Introdução: O conceito de feedback na área educacional, refere-se à informação dada ao aluno que descreve e/ou discute seu desempenho em determinada situação ou atividade, como por exemplo nas avaliações escritas. Esse processo seja positivo ou negativo oferece ao aluno uma orientação e avalia o seu desempenho e aprendizagem. Com isso, o estudante se permite evoluir constantemente em todo o processo de ensino. Nos últimos anos, as escolas médicas que estão sendo implantadas vem utilizando a metodologia baseada no método ativo, na qual estimula o aluno a desenvolver uma capacidade de resolução de problemas desde o primeiro ano e por isso grande parte do estudo é feito de forma individual, visando o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais na área médica. O feedback se torna uma ferramenta importante ao docente e ao discente dentro do aspecto formativo de modo que haja uma reflexão permitindo ao acadêmico avaliar e traçar estratégias para obter um melhor desempenho ao longo do curso. Objetivo: Relatar a experiência a respeito da eficácia do Feedback ao discente no processo de ensino aprendizagem no curso de medicina Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. As práticas pedagógicas que utilizam a ferramenta do feedback são as principais disciplinas, como as de Sistemas Orgânicos Integrados (SOI) Habilidades e Atitudes Médicas (HAM), Integração Ensino Serviço e Comunidade (IESC). Análise crítica: No módulo de Sistemas Orgânicos Integrados (SOI) uma das tecnologias utilizadas para a avaliação do aluno são as Tecnologias da informação e comunicação (TICs) que melhoram a interação entre os alunos na qual os professores enviam questionamentos por meio de fóruns e atividades semanais que devem ser discutidas em meio virtual, utilizando uma plataforma online. Assim, o aluno exercita o autoestudo, gerenciamento de tempo, interação entre os tutores e semanalmente recebem feedbacks individuais pelo docente, permitindo aos discentes conhecer e identificar os pontos positivos e aqueles que podem ser melhorados, trabalhando assim de maneira efetiva o aspecto formativo. Há a possibilidade de se acompanhar o desenvolvimento gradativo baseado em critérios preestabelecidos de competência em cada etapa da graduação. Na disciplina de Habilidades Médicas (HAM) uma das formas de avaliação consiste em um exame clínico estruturado por estações denominado OSCE (Objective Structured Clinical Examination), que optou por um método de feedback instantâneo preceptor-minuto baseado nos itens descritos em um checklist, demonstrando ao aluno quais itens foram realizados ou não. O feedback é uma das estratégias educacionais de maior impacto e eficácia na educação em saúde. Essa forma de avaliação formativa estimula a autoaprendizagem do estudante e facilita o desenvolvimento de habilidades para a educação permanente em saúde. Dessa forma, para que seja efetivo é necessário que os docentes do curso de medicina sejam capacitados e implementem atividades planejadas, uma vez que a má realização desta ferramenta pode desencadear no aluno um desinteresse para o desenvolvimento das atividades propostas. Conclusão: Características como: conhecimento, empatia, atitude e postura são fundamentais na construção do feedback efetivo e para receber a avaliação, é imprescindível que o discente se mostre receptível às criticas, tenha interesse em ouvir e busque aprimoramento. O feedback deve ser uma pratica contínua e aprimorada nos cursos de medicina com atividades bem planejadas a fim de melhorar o desempenho do aluno dentro das disciplinas e objetivando um melhor desenvolvimento das competências e habilidades necessárias. Palavras-chave
O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.
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