COMO O DIABETES AFETA O CORAÇÃO – UMA REVISÃO DE LITERATURA

  • Autor
  • izabelle pimenta ribeiro
  • Co-autores
  • leticia meireles melo fagundes , maria goreth pearce de sousa silva , fábio dias nogueira
  • Resumo
  •  

    Introdução: O diabetes mellitus (DM) é um distúrbio metabólico de etiologia múltipla, caracterizado por hiperglicemia crônica, com distúrbios no metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas, originários de uma defeituosa secreção e/ou ação da insulina nos tecidos-alvo. A prevalência mundial do tipo 2 (DM2) da doença vem crescendo dramaticamente nos últimos anos, atingindo contornos epidêmicos e representando um importante problema de saúde pública. Nesse cenário, indivíduos diabéticos apresentam risco aumentado de 3 a 4 vezes de sofrer evento cardiovascular e o dobro do risco de vir a óbito deste evento quando comparados à população geral. Vários fatores presentes no diabetes favorecem a maior ocorrência de doença cardiovascular, como a hiperglicemia, a resistência à insulina, além de fatores de risco clássicos e não-clássicos (hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia, obesidade, estado inflamatório subclínico e outros). Devido à marcante associação entre diabetes e a DCV, e prognóstico desfavorável após um evento, é importante identificar quais são os indivíduos de mais alto risco e como rastreá-los. Além de maior risco para doença cardiovascular, indivíduos diabéticos com DCV tem pior prognóstico, apresentando menor sobrevida em curto prazo, maior risco de recorrência da doença e de insuficiência cardíaca congestiva, além da pior resposta ao tratamento cirúrgico. O benefício do controle glicêmico e dos demais fatores de risco na prevenção de eventos cardiovasculares no diabetes já documentado, justifica estabelecer estratégias que otimizem a identificação e possibilitem intervenções nos pacientes de alto risco, buscando reduzir a mortalidade. A partir destas informações, o diabetes vem ganhando cada vez maior importância dentre os fatores de risco para DCV e até mesmo sendo efetivamente considerado uma doença cardiovascular.
    Objetivo: Este estudo tem como principal objetivo analisar a influência do diabetes mellitus nos processos cardiovasculares, tendo como finalidade compreender a correlação entre o diabetes e as miocardiopatias e avaliar os fatores de risco associados.
    Métodos: Trata-se de um estudo que descreve a relação entre o diabetes mellitus e as doenças cardiovasculares, através de pesquisa exploratória, por meio de levantamento bibliográfico. Diz respeito a uma revisão de literatura com base nos artigos da base de dados Scielo e PubMed, utilizando como descritores isolados e em associação nos campos de busca da fonte digital, as seguintes expressões: “diabetes mellitus” e “doenças cardiovasculares”. A pesquisa priorizou artigos originais e revisões de literatura em língua portuguesa publicados nos últimos 10 anos. Após leitura preliminar, foram selecionados 3 artigos para leitura completa e discussão de seus resultados.
    Resultados ou Análise Crítica: Ao analisar as fontes bibliográficas e aprofundar o estudo sobre diabetes e sua associação com as doenças cardiovasculares, evidenciou-se que pacientes com diabetes apresentam alterações da microcirculação e disfunção endotelial que contribuem para a ocorrência de alterações da perfusão tecidual. Diante disto, comprovou-se que o diabetes mellitus é um dos principais fatores de risco para doença cardiovascular, e a doença arterial coronariana (DAC) representa cerca de 75% das causas de morte nos diabéticos. 
    Sendo assim, percebeu-se que o controle de riscos cardiovasculares impede o desenvolvimento de doença cardiovascular e atrasa-o ao longo do tempo. No entanto, estudos epidemiológicos mostram claramente um baixo controle deles em pacientes com DM2. Portanto, é imperativo melhorar o controle cardiometabólico de pacientes com DM2 e atingir os objetivos terapêuticos do número possível possível de fatores de risco cardiovascular. É aconselhável usar o procedimento de diagnóstico mais acessível para cada paciente, bem como individualizar a estratégia terapêutica. A dieta alimentar e o exercício aeróbico são benéficos para o diabético, facilitando o controle desses fatores de risco e a consecução dos objetivos terapêuticos. A maior adesão dos pacientes ao tratamento deve ser alcançada, bem como uma implicação preferida e objetivos mais realistas das diretrizes, individualizando o tratamento e seus objetivos e adaptando-os ao ambiente do paciente.
    Conclusão: Deste modo, percebe-se o quão é forte e sólida a associação do diabetes mellitus com as doenças cardiovasculares, além de ter uma alta prevalência na população e ser uma complicação de extrema seriedade. É necessário que os pacientes diabéticos, acometidos com a doença cardiovascular, sejam monitorados de perto e com frequência, pois necessitam reduzir os fatores de risco cardiovasculares ou, pelo menos, atenuar esses fatores, a fim de reduzir a morbimortalidade e elevar a qualidade de vida desses indivíduos, visando uma maior longevidade.

     

  • Palavras-chave
  • diabetes mellitus, doenças cardiovasculares
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I - ATENÇÃO À SAÚDE
Voltar Download

O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.

 

  • I - ATENÇÃO À SAÚDE
  • II – GESTÃO EM SAÚDE
  • III – EDUCAÇÃO EM SAÚDE
  • IV - DIREITO CIVIL, DIREITO CONSTITUCIONAL, DIREITO AMBIENTAL, DIREITO EMPRESARIAL, DIREITO DO CONSUMIDOR, DIREITO CONTRATUAL, DIREITO PENAL, DIREITO TRABALHISTA E DIREITO TRIBUTÁRIO
  • V - DIREITO DA TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO, ADVOCACIA ELEITORAL, ADVOCACIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E COMPLIANCE;
  • VI - SISTEMA JURÍDICO, ATOS E DOCUMENTOS JURÍDICOS E METODOLOGIA JURÍDICA.
  • VII - TRABALHOS TRANSDISCIPLINARES E OUTROS

Comissão Organizadora

Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira
Elder Bontempo Teixeira
Christiane Melo Silva Bontempo
Luan Kelves Miranda de Souza

Comissão Científica

Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira

Luan Kelves Miranda de Souza

Elder Bontempo Teixeira

Christiane Melo Silva Bontempo

Ana Rachel Oliveira de Andrade

Antônio de Pádua Rocha Nobrega Neto

Antonione Santos Bezerra Pinto

Carlos da Cunha Oliveira Junior

Francisco das Chagas Candeira Mendes Junior

Joara Cunha Santos Mendes Gonçalves

Joilson Ramos de Jesus

José Lopes Pereira Júnior

Joyce Pinho Bezerra

Khalina Assunção Bezerra Fontenele

Tereza Cristina de Carvalho Souza Garcês

Thiago de Souza Lopes Araújo

Vanessa Meneses de Brito

Yuri Dias Macedo Campelo

 

 

 

 

FAHESP/IESVAP

(86) 3322 7314