DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO E MANIFESTAÇÕES ORAIS

  • Autor
  • MARIA DE JESUS
  • Co-autores
  • Luigi Linhares Tavares , Aristydes Marques Linhares , Erida Morais de Araújo , Natania da Silva Vasconcelos Barros , Carlos da Cunha Oliveira Junior
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO: A doença do refluxo gastro esofágico (DRGE) é considerada uma patologia crônica de comprometimento sistêmico e origem multifatorial. Desencadeada por falhas anatômicas ou funcionais dos mecanismos do conteúdo gástrico e duodenal e contato com as mucosas tanto esofágicas quanto faríngeas e orais, acarreta vários sinais e sintomas extra esofágicos que podem afetar a cavidade oral na forma de lesões teciduais ou não. De acordo com Elisabete Rebotim , 2015 o fator tempo deve ser considerado pois se este contato for prolongado e continuo trará complicações morfológicas e funcionais aos tecidos, além de estresse, falta de higiene oral, fragilidade do epitélio da cavidade oral e baixa imunidade podem favorecer a regurgitação ácida.

     

    OBJETIVO: Descrever manifestações de sinais e sintomas da cavidade oral relacionados à doença gastro esofágica.

     

     MÉTODO: Revisão de literatura com buscas realizadas em bases de dados bibliográficos de artigos publicados em português e inglês e indexados em plataformas, como Scielo, Google Acadêmico, periódicos e revistas de odontologia. Foram selecionados artigos como critério fundamental de inclusão e exclusão os que ressaltavam sobre doença do refluxo gastro esofágico, manifestações orais e cirurgião-dentista.

     

    RESULTADO: Como sintomas mais comuns da DRGE podemos destacar, sialorréia associada à pirose, regurgitação ácida, dor retroesternal, náusea, disfonia, inflamação posterior da laringe e das pregas vocais, tosse crônica e pigarro ( KÉSSIA GUIMARÃES, 2018). A DRGE possui vários fatores e apresenta manifestações orais, pois o refluxo gástrico ao atingir a cavidade oral pode provocar lesões nos tecidos moles ou nos dentes.  É uma patologia crônica que requer tratamento capaz de eliminar sintomas e corrigir fatores agravantes. As manifestações orais podem constituir uma ferramenta muito útil que auxilia no diagnostico dessas patologias, sendo elas específicas ou não, até mesmo secundárias a uma deficiência nutricional resultante da própria doença gastrointestinal. Existe uma diversidade de síndromes extra esofágicas relacionadas a DRGE, sendo que aquela que afeta a cavidade oral manifesta-se por lesões de erosão dentaria geralmente como consequência da ação do ácido em conjunto com outros fatores, alteração na microbiota oral, lesões da mucosa oral, halitose, disfagia e outras alterações salivares (MARILIA MOREIRA, 2018). O cirurgião-dentista, principalmente o estomatologista desempenha um papel extremamente relevante no diagnóstico e reabilitação desses pacientes.

     

    CONCLUSÃO: Existe a necessidade de mais estudos envolvendo casos clínicos ou mesmo estudos longitudinais para aprofundar o conhecimento dos mecanismos e consequências da DRGE, sendo importante considerar sempre o fator tempo (muitas destas lesões surgem a médio / longo prazo). Estudos mais recentes e outras investigações devem ser realizados, que busque conhecer os atuais hábitos e estilo de vida das pessoas, bem como os agentes etiológicos ou fatores de risco associados à DRGE.

     

  • Palavras-chave
  • Doença do refluxo gastroesofágico, Cirurgião-dentista, Manifestações orais.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • VII - TRABALHOS TRANSDISCIPLINARES E OUTROS
Voltar Download

O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.

 

  • I - ATENÇÃO À SAÚDE
  • II – GESTÃO EM SAÚDE
  • III – EDUCAÇÃO EM SAÚDE
  • IV - DIREITO CIVIL, DIREITO CONSTITUCIONAL, DIREITO AMBIENTAL, DIREITO EMPRESARIAL, DIREITO DO CONSUMIDOR, DIREITO CONTRATUAL, DIREITO PENAL, DIREITO TRABALHISTA E DIREITO TRIBUTÁRIO
  • V - DIREITO DA TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO, ADVOCACIA ELEITORAL, ADVOCACIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E COMPLIANCE;
  • VI - SISTEMA JURÍDICO, ATOS E DOCUMENTOS JURÍDICOS E METODOLOGIA JURÍDICA.
  • VII - TRABALHOS TRANSDISCIPLINARES E OUTROS

Comissão Organizadora

Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira
Elder Bontempo Teixeira
Christiane Melo Silva Bontempo
Luan Kelves Miranda de Souza

Comissão Científica

Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira

Luan Kelves Miranda de Souza

Elder Bontempo Teixeira

Christiane Melo Silva Bontempo

Ana Rachel Oliveira de Andrade

Antônio de Pádua Rocha Nobrega Neto

Antonione Santos Bezerra Pinto

Carlos da Cunha Oliveira Junior

Francisco das Chagas Candeira Mendes Junior

Joara Cunha Santos Mendes Gonçalves

Joilson Ramos de Jesus

José Lopes Pereira Júnior

Joyce Pinho Bezerra

Khalina Assunção Bezerra Fontenele

Tereza Cristina de Carvalho Souza Garcês

Thiago de Souza Lopes Araújo

Vanessa Meneses de Brito

Yuri Dias Macedo Campelo

 

 

 

 

FAHESP/IESVAP

(86) 3322 7314