ANATOMIA COM AS MÃOS – APRESENTAÇÃO DO CORPO HUMANO PARA O POVO SURDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Raul Sá Rocha
  • Co-autores
  • Pauliane Miranda dos Santos , Yndri Frota Farias Marques , Clesivane do Socorro Silva do Nascimento
  • Resumo
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    Introdução: No Brasil desde 2002, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é reconhecida como a segunda língua oficial do país pela LEI Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002. Notadamente, é de grande valia impulsionar a quebra na barreira comunicacional entre os ouvintes e o povo surdo. Dada a importância dessa temática, o primeiro projeto “Anatomia com as mãos” foi realizado em outubro de 2016 com o povo surdo de Parnaíba-PI, onde acadêmicos de medicina treinados ensinaram de forma lúdica e interativa, o básico de anatomia do corpo humano utilizando a LIBRAS. Objetivo: O projeto teve como objetivo ultrapassar a barreira da comunicação entre estes acadêmicos e o povo surdo, promovendo inclusão e acessibilidade a este público. Metodologia: No laboratório de anatomia, as peças anatômicas estavam dispostas em bancadas e havia um aluno responsável por cada peça. Buscou-se explicar e mostrar ao participante surdo a forma de cada órgão, bem como informá-lo sobre sua função e localização utilizando a LIBRAS. Resultados: Foi valoroso observar a curiosidade adquirida no decorrer da atividade e a forma como reagiam ao descobrir o real formato dos órgãos em relação à percepção que anteriormente possuíam sobre eles. A atividade promoveu ao participante uma nova maneira de se comunicar com os profissionais da saúde, uma vez que a partir daquele momento ele saberia localizar e denominar melhor a sua queixa em uma futura consulta médica. Conclusão: A experiência proporcionou um importante elo de comunicação entre ouvintes e surdos através da LIBRAS, o que permitiu ultrapassar a barreira da comunicação entre eles, proporcionando uma troca mútua de conhecimento, inclusão e acessibilidade. Esta experiência, promoveu aos futuros médicos e profissionais da saúde a importante reflexão sobre a relevância de aprimorar o conhecimento na LIBRAS para melhor compreender as necessidades do paciente surdo, pois a comunicação é um direito básico de todo cidadão e para assegurar o seu direito à saúde é necessário que os profissionais de saúde estejam preparados para recebê-lo.

     

  • Palavras-chave
  • Anatomia, Inclusão Educacional, Línguas de Sinais
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • III – EDUCAÇÃO EM SAÚDE
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O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.

 

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  • V - DIREITO DA TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO, ADVOCACIA ELEITORAL, ADVOCACIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E COMPLIANCE;
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