A HAI é uma doença de difícil diagnóstico devido à não existência de exames específicos, à grande variabilidade de apresentação, curso flutuante da doença, formas variantes e presença de doenças hepáticas coexistentes, sendo crucial descartar todas outras possíveis causas de hepatite e observar a resposta ao tratamento. O diagnóstico é feito pela soma e exclusão de informações clínicas juntamente com os critérios determinados pelo Grupo Internacional de Hepatite Autoimune (IAIHG) e os escores diagnósticos de hepatite autoimune (ERDHAI), classificando em provável ou definitiva. Dentre os critérios (clássicos e simples) que são preconizados pelo IAIHG, têm-se: histologia hepática, exames bioquímicos, autoanticorpos, marcadores virais e outros fatores etiológicos. Nos escores diagnósticos, fatores como gênero e resposta ao tratamento são incluídos.
HAI não apresenta características patognomônicas e não tem marcadores com sensibilidade e especificidade suficientes para definir o seu diagnóstico isoladamente. Assim sendo, o diagnóstico definitivo é feito mediante a combinação de achados clínicos, bioquímicos, histopatológicos e de resposta ao tratamento, com exclusão de causas virais, tóxicas e metabólicas.
O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.
Comissão Organizadora
Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira
Elder Bontempo Teixeira
Christiane Melo Silva Bontempo
Luan Kelves Miranda de Souza
Comissão Científica
FAHESP/IESVAP
(86) 3322 7314