ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA LEISHMANIOSE VISCERAL NO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA – PI.

  • Autor
  • Julia Romana de Santana Costa
  • Co-autores
  • Ana Carla Mesquita Cisne , Jacob Víctor de Santana Costa , Tereza Cristina de Carvalho Souza Garcês
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: A Leishmaniose Visceral (LV) é uma zoonose crônica, transmitida pela picada das fêmeas de flebotomíneos, que transmite seu agente causador, um protozoário intracelular do gênero Leishmania. No continente americano, destaca-se a espécie Leishmania infantum como principal responsável pela LV. Os principais fatores que estão associados ao aumento de números de casos de LV é a urbanização do vetor das leishmanioses que tem sido frequente e notório nos últimos anos. Dessa forma os casos de LVA somaram 48.455 casos, sendo que aproximadamente 66% deles ocorreram nos estados da Bahia, Ceará, Maranhão e Piauí. OBJETIVO: Descrever os aspectos sóciodemográficos e epidemiológicos da Leishmaniose Visceral em Parnaíba- PI, durante o período de 2010 a 2018. METODOLOGIA: Estudo Epidemiológico descritivo e transversal do tipo retrospectivo sobre a Leishmaniose Visceral. Os dados foram obtidos através da Secretaria Municipal de Saúde, foi utilizado a tabela da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Parnaíba, usando de referencia a ficha de notificação compulsória do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), na qual estavam inseridos casos notificados e confirmados de LV de 2010 a 2018 e as seguintes variáveis; ocorrência entre os meses do ano, distribuição dos casos quanto ao sexo, idade, bairros, sintomatologia e evolução dos casos. Esses dados foram organizados no Word e no Excel. RESULTADOS: Nesse período de tempo (2010-2018) 149 casos foram notificados, porém, desses, 51% foram confirmados. Assim, dos 51% confirmados 64,4% eram do sexo masculino e 35,5% eram do sexo feminino, foi feita a estimativa aritmética das médias de idade, sendo calculado a média de 24 anos para os homens e 12 anos para as mulheres. Além disso, dentre os sinais e sintomas foi encontrado os seguintes valores: 92,1% pessoas sentiram febre, 89,5% fraqueza, 31,6% tiveram edema, 76,3% emagreceram, 34,2% tiveram tosse, 90,7% palidez, 85,5% tiveram aumento do baço (esplenomegalia), 38,1% tiveram infecção, 13,1% possuíram fenômenos hemorrágicos, 72,4% tiveram aumento do fígado (hepatomegalia), 28,9% icterícia e somente 3,9% apresentaram HIV. Referente a evolução dos casos: 68,4% foram curados, 2,6% abandonaram o tratamento, 7,9% chegaram a óbito pela L.V., 1,3% entrou em óbito por outra causa, 7,9% foram transferidos e 11,8% não foram notificados. Ademais, os bairros de maior incidência foi o bairro Piauí com 19,7% de casos e o Planalto com 14, 5% de casos. CONCLUSÃO: Este estudo mostrou-se relevante para o conhecimento dos dados epidemiológicos e sua prevalência em tal município, pois é de suma importância para intervenções sociais em saúde, visto que tratar-se de um parâmetro para conhecer e entender os déficits e desafios a serem enfrentados tanto por gestores como por profissionais da saúde. Conclui-se que, que os dados de prevalência e sua associação com os fatores de risco, corroboram com os existentes na literatura. 

  • Palavras-chave
  • Leishmaniose Visceral, Epidemiologia, Parnaíba.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • I - ATENÇÃO À SAÚDE
Voltar Download

O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.

 

  • I - ATENÇÃO À SAÚDE
  • II – GESTÃO EM SAÚDE
  • III – EDUCAÇÃO EM SAÚDE
  • IV - DIREITO CIVIL, DIREITO CONSTITUCIONAL, DIREITO AMBIENTAL, DIREITO EMPRESARIAL, DIREITO DO CONSUMIDOR, DIREITO CONTRATUAL, DIREITO PENAL, DIREITO TRABALHISTA E DIREITO TRIBUTÁRIO
  • V - DIREITO DA TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO, ADVOCACIA ELEITORAL, ADVOCACIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E COMPLIANCE;
  • VI - SISTEMA JURÍDICO, ATOS E DOCUMENTOS JURÍDICOS E METODOLOGIA JURÍDICA.
  • VII - TRABALHOS TRANSDISCIPLINARES E OUTROS

Comissão Organizadora

Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira
Elder Bontempo Teixeira
Christiane Melo Silva Bontempo
Luan Kelves Miranda de Souza

Comissão Científica

Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira

Luan Kelves Miranda de Souza

Elder Bontempo Teixeira

Christiane Melo Silva Bontempo

Ana Rachel Oliveira de Andrade

Antônio de Pádua Rocha Nobrega Neto

Antonione Santos Bezerra Pinto

Carlos da Cunha Oliveira Junior

Francisco das Chagas Candeira Mendes Junior

Joara Cunha Santos Mendes Gonçalves

Joilson Ramos de Jesus

José Lopes Pereira Júnior

Joyce Pinho Bezerra

Khalina Assunção Bezerra Fontenele

Tereza Cristina de Carvalho Souza Garcês

Thiago de Souza Lopes Araújo

Vanessa Meneses de Brito

Yuri Dias Macedo Campelo

 

 

 

 

FAHESP/IESVAP

(86) 3322 7314