RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE UM GRUPO RELIGIOSO E SEU IMPACTO NA SAÚDE MENTAL E BEM ESTAR DOS ACADÊMICOS E COLABORADOES DA FAHESP/IESVAP.
Antoniel Cardoso Marques¹ ; José Lopes Pereira Júnior ²; Juarez Lobo Bessa²; Vanessa Cristina da Costa Aragão Oliveira² ; Maria Goreth Pearce² ; Mariana Bezerra Miranda ³
Discente do curso de Bacharelado em MEDICINA da IESVAP
Docente do curso de Bacharelado em MEDICINA da IESVAP
Docente do curso de Bacharelado em MEDICINA da IESVAP
Docente do curso de Bacharelado em MEDICINA da IESVAP
Docente do curso de Bacharelado em MEDICINA da IESVAP
Discente do curso de Bacharelado em FISIOTERAPIA da UNINASSAU
Introdução : Este trabalho se propõe a relatar experiências em atividades de cunho religiosa para os estudantes da faculdade de ciências humanas, exatas e da saúde do piauí Fahesp/Iesvap em Parnaíba Piauí bem como a aceitação dos acadêmicos e funcionários em relação a temática a qual não é especifica a uma religião, mas que levanta a importância em falar sobre amor, deus e a relação do ser humano com o próximo . Objetivos: Apresentar as atividades executadas por um grupo de alunos/colaboradores de uma ies em uma temática cristã, sem enfoque em religião específica. Metodologia: relato de experiência. Motivações para as ações tomadas e as considerações/impressões de que a experiência trouxe àquele(a) que a viveu. Análise crítica: O grupo partiu da necessidade de reuniões com o intuito amparar por meio da fé alunos das mais diferentes religiões, visto que a mudança de lar e da cidade natal, modifica toda a vida do estudante e por estar em um novo ambiente torna-se difícil se deslocarem para igrejas ou reuniões religiosas. Nesse sentido, em que o tempo é remido, o voltar a importância para a relação deus / homem pode ser muito benéfica para a saúde mental. As reuniões ocorrem desde o início de 2019, quando um grupo de estudantes ao perceberam a necessidade dessa modalidade de reunião, decidiram se encontrar para falarem de deus, e realizarem orações e conversas. Ao acionarem a coordenação da faculdade, obtiveram o maio apoio para a realização onde foram disponibilizadas salas, e outros auxílios necessários. Sempre é feita uma programação e antes dessa os próprios acadêmicos ou colaboradores são orientados a trazerem uma reflexão sobre a bíblia ou, até mesmo palavras que falem de amor, empatia, cuidado, saúde mental e outros temas. Esses encontros também são regados à músicas proporcionando um ambiente acolhedor e bem-estar as pessoas que se fazem presente.
As reuniões acontecem às segundas e quartas feiras, principalmente no horário da tarde a partir das 17h00 entre os discentes dos cursos de medicina e direito, e entre idades que variavam de 17 a 60 ano. Iniciou-se com uma frequência pequena e que posteriormente foi aumentando a participação. Hoje, se estima em mais de 300 pessoas, variando o fluxo onde é percebido uma maior participação de acadêmicos que estão no início do curso, por estarem na ies, onde as aulas acontecem deslocando-se com mais facilidade.
Conclusão: observa-se que ao final dos encontros, tem sido perceptível de a alegria e a felicidade das pessoas que estavam ali reunidas, seus semblantes diferentes , lagrimas nos olhos , sorriso largo, reações de surpresa sobre como a reunião os tornava mais leves. Laços foram formados, amizades construídas, um cuidado mutuo, ou até para pedir ajuda com uma oração, e até mesmo o relato de se sentirem bem em estarem numa cidade estranha, mas, acolhedora. Logo concluímos pela importância do apoio religioso para aqueles que longe de seus lares buscam por amparo e atenção.
Cremos ser essas atividades de grande valia para a saúde mental à todos aqueles que buscam esse sentimento de religiosidade.
O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.
Comissão Organizadora
Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira
Elder Bontempo Teixeira
Christiane Melo Silva Bontempo
Luan Kelves Miranda de Souza
Comissão Científica
FAHESP/IESVAP
(86) 3322 7314