Introdução: A Língua Brasileira de Sinais ou LIBRAS trata-se de um meio ou canal visual-espacial e não oral-auditiva dotado de uma gramática constituída a partir de elementos própios, que se estruturam a partir de mecanismos fonoaudiólogos, morfológicos, sintáticos e semânticos. O seu uso no contexto de atividades acadêmicas proporciona um grande impacto, visto que prepara profissionais mais humanos e adaptados às situações diversas, além de promover melhorias nos aspectos da saúde desse grupo vulnerável, quando se trata de LIBRAS médica. Nesse sentido, pode-se dizer que a LIBRAS médica compreende um conjunto de sinais específicos que são utilizados durante a pratica clínica visando facilitar o contato entre profissional de saúde e o surdo sem depender de um interlocutor durante a relação médico-paciente, garantindo, assim, uma maior confiabilidade e atenuando as barreiras linguísticas e culturais ainda existentes. Objetivos: Relatar a experiência da aplicação do Curso de Libras médico e estimular o ensino –aprendizado dos acadêmicos de medicina frente ao tema. Métodos: As atividades para educação em LIBRAS ocorreram em dois momentos, sendo o primeiro uma mesa redonda composta por dois ligantes, a docente da disciplina de LIBRAS do IESVAP (Instituto de Ensino Superior do Vale do Parnaíba) e um médico fluente na língua de sinais; e o segundo, o curso de LIBRAS básico para os discentes do curso de medicina de Fortaleza-CE. Ambos momentos ocorreram nas instalações da UNIFOR (Universidade de Fortaleza). Análise crítica: No desenvolvimento da oficina, identificou-se um múltiplo interesse e engajamento dos participantes, que, durante todo o curso, se preocuparam em realizar corretamente os sinais em LIBRAS. Os acadêmicos de medicina que participaram, iniciaram este momento de ensino-aprendizagem sem nenhuma base em Libras Médicas, no entanto, ao final, os presentes foram capazes de realizar uma consulta em LIBRAS. Dessa forma, ratifica-se a importância da abordagem da Libras Médicas para médicos e futuros médicos, uma vez que esta capacitação é capaz de atenuar as barreiras de comunicação e, assim, fortalecer o vínculo do paciente surdo com a equipe de saúde. Conclusão: Conclui-se então, que a capacitação em LIBRAS médicas para os discentes do curso de medicina se faz necessário a fim de vencer as barreiras comunicativas e promover saúde de forma universal. Ademais, o ensino dessa modalidade linguística deve ser ampliado tanto aos médicos já formados quanto aos demais profissionais da saúde.
O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.
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