A contribuição da liga acadêmica de cirurgia geral na formação médica em cirurgia

  • Autor
  • Thainnar de Moura Lima
  • Co-autores
  • Ana Paula Araripe de Melo Lopes , Maria Carolina Oliveira Azevedo , Rafael Mesquita Mororó Aragão , Paulo Augusto de Melo Lopes
  • Resumo
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    INTRODUÇÃO: As Ligas Acadêmicas consistem em entidades estudantis, sem fins lucrativos, que tem como objetivo complementar, atualizar e/ou difundir conhecimentos e técnicas em áreas específicas. Para isso, as atividades das Ligas Acadêmicas se orientam conforme os três pilares da universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão e assumem um caráter extracurricular e complementar. As suas ações estão contidas no ambiente teórico e prático. As atividades teóricas são desenvolvidas por meio de aulas presenciais podendo ser ministradas pelos ligantes, coordenador, preceptor ou um profissional da área convidado, através de seminários, análise e discussão de artigos científicos, bem como apresentações de casos clínicos e realização de eventos científicos. Já as atividades práticas são desenvolvidas em ambulatórios, hospitais, instituições filantrópicas filiadas e unidades básicas de saúde. Nessa perspectiva, a Liga Acadêmica de Cirurgia Geral (LIACIG), da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí (FAHESP\IESVAP), realiza atividades de cunho científico e promove a integração dos ligantes com o meio científico; proporcionando aos seus participantes o aprimoramento na formação acadêmica. OBJETIVOS: Esse estudo visa avaliar a contribuição da liga acadêmica de cirurgia geral para o ensino de graduação de estudantes de medicina. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo observacional, transversal e analítico que consiste em um relato de experiência, baseado nas experiências dos acadêmicos de medicina e membros da LIACIG. A liga foi criada em setembro de 2017, tendo como objetivo aprimorar os conhecimentos sobre a disciplina cirurgia geral. Os ligantes possuem atividades semanais, que abrangem discussões de casos clínicos, aulas teóricas e práticas sobre temas diversos da área, além de estágios extracurriculares supervisionados por cirurgiões. A LIACIG conta com os três pilares da universidade. Na área de ensino são realizados seminários, estudos de caso, aulas abertas, simpósios e oficinas práticas. Na área da pesquisa são feitos trabalhos em grupos de pesquisa e produção de literatura para apresentação e publicação. E na área de extensão os ligantes acompanham cirurgias supervisionados por médicos, além disso também são feitos campanhas e programas para benefício da comunidade. RESULTADOS: A liga é uma atividade de extensão que contribui para o aprendizado dos integrantes, como também para outros estudantes, já que visa atividades extracurriculares, como estágios supervisionados por cirurgiões gerais. Trazemos aspectos positivos dessa instituição, favorecendo o contato entre alunos e pacientes, para aprimorar a relação médico-paciente. Além disso, a liga possibilita um contato com a prática, para materializar o que foi aprendido em nível teórico e assim, melhorar o potencial do aprendizado. E ainda pode ser mencionado o incremento curricular dos alunos, a constante busca e atualização do conhecimento dos alunos e professores. Na parte de extensão, a LIACIG tem estágios em um hospital da cidade e observou-se que a cada prática, um novo conteúdo era ordenado que fosse estudado para ser discutido na próxima prática com o preceptor, com o passar das semanas foi-se percebendo a evolução teórica e prática de cada membro, visto que já estava mais fácil identificar anatomicamente as estruturas, bem como distinguir os tipos de cirurgias, sendo notória a melhoria nos questionamentos e formulações das hipóteses. Além disso, notou-se que os alunos conseguiram fixar melhor os conteúdos da matéria de técnicas cirúrgicas e clínica cirúrgica ao qual faz parte da sua grade acadêmica. CONCLUSÃO: A LIACIG, reiterando o conceito de Liga Acadêmica, é contribuinte para inserir o ligante de forma adequada num contexto ampliado de medicina em torno da Cirurgia Geral, proporcionando um maior conhecimento e interesse por essa área de atuação médica, desmistificando valores negativos dessa área. Além disso, a mesma facilita a capacitação de seus membros, por meio do aprendizado e aquisição de experiência sob diversos aspectos. Ao longo prazo, estes acadêmicos contribuirão para o adequado conhecimento dessa especialidade médica. Ademais, esse projeto de extensão, por proporcionar um contato mais próximo entre alunos e pacientes, contribui para uma maior humanização do processo pedagógico e propicia, assim, que os aprendizes visualizem a totalidade do paciente e não apenas a doença em si. Portanto, é de grande importância a realização de projetos assim para a formação dos futuros médicos, afim de trazer para a população do país vigente profissionais mais qualificados e aptos para proporcionar um sistema de saúde mais adequado.

  • Palavras-chave
  • Educação em saúde, cirurgia geral
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • III – EDUCAÇÃO EM SAÚDE
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O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.

 

  • I - ATENÇÃO À SAÚDE
  • II – GESTÃO EM SAÚDE
  • III – EDUCAÇÃO EM SAÚDE
  • IV - DIREITO CIVIL, DIREITO CONSTITUCIONAL, DIREITO AMBIENTAL, DIREITO EMPRESARIAL, DIREITO DO CONSUMIDOR, DIREITO CONTRATUAL, DIREITO PENAL, DIREITO TRABALHISTA E DIREITO TRIBUTÁRIO
  • V - DIREITO DA TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO, ADVOCACIA ELEITORAL, ADVOCACIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E COMPLIANCE;
  • VI - SISTEMA JURÍDICO, ATOS E DOCUMENTOS JURÍDICOS E METODOLOGIA JURÍDICA.
  • VII - TRABALHOS TRANSDISCIPLINARES E OUTROS

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