ESTUDO DA EVOLUÇÃO DOS CASOS DE LESHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA NO ANO DE 2017 NO PIAUÍ

  • Autor
  • Maria Clara Sousa Lima
  • Co-autores
  • Valéria Sousa Ribeiro , Cindy Moura Dias de Araújo , Amanda Milhomem Medeiros , Karla Karine Castelo Branco Mesquita , Joilson Ramos-Jesus
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma doença infecciosa e não contagiosa que provoca úlceras na pele e mucosas. Essa doença é causada por protozoários do gênero Leishmania. No Brasil, há sete espécies de leishmanias envolvidas na ocorrência de casos de LT, sendo as mais importantes: Leishmania (Leishmania) amazonensis, L. (Viannia) guyanensis e L.(V.) braziliensis. Essa doença é transmitida ao ser humano pela picada das fêmeas de flebotomíneos infectadas, insetos pertencentes à ordem Diptera, família Psychodidae, subfamília Phlebotominae, gênero Lutzomyia, conhecidos popularmente, de acordo com a localização geográfica, como mosquito palha, tatuquira e birigui. O período de incubação no ser humano é de, 2 a 3 meses, podendo apresentar períodos mais curtos ou mais longos para que os sintomas dessa doença comecem a aparecer. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há mais de 1,3 milhão de casos por LTA no mundo, distribuídos em 85 países. Com relação à sintomatologia dessa doença, os sintomas da Leishmaniose Tegumentar (LT) são geralmente caracterizados por lesões na pele e/ou mucosas, sendo que as lesões de pele podem ser única, múltiplas, disseminada ou difusa. Além disso, tais lesões apresentam aspecto de úlceras, com bordas elevadas e fundo granuloso, geralmente indolor. As lesões de mucosas são mais frequentes no nariz, boca e garganta. Dessa forma, ao atingir o nariz, é comum que o paciente apresente sintomas associados, como entupimento das vias aéreas, sangramentos, coriza, feridas e aparecimento de crostas. Ao atingir a garganta, é comum ter-se: dor a deglutição, rouquidão e tosse. Com relação ao diagnóstico dessa doença, ocorre através de métodos parasitológicos e sorológicos.

    OBJETIVO: Esse trabalho tem como objetivo traçar o curso de evolução dos agravos causados por Leshmaniose Tegumentar, no estado do Piauí no ano de 2017.

    MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, com procedimento documental de dados secundários coletados na base de dados do DATASUS-TABNET no ano de 2017.

    RESULTADOS: A partir da análise feita com base nos dados secundários da base de dados do DATASUS-TABNET, evidenciou-se 47 casos confirmados e notificados de Leshmaniose Tegumentar Americana em 2017 no Piauí. Dos 47, 19 pacientes tiveram os dados ignorados quanto à evolução clínica; 25 obtiveram a cura, respondendo à medicação e aderindo ao tratamento; 01 abandonou a terapêutica devido aos efeitos colaterais consequentes da medicação e/ou distância da residência ao local de tratamento; 01 foi a óbito por outra causa não especificada e, apenas 01, houve mudança de diagnóstico.

    CONCLUSÃO: Ao fim do trabalho, pode-se concluir que os pacientes que aderiram à terapêutica e finalizaram o tratamento, obtiveram a cura. Além disso, o estudo evidenciou que ainda há falhas quanto à notificação da evolução clínica dos acometidos. A pesquisa realizada ampliará os conhecimentos a respeito dos aspectos epidemiológicos e evolução dos pacientes portadores de Leshmaniose Tegumentar Americana.

  • Palavras-chave
  • Leshmaniose tegumentar, epidemiologia
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I - ATENÇÃO À SAÚDE
Voltar Download

O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.

 

  • I - ATENÇÃO À SAÚDE
  • II – GESTÃO EM SAÚDE
  • III – EDUCAÇÃO EM SAÚDE
  • IV - DIREITO CIVIL, DIREITO CONSTITUCIONAL, DIREITO AMBIENTAL, DIREITO EMPRESARIAL, DIREITO DO CONSUMIDOR, DIREITO CONTRATUAL, DIREITO PENAL, DIREITO TRABALHISTA E DIREITO TRIBUTÁRIO
  • V - DIREITO DA TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO, ADVOCACIA ELEITORAL, ADVOCACIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E COMPLIANCE;
  • VI - SISTEMA JURÍDICO, ATOS E DOCUMENTOS JURÍDICOS E METODOLOGIA JURÍDICA.
  • VII - TRABALHOS TRANSDISCIPLINARES E OUTROS

Comissão Organizadora

Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira
Elder Bontempo Teixeira
Christiane Melo Silva Bontempo
Luan Kelves Miranda de Souza

Comissão Científica

Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira

Luan Kelves Miranda de Souza

Elder Bontempo Teixeira

Christiane Melo Silva Bontempo

Ana Rachel Oliveira de Andrade

Antônio de Pádua Rocha Nobrega Neto

Antonione Santos Bezerra Pinto

Carlos da Cunha Oliveira Junior

Francisco das Chagas Candeira Mendes Junior

Joara Cunha Santos Mendes Gonçalves

Joilson Ramos de Jesus

José Lopes Pereira Júnior

Joyce Pinho Bezerra

Khalina Assunção Bezerra Fontenele

Tereza Cristina de Carvalho Souza Garcês

Thiago de Souza Lopes Araújo

Vanessa Meneses de Brito

Yuri Dias Macedo Campelo

 

 

 

 

FAHESP/IESVAP

(86) 3322 7314