INCLUSÃO DE LIBRAS PARA CRIANÇAS OUVINTES POR MEIO DE JOGOS EDUCATIVOS

  • Autor
  • Marina Barros Batista
  • Co-autores
  • Almir Vieira de Sousa Neto , Jackeline Dias Cunha Nogueira , Amanda Azevedo Torres , Clesivane do Socorro Silva do Nascimento
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO: De acordo com o relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde) existem cerca de 466 milhões de pessoas surdas, sendo 34 milhões de crianças. As relações sociais que ocorrem entre os surdos e surdos e entre os surdos e ouvintes vêm sendo ampliadas principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, que foi reconhecida e decretada como língua pela Lei Nº 10.436, de 24 de Abril de 2002. Mesmo com muitos avanços, há ainda muitas barreiras relacionadas a comunicação da criança surda e ouvinte, sendo necessária a implantação de técnicas para assegurar e proporcionar essa interação. OBJETIVO: O presente estudo visa ressaltar a relevância da Língua Brasileira de Sinais para crianças e demonstrar que é possível o processo de ensino para crianças ouvintes de forma lúdica. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa de cunho descritivo do tipo relato de experiência sobre a participação da Liga Acadêmica de Libras Médica do Piauí - LALIMPI, vinculada a Faculdade de Ciências Humanas Exatas e da Saúde do Piauí/Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba – FAHESP/IESVAP. A atividade foi realizada pelos ligantes no dia 26 de outubro de 2019, na Pastoral da Criança no município de Parnaíba - PI. RESULTADOS E DISCUSSÕES: O simples ato de brincar propicia à criança o desenvolvimento de uma identidade autônoma, cooperativa e criativa, entrando no mundo do trabalho, da cultura e dos afetos através de representações e experimentações. Nesse âmbito, a criança constrói sentidos, objetivando a identificação de papeis sociais, o entendimento das relações afetivas e, assim, a construção de conhecimento. (GOMES, 2007) Uma das possibilidades de estratégias no ensino da língua de sinais é o uso de jogos e brincadeiras como instrumento. As expressões e as diferentes linguagens corporais ou verbais são vivenciadas no ambiente educacional por meio das práticas pedagógicas propostas na atuação docente (GONÇALVES; POZZOBON, 2019). Acreditando que o lúdico pode propiciar interesse ao público trabalhado, os membros da liga acadêmica propuseram atividades interativas que despertaram a atenção das crianças presentes. Foram elaborados jogos e atividades como: jogo da memória, pintura de sinais, músicas e bate-corre, todos adaptados, aonde as crianças puderam conhecer os aspectos básicos da Libras, como o alfabeto e numerais. CONCLUSÃO: Percebemos que as crianças são extremamente receptivas à novidade, principalmente ao lúdico, sendo uma ferramenta importante para o ensino. Portanto, confirma-se a importância do ensino da LIBRAS para o processo de inclusão da criança surda, bem como para o desenvolvimento de habilidades nas crianças ouvintes, desenvolvendo os aspectos relacionados à motricidade, além do respeito à especificidade linguística e cultural da criança surda.

  • Palavras-chave
  • Criança, Educação em Saúde, Línguas de Sinais.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • III – EDUCAÇÃO EM SAÚDE
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O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.

 

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