INTRODUÇÃO: A monitoria é uma atividade acadêmica que permite uma imersão parcial na carreira docente, por meio de uma atuação direta no processo de ensino e aprendizagem de outros alunos, que também contribui para a formação integral do monitor, pois possibilita tanto desenvolvimento cognitivo, quanto interpessoal. A monitoria de Histologia, uma disciplina integrada à matriz curricular do Centro Universitário UNINTA que envolve alunos do primeiro e segundo semestre do curso de medicina, é uma atividade acadêmica que tem como objetivo correlacionar teoria e prática, criando espaço para o aluno-monitor questionar, adquirir e revisar conhecimentos. OBJETIVO: Relatar a experiência de uma monitora do curso de Medicina do Centro Universitário UNINTA Aplicada em atividades de educação durante os atendimentos realizados na monitoria e sobre o processo de cuidado focado na histologia. METODOLOGIA: O trabalho refere-se a um estudo descritivo, expondo relatos de experiências vivenciadas por intermédio do programa de monitoria remunerada realizada para a disciplina de histologia. Os dados apresentados possuem valor qualitativo, uma vez que, através destes é possível analisar aspectos subjetivos relatados pela monitora. As atividades da monitoria foram realizadas em forma de revisões e tira-dúvidas, com elaboração de exercícios, resumos e FlashCards, que aconteciam em salas de aula, laboratórios ou através de aparelhos digitais, nas quais eram disponibilizados semanalmente aproximadamente 6 horas para a realização dessas conforme os conteúdos programáticos descritos na matriz curricular de cada módulo. Consoante a isso, era requerido para realização de todas essas atividades, a preparação, leituras de bibliografias, realização de pesquisas e planejamento, levando a monitora a desenvolver sua criatividade, adquirir novos conhecimentos e a buscar a forma mais didática de auxiliar a transmissão de conhecimentos da disciplina. DISCUSSÃO: As práticas de monitoria têm como objetivo o ensino e aprendizagem que possibilita a ampliação da formação acadêmica, aprimorando a doutrina oferecida na graduação por meio do estabelecimento de práticas e experiências pedagógicas que permitem a interação dos monitores com o corpo docente e discente da instituição. Segundo Natário e Santos (2010), a finalidade de todo o processo de monitoria é o aperfeiçoamento profissional e melhoria na qualidade de ensino, criando condições para o aproveitamento teórico e o desenvolvimento de habilidades voltadas à atividade do monitor. Em 2018.2 foram iniciadas as atividades da monitoria de histologia para os acadêmicos do primeiro e segundo semestre do curso de Medicina do Instituto Superior de Teologia Aplicada. Disponibilizadas aproximadamente 6 horas por semana para essa prática, a monitora atendia tanto presencialmente, em sala de aula e laboratório, onde prestava assistência a leitura de lâminas histológicas, identificando estruturas e diferenças de funções entre as mesmas, como virtual, através do aplicativo WhatsApp, dos assuntos lecionados para as Avaliações Integradas do Módulo, além da elaboração e aplicação de estudos dirigidos com questões, resumos e flashcards, sempre orientados pela docente responsável da disciplina, visando a garantia da compreensão didática dos alunos que procuram auxílio, a fim de esclarecer suas dúvidas sobre os conteúdos ministrados na disciplina de histologia, amenizando a ansiedade e preocupação que eles demonstravam no decorrer dos módulos e assim, favorecendo consequentemente, o crescimento intelectual e educacional do aluno-monitor. CONCLUSÃO: Através da experiência das atividades de monitoria, foi possível compartilhar e complementar aprendizados acerca da disciplina, atendendo aos seus objetivos preconizados, contribuindo com o suporte necessário para o discente e o docente, facilitando o processo de ensino-aprendizagem dos demais alunos de graduação e colaborando de forma significativa para aprofundar os conhecimentos do monitor, e aprimorar seu desenvolvimento de habilidades de comunicação e compreensão permitindo assim a construção de sua carreira acadêmica exercendo um importante papel de iniciação à docência.
O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.
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