INTRODUÇÃO: A formação do médico tem passado por inúmeras modificações no que diz respeito à educação fundamentada nas práticas interdisciplinares (Morin, 2013). Neste contexto, a arte e espiritualidade representam importantes âncoras transversais, permitindo abordagens reflexivas sobre a vida, sua essência, valores e filosofia, necessárias para o desenvolvimento do estudante na atitude de ver e assistir ao paciente de forma integral e humanística (Arnott et al., 2001). OBJETIVO: Relatar a experiência sensório-espiritual vivenciada por estudantes de medicina, ao entraram em contato com a linguagem da pintura em animação, como meio de expressão da arte, utilizando essa ferramenta como estímulo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e espirituais. METODOLOGIA: A experiência ocorreu no período de fevereiro a junho de 2019 com estudantes das séries iniciais do curso de medicina matriculados na disciplina de Espiritualidade em Saúde. Foi proposta como atividade prática, uma releitura do filme: “Com Amor, Van Gogh” com os discentes levando o cinema para a sala de aula, onde através da linguagem da pintura em uma experiência fílmica, a arte possibilitou a experiência dos sentidos, sensações, sentimentos e criatividade. A atividade se subdividiu em 3 etapas: assistir ao filme, observar imagens dos quadros do pintor Van Gogh e analisar e interpretar estabelecendo conexões das imagens em movimento audiovisual com a arte, sensibilidade e a criatividade do pintor com as Cartas a Theo. RESULTADOS: Através da experiência fílmica: “Com Amor, Van Gogh”, os discentes puderam expressar sensações, sentimentos e criatividade, onde através de múltiplas experiências com expressões da arte (cinema, pintura, literatura e música) tiveram um olhar (Blasco, 2005), onde as pinturas falaram ,foram ouvidas e sentidas, aliadas à uma análise reflexiva de trechos e pensamentos de Van Gogh nas Cartas a Theo. Durante este processo, os discentes entraram não somente em um mundo sensorial, mas socioemocional e espiritual e simultaneamente receberam estímulos para o desenvolvimento de habilidades e competências através da educação das sensibilidades através da arte. DISCUSSÃO: O filme “Com amor, Van Gogh de 2017 de Dorota Kobiela e Hugh Welchman, é uma cinebiografia do pintor impressionista Vincent Van Gogh, considerada a 1ª obra prima animada do cinema (1º filme do mundo completamente pintado à mão) cuja matéria prima foram 130 quadros de Van Gogh e as 800 cartas que foram escritas para o seu irmão Théo, que falavam de suas angústias pessoais, do seu processo criativo, dos locais por onde ele passou e das pessoas que conhecera (Gauguin, 1902). O filme pode estimular as habilidades socioemocionais e espirituais dos alunos utilizando os recursos da arte em movimento, os sons, a música e a literatura, tendo como pano de fundo os seus sentimentos e a espiritualidade (Kandinsky, 1990), onde a arte como expressão de vida possibilitou a manifestação das emoções, da imaginação e do raciocínio criativo favorecendo o desenvolvimento de potenciais através da educação dos sentimentos e emoções, imprescindíveis na formação holística e integral do médico (Blasco, 2005). CONSIDERAÇÕES FINAIS: O Universo das competências e habilidades sócioemocionais e espirituais, é uma dimensão pedagógica muitas vêzes esquecida, trabalhar o cinema na sala de aula, a arte através da pintura, a música e a literatura, é assumir o papel de protagonistas no novo cenário educacional. Elas não podem ser ignoradas no processo de aprendizagem, visto que, a dimensão afetiva/espiritual tem uma enorme importância, no processo de formação do aluno, onde a educação das sensibilidades, sentimentos e emoções, são necessárias para a elaboração de um raciocínio criativo e atitudes reflexivas, sintonizando a arte com o conhecimento interdisciplinar, possibilitando a formação de um médico integral e com espirito humanístico. Palavras-chave: humanização, educação médica, pesquisa qualitativa, arte espiritualidade.
O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.
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