A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO EM ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR E SUPORTE BÁSICO DE VIDA POR ACADÊMICOS DE MEDICINA

  • Autor
  • Antônio Victor de Oliveira Machado
  • Co-autores
  • Samuel Borges Arantes , André Augusto Guerra Gomes , Gilson Mariano Borges Filho , Ligia Viana de Araujo , Elder Bontempo Teixeira
  • Resumo
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    INTRODUÇÃO: O acadêmico de medicina precisa saber reconhecer os sinais de gravidade em vítimas de trauma, pois são de suma importância nas urgências e parte do Suporte Básico de Vida (SBV). Sendo este conhecimento fundamental à pratica médica. Urge-se que desde o DECRETO N° 5.055, DE 27 DE ABRIL DE 2004 foi sancionado, com intuito de reduzir o número de morbimortalidade, relacionado ao trauma. Desta forma, o atendimento pré-hospitalar passou a ser realizado a princípio pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e, posteriormente, entregue aos serviços intrahospitalares. Estes, em sua grande maioria, são compostos pelos recém-formados. Devido a isso, os conhecimentos sobre as medidas de urgência devem estar consolidados nos acadêmicos, a fim de garantir uma resposta automática, diminuir o tempo do paciente e consequentemente melhorar o prognóstico do mesmo. Portanto, é de extrema relevância a classificação correta do paciente, com o intuito de reduzir consideravelmente as taxas de morbimortalidade frente à adversidade do atendimento. OBJETIVO: Compreender a importância do conhecimento das manobras no SBV e urgências que os estudantes de medicina precisam para ingressar no mercado de trabalho. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão de literatura sistemática. Foram analisados artigos publicados entre os anos de 2006 a 2014, consultados nos bancos de dados Scielo a partir de conjuntos de intersecção de termos de busca bibliográfica, sendo estes: “Educação Médica”, “Primeiros Socorros”, “Suporte Básico de Vida” e “Atendimento Pré-Hospitalar”. Foram incluídas publicações em português. RESULTADOS: Este trabalho visa realizar uma análise crítica, a respeito da importância do conhecimento sobre a área de urgência nos discentes de medicina. Pois, de acordo com a literatura, é uma área de grande importância, com taxas consideráveis de morbimortalidade e com escassez de profissionais capacitados. Além disso, nota-se, a pequena carga horária teórica empreendida no ensino das urgências nas faculdades, podendo, assim, acarretar déficit de conhecimento e prejuízo nos serviços de saúde. Portanto, os discentes necessitam aprimorar seus conhecimentos nesta área, a fim de alterar essa realidade e melhorar a eficácia desse atendimento. Posto que, a maioria das sequelas na urgência poderia ser evitada se o paciente fosse submetido a um atendimento mais eficiente. CONCLUSÃO: O atendimento Pré-Hospitalar junto com a urgência tem grande relevância ao acadêmico de medicina, pois sua entrada no mercado de trabalho, normalmente, é como plantonista e socorrista sendo necessário então serem detentores desse conhecimento junto com a aplicação deles na área em seu cotidiano médico. Devido a isso, quanto maior a carga horária de prática associado ao SBV e de conhecimento teórico desse acadêmico maior segurança vai apresentar ao seu ingresso.

     

  • Palavras-chave
  • “Educação Médica”, “Primeiros Socorros”, “Suporte Básico de Vida” e “Atendimento Pré-Hospitalar”.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • III – EDUCAÇÃO EM SAÚDE
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O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.

 

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