PROJETO KAHOOT! NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM METODOLOGIAS ATIVAS NA REGIÃO DO VALE DO PARNAÍBA

  • Autor
  • LAHUAN ARAUJO COSTA
  • Co-autores
  • Gabriela de Souza Mendonça , Julyanna de Araújo Castro , Lígia Viana de Araujo , Pablo Cleber Sousa Lopes Sales , Luan Kelves Miranda de Souza
  • Resumo
  • A educação superior em saúde passa por uma “revolução copernicana”, à medida em que, ao inverter a lógica de que o professor é o elemento central do processo de ensino-aprendizagem, tratando o aluno como sujeito autônomo. Novas formas de potencializar o ensino e a educação mostram-se de grande valia para um melhor aprendizado. Com isso, as metodologias ativas (MA) de ensino buscam, por meio de situações-problemas, proporcionar uma reflexão crítica por parte do educando, com o intuito de o mobilizar para buscar o conhecimento. Sob esse viés, foi criado o projeto “Kahoot! Na escola, como fito de propagar conhecimentos em neurociências para estudantes do ensino médio, por meio das MA em educação que são empregadas por instituições de ensino em todo o mundo. OBJETIVOS: Relatar a experiência de discentes na condução da atividade de extensão realizada com estudantes do ensino médio, por meio do uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. MATERIAIS E MÉTODOS: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de cunho descritivo do tipo relato de experiência, o qual foi realizado por meio de uma análise das atividades desenvolvidas no projeto de extensão “Kahoot! Na escola” desenvolvido pela Liga Acadêmica de Neurociências -LANEC- vinculada à Faculdade de Ciências Humanas,Exatas e da Saúde do Piauí/ Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba – FAHESP/IESVAP. Ademais, essa análise será fomentada com resultados encontrados na literatura, por meio de buscas nas plataformas de dados Scielo (Scientific Electronic Library Online) e ABC Health Sciences. A estratégia de busca incluiu os descritores propostos no DeCS -Descritores em ciências da saúde. RESULTADOS E DISCUSSÃO:  As atividades desenvolvidas pelo projeto possuíram duas etapas, a primeira consistiu em uma preleção interna, a partir da qual foi possível elaborar o material didático -perguntas a serem inseridas no quiz Kahoot!- de modo a ir ao encontro do método de ensino ativo que possui como cerne permitir ao discente ocupar o centro das ações educativas por meio da problematização da realidade, como estratégia pedagógica, com o objetivo de alcançar e motivar os aprendizes à construção de conhecimentos, competências e habilidades. A segunda etapa compreendeu a execução do quiz em escolas de ensino médio, o qual permitia a participação dos alunos por meio de seus próprios smartphones, de modo a associar as atividades extensionistas e a utilização das MA, uma vez que uma das ferramentas o aumento da eficiência na criação de soluções para problemas, são as novas tecnologias, principalmente o uso de aplicativos em smartphones. CONCLUSÃO: Destarte, a associação das MA e as atividades extensionistas são fulcrais para o discente inserir-se no contexto, social, político e econômico da comunidade, transformando, assim, o conhecimento produzido nas faculdades em soluções para a realidade local.

  • Palavras-chave
  • Extensão, Educação, Tecnologias
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • III – EDUCAÇÃO EM SAÚDE
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O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.

 

  • I - ATENÇÃO À SAÚDE
  • II – GESTÃO EM SAÚDE
  • III – EDUCAÇÃO EM SAÚDE
  • IV - DIREITO CIVIL, DIREITO CONSTITUCIONAL, DIREITO AMBIENTAL, DIREITO EMPRESARIAL, DIREITO DO CONSUMIDOR, DIREITO CONTRATUAL, DIREITO PENAL, DIREITO TRABALHISTA E DIREITO TRIBUTÁRIO
  • V - DIREITO DA TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO, ADVOCACIA ELEITORAL, ADVOCACIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E COMPLIANCE;
  • VI - SISTEMA JURÍDICO, ATOS E DOCUMENTOS JURÍDICOS E METODOLOGIA JURÍDICA.
  • VII - TRABALHOS TRANSDISCIPLINARES E OUTROS

Comissão Organizadora

Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira
Elder Bontempo Teixeira
Christiane Melo Silva Bontempo
Luan Kelves Miranda de Souza

Comissão Científica

Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira

Luan Kelves Miranda de Souza

Elder Bontempo Teixeira

Christiane Melo Silva Bontempo

Ana Rachel Oliveira de Andrade

Antônio de Pádua Rocha Nobrega Neto

Antonione Santos Bezerra Pinto

Carlos da Cunha Oliveira Junior

Francisco das Chagas Candeira Mendes Junior

Joara Cunha Santos Mendes Gonçalves

Joilson Ramos de Jesus

José Lopes Pereira Júnior

Joyce Pinho Bezerra

Khalina Assunção Bezerra Fontenele

Tereza Cristina de Carvalho Souza Garcês

Thiago de Souza Lopes Araújo

Vanessa Meneses de Brito

Yuri Dias Macedo Campelo

 

 

 

 

FAHESP/IESVAP

(86) 3322 7314