Introdução: A atenção primaria em saúde (APS) se destaca como a porta de entrada do indivíduo ao sistema único de saúde (SUS) e tem como uma das principais atividades a educação em saúde que por sua vez se define como um conjunto de ações voltadas para abordar e partilhar informações a fim de promover o conhecimento e prevenir doenças e agravos na população usuária dos serviços dispostos neste nível de atenção, no qual se destaca a estratégia de saúde da família (ESF) que se caracteriza como uma das principais ferramentas de articulação do SUS com a comunidade no nível de APS. Objetivos: Relatar a experiência de acadêmicos vivenciada na disciplina de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (IESC) I, frente à realização de uma atividade de educação em saúde sobre hipertensão arterial sistêmica (HAS) para idosos cadastrados em uma ESF na cidade de Parnaíba-PI. Método: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa do tipo relato de experiência acadêmica realizado no segundo semestre de 2019 por alunos do primeiro período de medicina na disciplina de IESC I do Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP) em uma unidade básica de saúde (UBS) de Parnaíba-PI na qual desenvolveu-se uma ação educativa com exposição dialoga sobre HAS. Trabalho foi realizado seguindo os princípios do Comitê de Ética em Pesquisa através da Resolução CNS nº 466 de 12 de dezembro de 2012. Resultados: A ação foi desenvolvida com aproximadamente 40 idosos que participam de um grupo comunitário voltado para a terceira idade no território adscrito da equipe de saúde da família (eSF) em questão, as atividades promovidas pelos estudantes e com supervisão da preceptora da disciplina foram exposição dialogada sobre a HAS envolvendo maneiras e importância do tratamento, alimentação saudável e adesão ao monitoramento do quadro, verificação de níveis pressóricos e de glicemia capilar, medidas antropométricas e atividades aeróbicas, além de escuta qualificada de dúvidas e problemas destes idosos quanto ao tema. Conclusão: As atividades educativas são de suma importância para a atenção primária em saúde e o desenvolvimento destas voltadas para o público idoso é de grande valia para acadêmicos de cursos voltados para a área da saúde pois a atenção à saúde da pessoa idosa assim como a atenção a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis são preconizadas na atenção primaria em saúde e este é um dos maiores campos empregatícios a estes quando profissionais.
O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.
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