ALTAS HORAS COM O JURÍDICO: uma prática inovadora no curso de Direito da FAHESP/IESVAP

  • Autor
  • Maria da Graça Borges de Moraes Castro
  • Co-autores
  • Rossana Carvalho e Silva Aguiar , Luiza Marcia C Reis
  • Resumo
  •  

    ALTAS HORAS COM O JURIDICO: uma prática inovadora no curso de Direito da FAHESP/IESVAP

     

     Maria da Graça Borges de Moraes Castro¹

     Rossana Carvalho e Silva Aguiar²

     Luiza Marcia C. Reis³

     

     FAHESP- Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí.

     

    Procedimento Metodológico

    madagraca.moraes@hotmail.com

    silvarossana83@gmail.com

    luizamcreis@hotmail.com

     

    PALAVRAS CHAVE: Jurídico, Metodologia ativa, Ensino-aprendizagem..

     

     

    INTRODUÇÃO: O Altas Horas com o Jurídico, foi uma atividade inspirada no programa de televisão brasileiro apresentado por Serginho Groisman e transmitido pela Rede Globo, que teve como princípio o desenvolvimento de uma metodologia ativa, colocando o aluno em uma posição ativa e central no processo de ensino-aprendizagem. Conta com uma plateia formada totalmente por adolescentes, os quais, interagem com o apresentador, convidados e as atrações. Uma das principais características do programa é a participação ativa e crítica do público, que fica distribuído em uma arena circular. A atividade teve como tema central “CARREIRAS JURÍDICAS”. OBJETIVO: Conhecer sobre as mais variadas atividades profissionais no âmbito do espaço jurídico, a partir de uma dinâmica que promovesse a participação ativa e crítica dos alunos. METODOS: Atividade desenvolvida por ocasião do acolhimento dos acadêmicos do curso de Direito, que contou com a presença de vários profissionais de formação jurídica como: Juiz de Direito, Procurador Geral do Município, Assessor de magistratura do TJ-Piauí, Advogada, Policial Rodoviário Federal, Delegado de Polícia Federal, Tabeliã e Escrivã do Registro Civil de Parnaíba. Ilustres profissionais do mundo jurídico que contam histórias especiais de suas experiências profissionais e presenteiam a plateia com momentos de aprendizado, carinho e cumplicidade. Contamos ainda com a participação de uma sexóloga, que de forma agradável e descontraída interagiu com os acadêmicos, respondendo perguntas sobre sexo, e tirando dúvidas de forma bem-humorada da plateia e dos convidados do evento. A atividade foi intercalada com músicas tocada por uma banda local de alunos da própria Instituição. Tudo sob a direção da professora e coordenadora do curso. A atividade contou com entrevistas aos profissionais convidados, relatos de experiências, opção profissional, temas jurídicos e políticos atuais, músicas, e ainda questionamentos sobre a atividade sexual, contemplando o sugerido no programa de televisão Altas Horas. ANÁLISE CRÍTICA: A atividade realizada possibilitou um momento magnífico, dinâmico, de muita interação, partilha de conhecimentos e descontração. Onde todo o corpo docente, discente, alunos, convidados e colaboradores puderam participar ativamente de um momento de muita partilha de conhecimentos. Valorizando assim, a metodologia ativa de ensino, proposta pela instituição o curso de direito. CONCLUSÃO: Conclui-se que a atividade Altas Horas com o Jurídico, foi aceita com sucesso, devendo ser acrescida ao rol de outras práticas inovadoras utilizadas no curso de Direito, que podem auxiliar no aprendizado, proporcionando autonomia intelectual para o participante, tornando-o ativo no processo do próprio conhecimento e trabalhando o seu protagonismo.

     

  • Palavras-chave
  • Jurídico, Metodologia ativa, Ensino-aprendizagem.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • VI - SISTEMA JURÍDICO, ATOS E DOCUMENTOS JURÍDICOS E METODOLOGIA JURÍDICA.
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  • VI - SISTEMA JURÍDICO, ATOS E DOCUMENTOS JURÍDICOS E METODOLOGIA JURÍDICA.
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Elder Bontempo Teixeira
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