Introdução:
A anatomia humana é uma disciplina que estuda grandes sistemas e estruturas do corpo humano no início de graduações na área da saúde. Uma das instruções se dá em peças cadavéricas conservadas e na análise de cadáveres que aprovisionam a observação de variações anatômicas consideráveis para a formação de qualquer profissional da área da saúde. Sendo de grande importância a realização de aulas utilizando os cadáveres, pois as mesmas trazem o conhecimento prático para o bom desempenho profissional. Um dos principais problemas enfrentados por muitas instituições de ensino superior para a realização dessas aulas é a dificuldade na obtenção dos cadáveres, que é realizada pela legislação que regulamenta a utilização de corpos não reclamados e a doação de corpos voluntária em vida.
Objetivo:
Averiguar a existência de programas e/ou iniciativas que estimulem a doação voluntária de cadáveres em Instituições de Ensino Superior do nordeste e do sul do Brasil.
Métodos:
Pesquisa documental com abordagem quantitativa que se propôs a analisar o levantamento em sites institucionais de universidades e faculdades do nordeste e do sul do Brasil, listadas no site http://emec.mec.gov.br/ acerca de programas e/ou incentivos a doação voluntária de corpos humanos. Foram caracterizados os programas quanto às informações disponíveis nos sites de instituições públicas e privadas.
Resultados ou Análise Crítica:
Foram pesquisados os sites de 108 universidades/faculdades, sendo 64 da região nordeste e 44 da região sul; assim distribuídas na Região Nordeste, nos estados do Maranhão 3, Sergipe 2, Bahia 22, Ceará 7, Piauí 5, Paraíba 8, Pernambuco 8, Alagoas 4 e Rio Grande do Norte 5 instituições pesquisadas; na Região Sul, nos estados do Paraná 13, Santa Catarina 17 e Rio Grande do Sul 14.
Dos sites institucionais pesquisados, na Região Nordeste 7% apresentaram programas relacionados à doação de corpos, enquanto 93% não realizam nenhum tipo de atividade voltada a essa demanda. Já nas universidades/faculdades pesquisadas na Região Sul, 41% não apresentaram nenhum tipo de programa ou iniciativa explicita sobre a doação de corpos, enquanto 59% desenvolvem programas ou iniciativas viabilizando a chegada de novos corpos cadavéricos para estudos científicos.
Conclusão:
A importância de projetos de doação voluntária de corpos é uma possibilidade para obtenção de cadáveres, poucos explorados na Região Nordeste em comparação com a Região Sul por instituições no âmbito de ensino da saúde nestas referidas regiões do Brasil, mesmo levando em consideração a grande diferença territorial e populacional das regiões. Contudo instituições públicas e privadas constituem relevantes instrumentos para conseguimentos de doadores e compreensão sobre a importância do ato para ensino-aprendizagem da anatomia humana na formação de profissionais da saúde.
O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.
Comissão Organizadora
Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira
Elder Bontempo Teixeira
Christiane Melo Silva Bontempo
Luan Kelves Miranda de Souza
Comissão Científica
FAHESP/IESVAP
(86) 3322 7314