PROGRAMAS E/OU INICIATIVAS QUE ESTIMULAM A DOAÇÃO DE CORPOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DAS REGIÕES NORDESTE E SUL DO BRASIL.

  • Autor
  • Tadeu dos Santos Medeiros Filho
  • Co-autores
  • Vanessa Meneses de Brito Campelo
  • Resumo
  •  

    Introdução:

    A anatomia humana é uma disciplina que estuda grandes sistemas e estruturas do corpo humano no início de graduações na área da saúde. Uma das instruções se dá em peças cadavéricas conservadas e na análise de cadáveres que aprovisionam a observação de variações anatômicas consideráveis para a formação de qualquer profissional da área da saúde. Sendo de grande importância a realização de aulas utilizando os cadáveres, pois as mesmas trazem o conhecimento prático para o bom desempenho profissional. Um dos principais problemas enfrentados por muitas instituições de ensino superior para a realização dessas aulas é a dificuldade na obtenção dos cadáveres, que é realizada pela legislação que regulamenta a utilização de corpos não reclamados e a doação de corpos voluntária em vida.

    Objetivo:

    Averiguar a existência de programas e/ou iniciativas que estimulem a doação voluntária de cadáveres em Instituições de Ensino Superior do nordeste e do sul do Brasil.

    Métodos:

    Pesquisa documental com abordagem quantitativa que se propôs a analisar o levantamento em sites institucionais de universidades e faculdades do nordeste e do sul do Brasil, listadas no site http://emec.mec.gov.br/ acerca de programas e/ou incentivos a doação voluntária de corpos humanos. Foram caracterizados os programas quanto às informações disponíveis nos sites de instituições públicas e privadas.

    Resultados ou Análise Crítica:

    Foram pesquisados os sites de 108 universidades/faculdades, sendo 64 da região nordeste e 44 da região sul; assim distribuídas na Região Nordeste, nos estados do Maranhão 3, Sergipe 2, Bahia 22, Ceará 7, Piauí 5, Paraíba 8, Pernambuco 8, Alagoas 4 e Rio Grande do Norte 5 instituições pesquisadas; na Região Sul, nos estados do Paraná 13, Santa Catarina 17 e Rio Grande do Sul 14.

    Dos sites institucionais pesquisados, na Região Nordeste 7% apresentaram programas relacionados à doação de corpos, enquanto 93% não realizam nenhum tipo de atividade voltada a essa demanda. Já nas universidades/faculdades pesquisadas na Região Sul, 41% não apresentaram nenhum tipo de programa ou iniciativa explicita sobre a doação de corpos, enquanto 59% desenvolvem programas ou iniciativas viabilizando a chegada de novos corpos cadavéricos para estudos científicos.

    Conclusão:

    A importância de projetos de doação voluntária de corpos é uma possibilidade para obtenção de cadáveres, poucos explorados na Região Nordeste em comparação com a Região Sul por instituições no âmbito de ensino da saúde nestas referidas regiões do Brasil, mesmo levando em consideração a grande diferença territorial e populacional das regiões. Contudo instituições públicas e privadas constituem relevantes instrumentos para conseguimentos de doadores e compreensão sobre a importância do ato para ensino-aprendizagem da anatomia humana na formação de profissionais da saúde.

     

  • Palavras-chave
  • Anatomia, Doação de corpo, Universidade.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • III – EDUCAÇÃO EM SAÚDE
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