Introdução: O Ministério da Saúde define a Atenção Básica como porta de entrada preferencial do SUS, que possui um espaço privilegiado de gestão do cuidado das pessoas e cumpre papel estratégico na rede de atenção, servindo como base para o seu ordenamento e para a efetivação da integralidade. A educação em saúde consiste num conjunto de atividades para desenvolver a consciência crítica da população a respeito de seus problemas de saúde, afim de solucioná-los. Objetivos: Descrever a experiência de acadêmicos vivenciadas na prática da disciplina de Integração Ensino-Serviço-Comunidade I, com a realização de ações educativas que visam a promoção da saúde e a prevenção do câncer de mama em idosas. Método: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa do tipo relato de experiência de acadêmicos de medicina do primeiro período, que consistiu em uma atividade prática da disciplina de Integração Ensino-Serviço-Comunidade I, realizada em uma unidade básica de saúde na cidade de Parnaíba- PI voltada para a população idosa daquele território adscrito sobre o outubro rosa, mês de combate e prevenção ao câncer de mama. Resultados: Diante da necessidade de abordarmos assuntos relacionados à prevenção do câncer de mama na população idosa, foram planejadas atividades coletivas, onde trabalhou-se o tema, na ocasião, estiveram presentes cerca de 40 idosas, foi tratado sobre o câncer de mama, com palestras educativas sobre a relevância de ações preventivas, a demonstração do autoexame das mamas, e formas de tratamento. Além de outras atividades como a aferição de pressão arterial, medida de índice de massa corporal (IMC), realização de testes rápidos para hepatite e vírus da imunodeficiência humana (HIV), e o desenvolvimento de atividades aeróbicas com uma educadora física. Trabalho foi realizado seguindo os princípios do Comitê de Ética em Pesquisa através da Resolução CNS nº 466 de 12 de dezembro de 2012. Dessa forma, com a experiência, foi possível vivenciar na prática a teoria estudada sobre a atenção básica e a integralidade do Sistema Único de Saúde, relacionados à promoção e à prevenção da saúde, possibilitando o desenvolvimento do trabalho colaborativo em equipe e da construção do conhecimento por meio de aprendizagens práticas significativas. Conclusão: Por fim, a aceitação da atividade pela comunidade idosa foi positiva, visto que houve a participação ativas das pessoas presentes diante da proposta apresentada, interagindo com os acadêmicos, e aprendendo de forma ilustrativa as ações preventivas a respeito do câncer de mama, o que permitiu um maior contato com a comunidade. Assim, percebe-se que a ação social forneceu um conhecimento prático e verdadeiro às idosas que participaram, abrindo-lhes a mente para uma nova perspectiva de visualizar o ambiente em que vivem e como podem identificar possíveis alterações, bem como cuidar de forma precisa da própria saúde.
O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.
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