INTERNAÇÕES POR NEOPLASIAS INFANTIL NA PLANÍCIE LITORÂNEA DO PIAUÍ ENTRE 2015 E 2018

  • Autor
  • Francisco Enson Souza Gomes
  • Co-autores
  • Isaac Vasconcelos Barbosa , João Victor Brito Oliveira , Julianna Pereira da Costa Maia , Antônia Edlayne Silva Gomes , Yorlene Silva de Souza
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO

    O câncer infantil é o aumento exponencial de massas celulares anormais devido a mitoses sucessivas e descontroladas que acometem as crianças. Apesar de serem relativamente mais raros que os tumores em adultos, representam, segundo o Ministério da Saúde, a maior causa de óbitos pediátricos causados por doenças. Essa neoplasia diferencia-se da encontrada em adultos por possuir diferentes origens histopatológicas, além de alterações no comportamento clínico. Diante dessas diferenças, torna-se importante caracterizar a região de saúde quanto ao impacto dessas doenças, possibilitando uma melhor elaboração de políticas públicas.

    OBJETIVOS

    Este estudo busca levantar algumas informações epidemiológicas relevantes quanto às neoplasias que levaram a internações na Planície Litorânea do Piauí em crianças de 0 a 9 anos de idade no período de 2015 a 2018.

    METODOLOGIA

    O presente estudo trata-se de um levantamento epidemiológico a partir de dados oficiais, não havendo necessidade de aprovação pelo Comitê de Ética. Para coleta de dados, utilizou-se o Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH) por local de residência, através da Plataforma DATASUS/TABNET, onde foram filtrados região de saúde (Planície litorânea), período (janeiro de 2015 a dezembro de 2018), capítulo da CID-10 (II. Neoplasias) e faixa etária (até 9 anos). A análise dos dados foi feita através do software Microsoft Excel, utilizando-se as tabelas geradas pelo DATASUS.

    RESULTADOS

    Observou-se 169 internações na totalidade, das quais 70 (41,4%) foram classificadas como Leucemia, 17 (10%) como Outras neoplasias malignas do trato urinário, 16 (9,4%) como Neoplasia maligna do osso e cartilagem articular e 13 (7,6%) como Outras neoplasias malignas dos órgãos genitais masculinos, sendo as maiores porcentagens. Entre as faixas etárias, houveram 103 (60,9%) internações em crianças de 1 a 4 anos, 61 (36%) de 5 a 9 anos e apenas 5 (2,9%) em indivíduos de até um ano, notando-se grande concentração na faixa etária intermediária. Entre os municípios, 85 (50,2%) internações ocorreram entre os residentes de Parnaíba, 26 (15,3%) em Luís Correia e 20 (11,8%) em Caraúbas do Piauí, notando-se a concentração lógica em municípios de maior população. No entanto, em se tratando da média de dias de permanência internado, os maiores valores pertencem à Luís Correia (15,3), Cocal (13,8) e Caraúbas do Piauí (12,5), cidades com menor estrutura hospitalar, enquanto que, entre as neoplasias, destacaram-se Neoplasias malignas em outras partes do sistema nervoso central (16,5), Outras neoplasias malignas do trato urinário (13,8) e Neoplasia maligna do encéfalo (13). Em relação aos óbitos, contabilizaram-se 12 óbitos, sendo 6 (50%) devido a leucemia e paralelamente, 7 (58,3%) do total de óbitos concentra-se em parnaibanos. Vale destacar ainda que 137 (81%) internações ocorreram em caráter urgente e 32 (18,9%) de forma eletiva, proporção maior se analisado apenas a faixa de 5 a 9 anos, onde dos 61 casos, 55 (90,1%) eram urgentes, o que mostra um dado muito preocupante, já que a maioria das neoplasia apresenta evolução crônica com sintomas mais acentuados em estádios mais graves.

    CONCLUSÃO

    Percebe-se, portanto, que a leucemia é uma causa expressiva de internações infantis, assim como de óbitos dentre os cânceres nessa faixa etária, demonstrando a necessidade de estrutura e instrução apropriada para essa e outras afecções. Além disso, as cidades mais populosas geram mais internações, porém algumas cidades menores e rurais geram maior tempo de permanência internado, o que pode gerar grande exaustão física, financeira e emocional para as pessoas que são tratadas fora da cidade-natal. A faixa etária na qual predominam as neoplasias é a de 1 a 4 anos e o caráter de urgência predomina de forma geral e alerta para a necessidade de detecção precoce dessas doenças. De forma geral, esse território apresenta diversos pontos a serem notados e trabalhados para que haja um maior preparo para as neoplasias infantis.

  • Palavras-chave
  • Neoplasias, Criança, Leucemia
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • I - ATENÇÃO À SAÚDE
Voltar Download

O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.

 

  • I - ATENÇÃO À SAÚDE
  • II – GESTÃO EM SAÚDE
  • III – EDUCAÇÃO EM SAÚDE
  • IV - DIREITO CIVIL, DIREITO CONSTITUCIONAL, DIREITO AMBIENTAL, DIREITO EMPRESARIAL, DIREITO DO CONSUMIDOR, DIREITO CONTRATUAL, DIREITO PENAL, DIREITO TRABALHISTA E DIREITO TRIBUTÁRIO
  • V - DIREITO DA TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO, ADVOCACIA ELEITORAL, ADVOCACIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E COMPLIANCE;
  • VI - SISTEMA JURÍDICO, ATOS E DOCUMENTOS JURÍDICOS E METODOLOGIA JURÍDICA.
  • VII - TRABALHOS TRANSDISCIPLINARES E OUTROS

Comissão Organizadora

Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira
Elder Bontempo Teixeira
Christiane Melo Silva Bontempo
Luan Kelves Miranda de Souza

Comissão Científica

Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira

Luan Kelves Miranda de Souza

Elder Bontempo Teixeira

Christiane Melo Silva Bontempo

Ana Rachel Oliveira de Andrade

Antônio de Pádua Rocha Nobrega Neto

Antonione Santos Bezerra Pinto

Carlos da Cunha Oliveira Junior

Francisco das Chagas Candeira Mendes Junior

Joara Cunha Santos Mendes Gonçalves

Joilson Ramos de Jesus

José Lopes Pereira Júnior

Joyce Pinho Bezerra

Khalina Assunção Bezerra Fontenele

Tereza Cristina de Carvalho Souza Garcês

Thiago de Souza Lopes Araújo

Vanessa Meneses de Brito

Yuri Dias Macedo Campelo

 

 

 

 

FAHESP/IESVAP

(86) 3322 7314