INTRODUÇÃO: O ensino nos cursos fornecidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) se estruturam sob a égide da pedagogia tradicional desde a sua criação histórica, com a instituição de cursos disciplinares engessados, os quais oferecem conteúdos fragmentados, desarticulados, não significativos para o aluno, deixando-o entediado e desmotivado a frequentar salas de aula (LACERDA, SANTOS 2018). Contudo, a metodologia ativa aborda o ensino com outra vertente, centrada no aluno, sendo que este deve se apresentar como sujeito ativo do processo de aprendizado, sendo estimulado em uma formação crítica, resolutiva e colaborativa, levando a formação de profissionais capazes de promover agregação de conhecimento e sua aplicabilidade frente aos menores e mais complexos problemas (PAIVA, et. al. 2019). Nesse contexto, os Métodos Ativos (MA) possuem como missão entreter o alunos instigando-o na busca do conhecimento, trazendo o professor com o papel de demonstra a sua importância através da sua experiência nesse processo de usar o conhecimento para resolver problemas da prática (SANDE, SANDE 2018). OBJETIVO: Utilizar as metodologias ativas no ensino de neurociências para acadêmicos de cursos da área da saúde, com a finalidade de obter maior consolidação de conhecimento. MATERIAIS E MÉTODOS: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de cunho descritivo do tipo relato de experiência sobre a atividade “Curso de Verão em Neurociências” desenvolvida pela Liga Acadêmica de Neurociências- LANEC- vinculada à Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí/ Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba – FAHESP/IESVAP. A atividade foi realizada pelos ligantes no dia 14 de setembro de 2019 na FAHESP/IESVAP. O público alvo englobou acadêmicos de cursos da área da saúde da cidade de Parnaíba-PI. Para fomentar esse trabalho, foram selecionados artigos nas bases de dados eletrônicas Scielo (Scientific Electronic Library Online) e ABC Health Sciences. A estratégia de busca incluiu os descritores propostos no DeCS -Descritores em ciências da saúde. Os artigos selecionados de acordo a relevância com o tema proposto e atualidade, sendo utilizados artigos dos últimos 2 anos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O Curso de Verão em Neurociências foi realizado no período da manhã e da tarde, consistindo em uma dinâmica mesclando pequenos momentos de aula tradicional, na qual é construído uma determinada linha de raciocínio, e momentos dinâmicos onde foram utilizados MA, como a Problema Based Learning (PBL), Team Based Learning (TBL), as quais utilizam situações problemas (SP), como um caso clínico, para proporcionar uma reflexão crítica, com o objetivo de mobilizar o estudante na buscar do conhecimento, a fim de solucionar a SP apontando soluções mais adequadas e corretas (MACEDO, et. al. 2018), por meio do brainstorming. Para instigar a interação dos participantes, o conteúdo pôde ser abordado também através da gamificação, trazendo o conteúdo de forma mais lúdica e menos abstrata, através das plataformas socrative e kahoot, neste último são lançadas perguntas pelo docente e estas são convertida em um jogo de resposta, onde há pontuação, interação e ranqueamento, levando em conta não só o acerto, mas o tempo de resposta (SANDE, SANDE. 2018). Assim, a integração de diversos métodos de abordagem do conhecimento pode ser aplicada e ter grande envolvimento pelos discentes, sendo esses métodos a base para a boa aprendizagem e consolidação com conteúdo abordado (LIMA. 2017). Considerações finais: Com base nas MA abordadas no Curso de Verão em Neurociências e feedback positivo dos participantes, concluímos que a correlação é cristalina entre as MA e a consolidação do conhecimento a longo prazo, proporcionando a formação de profissionais com senso reflexivo apurado e ativo na resoluções das SP que a prática laboral possa lhe apresentar.
O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.
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