INTRODUÇÃO: O Eletrocardiograma (ECG) é um exame utilizado em larga escala em diversos setores da saúde brasileira, seja ela pública ou privada. Esse procedimento consiste no posicionamento de eletrodos em seis pontos precordiais e quatro pontos nos membros superiores e inferiores do paciente, com a finalidade de registrar a atividade elétrica cardíaca na superfície do tórax, sendo essa a principal qualidade do método, a qual não é obtida por nenhuma outra técnica e, esse é, sem dúvidas, o procedimento mais utilizado para auxiliar o diagnóstico das doenças cardíacas atualmente. Este método de monitorização é de simples realização, seguro, reprodutível, podendo ser usado em grandes estudos devido ao seu baixo custo e ainda em situações de emergência e nas rotinas ambulatoriais e hospitalares, pois constantemente o aparelho de ECG sofre aprimoramentos tornando-se menor fisicamente, móvel, computadorizado e de fácil manipulação por diversos profissionais da área da saúde. OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo relatar sobre a experiência e as atividades desenvolvidas pelos acadêmicos de medicina participantes da Liga Acadêmica de Pneumologia e Doenças Cardiovasculares - LAPEC na IV Feira de Anatomia do IESVAP, enfatizando a importância da boa realização do exame e sua importância na monitorização da atividade elétrica cardíaca. MÉTODOS: O presente trabalho define-se como relato de experiência vivido pelos estudantes do curso de medicina da FAHESP/IESVAP, participantes da Liga Acadêmica de Pneumologia e Doenças Cardiovasculares – LAPEC. A prática aconteceu no dia 23 de março de 2019, na faculdade FAHESP/IESVAP, sob a supervisão do docente Dr. Marcio Braz, médico cardiologista e docente da matéria de Eletrocardiograma da instituição. Essa atividade foi realizada no Laboratório de Habilidades médicas III utilizando dois aparelhos de ECG da própria faculdade e com pacientes que estavam à espera de tal procedimento pelo Sistema Único de Saúde – SUS, diminuindo assim a demanda de pacientes que necessitam realizar esse tipo de exame na cidade de Parnaíba – Piauí. A revisão bibliográfica do estudo foi feita utilizando as palavras chave “Eletrocardiografia”; “Cardiologia”; “Assistência centrada no paciente”, presentes nos Descritores de Ciência da Saúde (DECs). RESULTADOS: Tal ação teve grande valia para pacientes e discentes visto que se pode observar que os discentes aprenderam e aperfeiçoaram-se na prática e leitura do ECG. Ademais, foi significante a diminuição do ônus à saúde publica, pois as filas de espera para realização no SUS, foram reduzidas. A partir disso também foram feitas orientações em promoção e prevenção em saúde para os pacientes ali presentes, visando, dessa forma, a prevenção aos fatores de riscos associados e seus reflexos em Doenças Cardiovasculares (DCV), na promoção de saúde e do estimulo ao autocuidado. A ação foi de suma resolubilidade na comunidade em questão, viabilizando uma diminuição da incidência dessas doenças e também propagando conhecimento acerca do tema desenvolvido por meio de uma dinâmica interativa-social-informativa. CONCLUSÃO: Este relato mostrou relevantes dados e informações acerca da realização de ECG com vista ao diagnóstico de algumas DCV e sua fácil realização, além de contribuir para comunidade científica, considerando a importância do conhecimento, da prevalência e de seu manejo, visto que é uma patologia diagnosticada muitas vezes pela sintomatologia associada tardiamente e seu avanço pode acarretar a letalidade do paciente e prejuízos econômicos e sociais para saúde pública do país, visto que a prevenção é o melhor método para o cuidado em saúde. Destarte, é inegável que ações com fito de promoção e prevenção em saúde na extensão comunitária apresentem suma importância para a saúde individual e coletiva, pois reverbera em diminuição de agravos nas DCV.
O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.
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