ORTOREXIA NERVOSA : UMA NOVA VISÃO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E TRANSTORNOS ALIMENTARES

  • Autor
  • João Vitor Chaves Rosado Nunes
  • Co-autores
  • Edvaldo Pereira de Moura Filho , João Pedro Feitosa Duarte , Virgina Araújo Albuquerque
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: A Ortorexia Nervosa(ON) é definida como pensamento obsessivo no que se refere ao consumo saudável de alimentos, propriedades e utensílios de cozinha. A ortorexia nervosa não é mencionada na nosografia psiquiátrica, ou seja não é indexada como doença. Embora atualmente não existam critérios formais de diagnóstico, foram desenvolvidas ferramentas de triagem para explorar as características. E mesmo tendo características específicas, existe uma sobreposição nos distúrbios alimentares e transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Em contraste com os transtornos alimentares, as pessoas com ortorexia são obcecadas pela qualidade dos alimentos, em vez de quantidade e não se preocupam excessivamente com a silhueta, como no caso de pacientes com anorexia e bulimia nervosa. Os indivíduos fazem uma série de restrições e têm uma variedade de resultados psicológicos e sociais negativos. OBJETIVO: Investigar padrões dos hábitos alimentares e correlatos comportamentais e psicológicos. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão bibliográfica, em que foram pesquisados artigos científicos indexados nas bases de dados: SciELO, Science Direct e Pubmed. Assim, foram selecionados artigos relacionados ao tema de ortorexia, publicados no ano de 2019. Os descritores utilizados foram: ortorexia, comportamento alimentar, transtornos da alimentação, transtorno obssessivo-compulsivo, alimentos saudáveis e seus respectivos sinônimos em inglês. ANÁLISE CRÍTICA: Considerada um termo recente e dificilmente compreendida, a ON é raramente abordada por profissionais da saúde e da alimentação, que têm como foco o ensino de uma alimentação saudável. Trata-se de um quadro que começa a ser discutido como um Transtorno Alimentar (TA), devido a sua abrangência e potencial gravidade. Os termos empregados pelos diferentes autores para definir ON foram fixação, obsessão e preocupação / preocupação. Vários adjetivos enfatizaram essas expressões (por exemplo, exagerada / excessiva, doentia, compulsiva, patológica, rígida, extremo, maníaco). A alimentação adequada e a dieta foram definidas de diferentes maneiras. A maioria dos artigos não estabeleceu os critérios de diagnóstico. Em alguns casos, uma tentativa de usar os critérios do DSM (edição IV ou 5) para anorexia nervosa ou medidas evitativas / restritivas distúrbio de ingestão alimentar, ou distúrbio dismórfico corporal, foi realizado.

    CONCLUSÃO: O conhecimento sobre hábitos alimentares humanos e comportamento alimentar é essencial para avaliar o perfil nutricional de pessoas viciadas em produtos saudáveis. A ortorexia nervosa não pode ser rotulada como um novo distúrbio alimentar, pois não inclui os sintomas mais característicos da anorexia e bulimia nervosa. No entanto, como envolve distúrbios de hábitos alimentares, deve ser tratado como um distúrbio relacionado ao comportamento alimentar anormal inseparavelmente ligado ao obsessivo-compulsivo sintomas.

     

  • Palavras-chave
  • orthorexia, eating disorders, binge and healthy foods
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • I - ATENÇÃO À SAÚDE
Voltar Download

O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.

 

  • I - ATENÇÃO À SAÚDE
  • II – GESTÃO EM SAÚDE
  • III – EDUCAÇÃO EM SAÚDE
  • IV - DIREITO CIVIL, DIREITO CONSTITUCIONAL, DIREITO AMBIENTAL, DIREITO EMPRESARIAL, DIREITO DO CONSUMIDOR, DIREITO CONTRATUAL, DIREITO PENAL, DIREITO TRABALHISTA E DIREITO TRIBUTÁRIO
  • V - DIREITO DA TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO, ADVOCACIA ELEITORAL, ADVOCACIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E COMPLIANCE;
  • VI - SISTEMA JURÍDICO, ATOS E DOCUMENTOS JURÍDICOS E METODOLOGIA JURÍDICA.
  • VII - TRABALHOS TRANSDISCIPLINARES E OUTROS

Comissão Organizadora

Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira
Elder Bontempo Teixeira
Christiane Melo Silva Bontempo
Luan Kelves Miranda de Souza

Comissão Científica

Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira

Luan Kelves Miranda de Souza

Elder Bontempo Teixeira

Christiane Melo Silva Bontempo

Ana Rachel Oliveira de Andrade

Antônio de Pádua Rocha Nobrega Neto

Antonione Santos Bezerra Pinto

Carlos da Cunha Oliveira Junior

Francisco das Chagas Candeira Mendes Junior

Joara Cunha Santos Mendes Gonçalves

Joilson Ramos de Jesus

José Lopes Pereira Júnior

Joyce Pinho Bezerra

Khalina Assunção Bezerra Fontenele

Tereza Cristina de Carvalho Souza Garcês

Thiago de Souza Lopes Araújo

Vanessa Meneses de Brito

Yuri Dias Macedo Campelo

 

 

 

 

FAHESP/IESVAP

(86) 3322 7314