QUEBRA DE BAREEIRAS LINGUÍSTICAS ENTRE FUTURO MÉDICOS E PACIENTES SURDOS, ATRAVÉS DA CAPACITAÇÃO EM LIBRAS MÉDICAS

  • Autor
  • REBECA COÊLHO LINHARES
  • Co-autores
  • LUCAS CARVALHO SOARES , LUANA CRISTINA FARIAS CASTRO , ROBÉRIO ARAÚJO DE CARVALHO , CLESIVANE DO SOCORRO SILVA DO NASCIMENTO
  • Resumo
  •  

    Introdução: A Língua Brasileira de Sinais ou LIBRAS trata-se de um meio ou canal visual-espacial e não oral-auditiva dotado de uma gramática constituída a partir de elementos própios, que se estruturam a partir de mecanismos fonoaudiólogos, morfológicos, sintáticos e semânticos. O seu uso no contexto de atividades acadêmicas proporciona um grande impacto, visto que prepara profissionais mais humanos e adaptados às situações diversas, além de promover melhorias nos aspectos da saúde desse grupo vulnerável, quando se trata de LIBRAS médica. Nesse sentido, pode-se dizer que a LIBRAS médica compreende um conjunto de sinais específicos que são utilizados durante a pratica clínica visando facilitar o contato entre profissional de saúde e o surdo sem depender de um interlocutor durante a relação médico-paciente, garantindo, assim, uma maior confiabilidade e atenuando as barreiras linguísticas e culturais ainda existentes. Objetivos: Relatar a experiência da aplicação do Curso de Libras médico e estimular o ensino –aprendizado dos acadêmicos de medicina frente ao tema. Métodos: As atividades para educação em LIBRAS ocorreram em dois momentos, sendo o primeiro uma mesa redonda composta por dois ligantes, a docente da disciplina de LIBRAS do IESVAP (Instituto de Ensino Superior do Vale do Parnaíba) e um médico fluente na língua de sinais; e o segundo, o curso de LIBRAS básico para os discentes do curso de medicina de Fortaleza-CE. Ambos momentos ocorreram nas instalações da UNIFOR (Universidade de Fortaleza). Análise crítica: No desenvolvimento da oficina, identificou-se um múltiplo interesse e engajamento dos participantes, que, durante todo o curso, se preocuparam em realizar corretamente os sinais em LIBRAS. Os acadêmicos de medicina que participaram, iniciaram este momento de ensino-aprendizagem sem nenhuma base em Libras Médicas, no entanto, ao final, os presentes foram capazes de realizar uma consulta em LIBRAS. Dessa forma, ratifica-se a importância da abordagem da Libras Médicas para médicos e futuros médicos, uma vez que esta capacitação é capaz de atenuar as barreiras de comunicação e, assim, fortalecer o vínculo do paciente surdo com a equipe de saúde. Conclusão: Conclui-se então, que a capacitação em LIBRAS médicas para os discentes do curso de medicina se faz necessário a fim de vencer as barreiras comunicativas e promover saúde de forma universal. Ademais, o ensino dessa modalidade linguística deve ser ampliado tanto aos médicos já formados quanto aos demais profissionais da saúde.

     

  • Palavras-chave
  • Surdez, Medicina, Inclusão
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • III – EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Voltar Download

O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.

 

  • I - ATENÇÃO À SAÚDE
  • II – GESTÃO EM SAÚDE
  • III – EDUCAÇÃO EM SAÚDE
  • IV - DIREITO CIVIL, DIREITO CONSTITUCIONAL, DIREITO AMBIENTAL, DIREITO EMPRESARIAL, DIREITO DO CONSUMIDOR, DIREITO CONTRATUAL, DIREITO PENAL, DIREITO TRABALHISTA E DIREITO TRIBUTÁRIO
  • V - DIREITO DA TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO, ADVOCACIA ELEITORAL, ADVOCACIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E COMPLIANCE;
  • VI - SISTEMA JURÍDICO, ATOS E DOCUMENTOS JURÍDICOS E METODOLOGIA JURÍDICA.
  • VII - TRABALHOS TRANSDISCIPLINARES E OUTROS

Comissão Organizadora

Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira
Elder Bontempo Teixeira
Christiane Melo Silva Bontempo
Luan Kelves Miranda de Souza

Comissão Científica

Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira

Luan Kelves Miranda de Souza

Elder Bontempo Teixeira

Christiane Melo Silva Bontempo

Ana Rachel Oliveira de Andrade

Antônio de Pádua Rocha Nobrega Neto

Antonione Santos Bezerra Pinto

Carlos da Cunha Oliveira Junior

Francisco das Chagas Candeira Mendes Junior

Joara Cunha Santos Mendes Gonçalves

Joilson Ramos de Jesus

José Lopes Pereira Júnior

Joyce Pinho Bezerra

Khalina Assunção Bezerra Fontenele

Tereza Cristina de Carvalho Souza Garcês

Thiago de Souza Lopes Araújo

Vanessa Meneses de Brito

Yuri Dias Macedo Campelo

 

 

 

 

FAHESP/IESVAP

(86) 3322 7314