A IMPORTÂNCIA DO EXAME CLÍNICO OBJETIVO ESTRUTURADO PARA O FEEDBACK DISCENTE NO CURSO DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

  • Autor
  • Dandara Alice Rodrigues Vilar
  • Co-autores
  • Marlilia Moura Coelho Sousa , Julyana de Souza Araújo , Patricia Sousa da Silveira , Débora Cristina Mendes Figueira , Tereza Cristina de Carvaho Souza Garcês.
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: A metodologia ativa é a forma de ensino atual nas escolas médicas no Brasil, isto é, o discente não é mais considerado um ser acrítico e sim um ser crítico, que atua como participante e protagonista do seu próprio processo de formação e desenvolvimento do seu conhecimento. Uma das formas de avalição deste novo método de ensino é o Exame Clinico Objetivo Estruturado (OSCE). Este exame vem sendo utilizado como forma de avaliação das competências, conhecimentos, habilidades e atitudes dos acadêmicos de medicina. OBJETIVOS: Relatar a experiência e a importância do OSCE para o feedback discente no curso de medicina do Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP). METODOLOGIA: Os discentes do FAHESP/IESVAP são submetidos ao OSCE no final de cada semestre. É organizado em três a quatro estações, sendo cada uma composta por dois avaliadores: um docente, um discente (escolhido por meio de processo seletivo) e um ator simulando o paciente quando necessário. Durante cada estação o acadêmico tem seis minutos. Cinco minutos são destinados para a execução prática conforme o comando da estação e um minuto para o feedback do avaliador. O objetivo de cada estação é abordar os objetivos de apredizagem no período, além de avaliar as competência e habilidades esperadas com a evolução acadêmica. Os avaliadores de cada estação são previamente preparados por meio de vídeos e explicações de como avaliar o discente, respeitando um checklist proposto pelo professor. Este é composto de 5 a 20 itens com local de marcação para se o estudante cumpriu ou não item avaliado (sim ou não). A pontuação final é a soma dos itens realizados no checklist de cada estação, atribuída pelo docente responsável por cada estação. ANÁLISE CRÍTICA: As literaturas enfatizaram a importância dessa prática para uma melhor evolução acadêmica no âmbito do raciocínio clínico e tomada de decisões, além de ressaltarem que o método facilita a aprendizagem devido ao feedback do checklist no final do exame. O contato interpessoal com atores proporcionou trabalhar nos discentes a buscarem uma postura ética. CONCLUSÃO: Tendo em vista os aspectos observados, conclui-se que o método é eficaz e importante de ser adotado no ensino médico sendo uma excelente forma de aproximar a prática clínica ao meio acadêmico, além de desenvolver aspectos críticos, humanos e reflexivos. O OSCE integra processos avaliativos de diversos programas de residência médica, o que contribui para a capacitação formativa das habilidades clínicas do discente.

  • Palavras-chave
  • Educação Médica; Aprendizagem Baseada em Problemas; feedback positivo.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • III – EDUCAÇÃO EM SAÚDE
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O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.

 

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  • V - DIREITO DA TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO, ADVOCACIA ELEITORAL, ADVOCACIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E COMPLIANCE;
  • VI - SISTEMA JURÍDICO, ATOS E DOCUMENTOS JURÍDICOS E METODOLOGIA JURÍDICA.
  • VII - TRABALHOS TRANSDISCIPLINARES E OUTROS

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