Introdução: Com o aumento da proporção de idosos aumenta também a prevalência das doenças crônicas não transmissíveis, dentre elas, o diabetes mellitus, que se destaca em função da alta taxa de morbimortalidade, principalmente nas faixas etárias mais avançadas. Objetivos: Descrever a experiência de acadêmicos de medicina vivenciadas na prática da disciplina de Integração Ensino-Serviço-Comunidade I (IESC I). Método: Trata-se de um relato de experiência, que consistiu em uma atividade prática da disciplina de IESC I, realizada em uma unidade básica de saúde na cidade de Parnaíba- PI voltada para a população idosa do território descrito, com a realização de ações educativas que visam a promoção da saúde e a prevenção de diabetes em idosos. Resultados: Diante da necessidade de abordarmos assuntos relacionados à prevenção do diabetes na população idosa, foram planejadas atividades coletivas, onde trabalhou-se o tema através de palestras sobre a relevância de ações preventivas e formas de tratamento. Além de outras atividades como a aferição de pressão arterial, medida de índice de massa corporal (IMC), dosagem de glicemia e o desenvolvimento de atividades aeróbicas com uma profissional da área. Conclusão: Com a experiência, foi possível vivenciar na prática a teoria estudada sobre a atenção básica e a integralidade do Sistema Único de Saúde, relacionados à promoção e à prevenção da saúde. Por fim, a aceitação da atividade pela comunidade idosa foi positiva, visto que, houve uma participação ativa e esclarecimento de dúvidas. Assim, percebe-se que a ação social forneceu um conhecimento prático aos idosos que participaram, abrindo-lhes a mente para uma nova perspectiva de visualizar o ambiente em que vivem e como podem corroborar para hábitos de vida saudáveis, bem como cuidar de forma precisa da própria saúde.
O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.
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