Introdução: A Aprendizagem em Pequenos Grupos (APG) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido pelo grupo Afya Educacional baseado nos princípios do Aprendizado Baseado em Problemas (PBL) e da sala invertida, que tem no tutor o papel de facilitador e não disseminador do conhecimento, modelando os processos de raciocínio e as dinâmicas interpessoais, além de acompanhar o discente de forma sistemática. Guiados pelo tutor, os estudantes coletam e assimilam informações, sendo possível articular o conhecimento prévio com o raciocínio científico. Instiga-se, ainda, a participação ativa do aluno, assegurando novas oportunidades de aprendizagem, objetivando a solução de problemas provenientes das atividades essenciais da prática social. Tal cenário de ensino está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, as quais visam a articulação entre os conhecimentos, habilidades e atitudes.
Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos do primeiro período do curso de Medicina da FAHESP/IESVAP na Aprendizagem em Pequenos Grupos e refletir sobre as metodologias de ensino-aprendizagem acerca da formação médica na conjuntura atual.
Métodos: Este estudo trata-se de um relato de experiência que tem como base as vivências, percepções e adaptação dos acadêmicos do primeiro período do curso de Medicina da FAHESP/IESVAP na Aprendizagem em Pequenos Grupos, associado à análise de artigos sobre a temática, nas bases de dados SCIELO, DeCS e LILACS.
Resultados ou Análise Crítica: A APG consiste em duas sessões: abertura e fechamento de um problema. A abertura é dividida em etapas, que são: leitura do problema, identificação dos termos desconhecidos, a escolha de um tema central a ser discutido e, a partir dele, elaborar um brainstorm, formular questões, analisar o problema baseado em conhecimentos prévios e levantar hipóteses, além de resumir as conclusões e formular objetivos de estudos, utilizando a taxonomia de bloom e socializá-los com os outros subgrupos. Para a realização do fechamento, o aluno busca a resolução dos objetivos por meio da autoaprendizagem, explorando fontes confiáveis, como livros didáticos e artigos referenciados em base de dados. Na sala de APG, no desfecho do problema, os estudantes dividem os conhecimentos adquiridos com o grupo, e logo após é realizada uma avaliação formativa, que tem o intuito de desenvolver no aluno a capacidade de autoavaliação, como também a avaliação do grupo e de seu tutor. Salienta-se que, através da APG, é estimulada a integração de soluções para problemas práticos, interação social, trabalho em equipe, reflexão e proposição de soluções mais adequadas, corretas e em tempo hábil, sentimento de competência, engajamento e comprometimento do estudante com seu próprio conhecimento, acesso à educação dialógica, conscientizadora, transformadora e crítica, além de desenvolver habilidades técnicas e cognitivas, a fim de proporcionar aos discentes uma formação crítico-reflexiva nos âmbitos individuais e coletivos, contextualizando evidências científicas com vivências sociais, o que auxilia no processo de tomada de decisões na vida profissional.
Conclusão: A partir da experiência vivenciada e dos aspectos abordados, certifica-se que a Aprendizagem em Pequenos Grupos é um pilar importante no processo de ressignificação da educação médica, visto que busca preparar o discente para a vivência profissional, a qual exige trabalho em equipe, habilidade e rapidez na tomada de decisões, pensamento crítico-reflexivo, boa associação entre teoria e prática e, acima de tudo, incluir no profissional dimensões éticas e humanísticas, além de desenvolver atitudes e valores voltados à cidadania e direitos humanos.
O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.
Comissão Organizadora
Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira
Elder Bontempo Teixeira
Christiane Melo Silva Bontempo
Luan Kelves Miranda de Souza
Comissão Científica
FAHESP/IESVAP
(86) 3322 7314