INTRODUÇÃO: A Ortorexia Nervosa(ON) é definida como pensamento obsessivo no que se refere ao consumo saudável de alimentos, propriedades e utensílios de cozinha. A ortorexia nervosa não é mencionada na nosografia psiquiátrica, ou seja não é indexada como doença. Embora atualmente não existam critérios formais de diagnóstico, foram desenvolvidas ferramentas de triagem para explorar as características. E mesmo tendo características específicas, existe uma sobreposição nos distúrbios alimentares e transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Em contraste com os transtornos alimentares, as pessoas com ortorexia são obcecadas pela qualidade dos alimentos, em vez de quantidade e não se preocupam excessivamente com a silhueta, como no caso de pacientes com anorexia e bulimia nervosa. Os indivíduos fazem uma série de restrições e têm uma variedade de resultados psicológicos e sociais negativos. OBJETIVO: Investigar padrões dos hábitos alimentares e correlatos comportamentais e psicológicos. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão bibliográfica, em que foram pesquisados artigos científicos indexados nas bases de dados: SciELO, Science Direct e Pubmed. Assim, foram selecionados artigos relacionados ao tema de ortorexia, publicados no ano de 2019. Os descritores utilizados foram: ortorexia, comportamento alimentar, transtornos da alimentação, transtorno obssessivo-compulsivo, alimentos saudáveis e seus respectivos sinônimos em inglês. ANÁLISE CRÍTICA: Considerada um termo recente e dificilmente compreendida, a ON é raramente abordada por profissionais da saúde e da alimentação, que têm como foco o ensino de uma alimentação saudável. Trata-se de um quadro que começa a ser discutido como um Transtorno Alimentar (TA), devido a sua abrangência e potencial gravidade. Os termos empregados pelos diferentes autores para definir ON foram fixação, obsessão e preocupação / preocupação. Vários adjetivos enfatizaram essas expressões (por exemplo, exagerada / excessiva, doentia, compulsiva, patológica, rígida, extremo, maníaco). A alimentação adequada e a dieta foram definidas de diferentes maneiras. A maioria dos artigos não estabeleceu os critérios de diagnóstico. Em alguns casos, uma tentativa de usar os critérios do DSM (edição IV ou 5) para anorexia nervosa ou medidas evitativas / restritivas distúrbio de ingestão alimentar, ou distúrbio dismórfico corporal, foi realizado.
CONCLUSÃO: O conhecimento sobre hábitos alimentares humanos e comportamento alimentar é essencial para avaliar o perfil nutricional de pessoas viciadas em produtos saudáveis. A ortorexia nervosa não pode ser rotulada como um novo distúrbio alimentar, pois não inclui os sintomas mais característicos da anorexia e bulimia nervosa. No entanto, como envolve distúrbios de hábitos alimentares, deve ser tratado como um distúrbio relacionado ao comportamento alimentar anormal inseparavelmente ligado ao obsessivo-compulsivo sintomas.
O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.
Comissão Organizadora
Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira
Elder Bontempo Teixeira
Christiane Melo Silva Bontempo
Luan Kelves Miranda de Souza
Comissão Científica
FAHESP/IESVAP
(86) 3322 7314