palavras-chave
  • territorialização, médico, equipe
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • II – GESTÃO EM SAÚDE
Voltar Download

O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.

 

  • I - ATENÇÃO À SAÚDE
  • II – GESTÃO EM SAÚDE
  • III – EDUCAÇÃO EM SAÚDE
  • IV - DIREITO CIVIL, DIREITO CONSTITUCIONAL, DIREITO AMBIENTAL, DIREITO EMPRESARIAL, DIREITO DO CONSUMIDOR, DIREITO CONTRATUAL, DIREITO PENAL, DIREITO TRABALHISTA E DIREITO TRIBUTÁRIO
  • V - DIREITO DA TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO, ADVOCACIA ELEITORAL, ADVOCACIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E COMPLIANCE;
  • VI - SISTEMA JURÍDICO, ATOS E DOCUMENTOS JURÍDICOS E METODOLOGIA JURÍDICA.
  • VII - TRABALHOS TRANSDISCIPLINARES E OUTROS

Comissão Organizadora

Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira
Elder Bontempo Teixeira
Christiane Melo Silva Bontempo
Luan Kelves Miranda de Souza

Comissão Científica

Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira

Luan Kelves Miranda de Souza

Elder Bontempo Teixeira

Christiane Melo Silva Bontempo

Ana Rachel Oliveira de Andrade

Antônio de Pádua Rocha Nobrega Neto

Antonione Santos Bezerra Pinto

Carlos da Cunha Oliveira Junior

Francisco das Chagas Candeira Mendes Junior

Joara Cunha Santos Mendes Gonçalves

Joilson Ramos de Jesus

José Lopes Pereira Júnior

Joyce Pinho Bezerra

Khalina Assunção Bezerra Fontenele

Tereza Cristina de Carvalho Souza Garcês

Thiago de Souza Lopes Araújo

Vanessa Meneses de Brito

Yuri Dias Macedo Campelo

 

 

 

 

FAHESP/IESVAP

(86) 3322 7314