ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE AUTISMO EM CRIANÇAS COM INFECÇÃO POR CITOMEGALOVÍRUS CONGÊNITA

  • Autor
  • Ligia Viana de Araujo
  • Co-autores
  • Almir Vieira de Sousa Neto , Pablo Cleber Sousa Lopes Sales , Gabriela de Souza Mendonça , Julyanna de Araújo Castro , Luan Kelves Miranda de Souza
  • Resumo
  •  

    Introdução: Consoante SLAWINSKI et al , o transtorno do espectro autista é um dos mais comuns transtornos de desenvolvimento neurológico dos Estados Unidos, sendo a prevalência estimada de 1 para  68 crianças. Enquanto os principais sintomas variam em gravidade, todos os indivíduos com TEA experimentam comprometimento clinicamente significativo do funcionamento resultante de déficits persistentes nas interações sociais e/ou na comunicação, como padrões repetitivos de comportamento ou ações. Conforme Journal of Autism and Developmental Disorders, o Citomegalovírus (CMV) é um herpesvírus neurotrópico que pode ser transmitido para a criança durante a gravidez. A primeira infecção por CMV geralmente é assintomática ou autolimitada e permanece em estado de latência por um tempo. Esse patógeno é um mais comum em infecção intrauterina do mundo, principal causa não genética de perda auditiva neurossensorial em crianças e importante causa de atraso e sequelas no desenvolvimento neurológico.

    Objetivo: Entender a ação do citomegalovírus no desenvolvimento de autismo em crianças que nasceram de gestantes infectadas pelo vírus.

    Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura, feita por intermédio de busca de artigos na base de dado PUBMED com os descritores “Autism” e “Cytomegalovirus”, propostos pelo DeCS – Descritores de ciências da saúde. Ao todo foram encontrados 16 artigos sobre os temas, excluíram-se artigos que não se enquadravam na temática e os que continham conflitos de interesse, por fim, foram analisados 6 artigos em língua inglesa, datados de 2014 a 2018.

    Resultados: Segundo GARAFOLI et al, acredita-se que o CMV é um dos agentes etiológicos do TEA, podendo interferir na indução da diferenciação neural e levar à apoptose nas células infectadas. Isso pode explicar a ampla sintomatologia neurológica que pode se desenvolver após a infecção congênita por CMV, como deficiência auditiva, problemas visuais, paralisia cerebral, epilepsia, comprometimentos motores e cognitivos. De acordo com VALAYI et al, a exposição ao vírus CMV durante o primeiro trimestre de gravidez aumenta o risco de TEA. Ademais, provavelmente os defeitos imunes observados em crianças autistas estão relacionados à exposição essa viral. Outrossim, alguns pesquisadores dizem que a infecção viral pode ser responsável pela diminuição das células T helper em pacientes autistas. Além disso, descobertas revelam que respostas primárias à infecção viral, em embriões ou fetos, podem levar a defeitos do sistema imunológico e produção de anticorpos contra o tecido cerebral destes, portanto, causam os sintomas cerebrais relacionados ao TEA.

    Conclusão: Por conseguinte, observa-se uma relação entre a infecção congênita por citomegalovírus e o surgimento de TEA, porém, ainda, não se sabe exatamente o mecanismo de ação do vírus no corpo para o desenvolvimento de tal patologia, Acredita-se que envolve a resposta imune ao vírus, contudo, apenas há suposições da forma como o sistema afeta o embrião ou feto, causando a sintomatologia característica do TEA.

     

  • Palavras-chave
  • Autismo, Citomegalovírus.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I - ATENÇÃO À SAÚDE
Voltar Download

O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.

 

  • I - ATENÇÃO À SAÚDE
  • II – GESTÃO EM SAÚDE
  • III – EDUCAÇÃO EM SAÚDE
  • IV - DIREITO CIVIL, DIREITO CONSTITUCIONAL, DIREITO AMBIENTAL, DIREITO EMPRESARIAL, DIREITO DO CONSUMIDOR, DIREITO CONTRATUAL, DIREITO PENAL, DIREITO TRABALHISTA E DIREITO TRIBUTÁRIO
  • V - DIREITO DA TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO, ADVOCACIA ELEITORAL, ADVOCACIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E COMPLIANCE;
  • VI - SISTEMA JURÍDICO, ATOS E DOCUMENTOS JURÍDICOS E METODOLOGIA JURÍDICA.
  • VII - TRABALHOS TRANSDISCIPLINARES E OUTROS

Comissão Organizadora

Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira
Elder Bontempo Teixeira
Christiane Melo Silva Bontempo
Luan Kelves Miranda de Souza

Comissão Científica

Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira

Luan Kelves Miranda de Souza

Elder Bontempo Teixeira

Christiane Melo Silva Bontempo

Ana Rachel Oliveira de Andrade

Antônio de Pádua Rocha Nobrega Neto

Antonione Santos Bezerra Pinto

Carlos da Cunha Oliveira Junior

Francisco das Chagas Candeira Mendes Junior

Joara Cunha Santos Mendes Gonçalves

Joilson Ramos de Jesus

José Lopes Pereira Júnior

Joyce Pinho Bezerra

Khalina Assunção Bezerra Fontenele

Tereza Cristina de Carvalho Souza Garcês

Thiago de Souza Lopes Araújo

Vanessa Meneses de Brito

Yuri Dias Macedo Campelo

 

 

 

 

FAHESP/IESVAP

(86) 3322 7314