Dentre os 113.995 usuários entrevistados, 19.899 (17,45%) responderam que sempre ou na maioria das vezes recebiam todos os cuidados do componente “Atenção Integral à Saúde”. Do total de usuários que receberam atenção integral, 20,2% eram da região Sudeste, 20,1% do Sul, 15,5% do Centro-Oeste, 15,4% do Nordeste e 10,7% do Norte. Dentre os usuários que receberam atenção integral no Nordeste 20,4% são do Ceará, 18,8% do Rio Grande do Norte, 18,2% de Pernambuco, 18,0% de Alagoas, 15,9% de Sergipe, 14,0% do Piauí, 12,9% da Paraíba, 11,7% da Bahia e 10,2% do Maranhão. A partir disso, entende-se que a minoria dos usuários dos serviços de atenção básica entrevistados, em todo o Brasil, receberam um cuidado integral por parte de suas equipes em saúde. Os resultados evidenciam a necessidade de melhorias no processo de trabalho das equipes em saúde.
Para se avançar na efetivação do princípio da integralidade na saúde básica é necessário que todos os demais princípios da atenção básica sejam melhor trabalhados. Os resultados desse estudo apontam para a possibilidade de que as necessidades de saúde da população sob a responsabilidade das equipes não estejam sendo atendidas considerando o sujeito, o território, a organização dos serviços de saúde, o cuidado individual e coletivo.
O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.
Comissão Organizadora
Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira
Elder Bontempo Teixeira
Christiane Melo Silva Bontempo
Luan Kelves Miranda de Souza
Comissão Científica
FAHESP/IESVAP
(86) 3322 7314