INTRODUÇÃO: O ensino na graduação médica vem passando por transformações relacionadas aos métodos de aprendizagem para se adequarem às novas exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de graduação em medicina. Dessa forma, a educação em anatomia humana traz, cada vez mais, abordagens de aprendizagem contextualizada, integrativa e crítica, para uma melhor compreensão e aplicação do conhecimento na prática médica. Diferentes formas de ensino-aprendizagem são empregadas atualmente nas aulas de anatomia, como o uso de peças cadavéricas, simuladores, realidade virtual, peças sintéticas e exames de imagens. A ultrassonografia é um método de imagem, que por fornecer a visualização de estruturas em tempo real, ser acessível, portátil e não emitir radiação, tem grande potencial para o ensino da anatomia nos anos pré-clínicos. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada por discentes do 6ª período do curso de medicina durante uma aula prática do estudo da anatomia renal por meio da ultrassonografia, como meio de aquisição de conhecimentos da anatomia renal. MÉTODOS: A atividade foi realizada com três discentes, durante uma sessão prática sobre a anatomia renal por meio do aparelho de ultrassom, em setembro de 2019, sob orientação de um profissional médico habilitado. Inicialmente os alunos receberam noções básicas do uso do aparelho, seguindo objetivos de aprendizagem: 1- Identificar o rim direito em seu corte longitudinal e transverso; 2- Descrever os polos e margens do rim direito; 3- Descrever a anatomia macroscópica do rim direito; 4- Identificar com o Doppler a vascularização renal; 5- Desenhar esquematicamente o néfron e vasos sobre a foto do rim.; 6- Refazer todas as etapas no rim esquerdo. Durante a sessão foram realizadas perguntas que associassem as imagens na aplicação clínica. RESULTADOS: A realização dessa atividade proporcionou aos acadêmicos um contato direto com o uso do aparelho, uma melhor compreensão da anatomia dos rins e a demonstração dessas estruturas anatômicas em tempo real e relações in vivos. Além disso, observou-se a capacidade dessa técnica de ensino inovadora vir a ser uma forma de metodologia ativa na graduação médica, proporcionando um estreitamento entre as ciências básicas e clínicas. CONCLUSÃO: Logo, foi possível perceber a importância do estudo de novas metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem na graduação médica, acreditando que o ultrassom possa vir a ser uma forma de ensino eficaz, como alternativa do método tradicional com o uso de peças cadavéricas. Ademais, a aula proporcionou aos discentes a oportunidade de aliar o conhecimento teórico-prático, tornando o aprendizado mais dinâmico.
Palavras-chave: Anatomia, Educação Médica, Ultrassonografia.
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