INTRODUÇÃO: No Brasil, com aumento da expectativa de vida e, consequentemente, com a maior proporção de idosos na população, a importância da análise desse tipo de fratura tem aumentado nos últimos anos. Nessa perspectiva, em pessoas com mais de 60 anos, as fraturas de fêmur se tornaram a causa de uma expressiva taxa de mortalidade e de perda funcional. Nessa faixa etária, essas fraturas estão relacionadas, principalmente, a osteoporose, a queda da própria altura e trauma de baixa energia que ocorre, majoritariamente, por causa da perda de equilíbrio devido a insuficiência súbita dos mecanismos osteoarticulares envolvidos na manutenção da postura.
OBJETIVOS: Analisar a taxa de mortalidade da população brasileira de idosos em decorrência das fraturas de fêmur, no período de 2009 a 2019, de acordo com o sexo.
O Congresso Internacional Transdisciplinar & II Jornada Acadêmica de Medicina do IESVAP tem como principal objetivo promover a integração da comunidade acadêmica a fim de discutir as questões pertinentes à formação profissional, bem como promover a disseminação de conhecimento de uma forma plural com os diversos cursos que compõem as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas, promovendo assim uma melhor reflexão para a ação consciente da prática profissional.
Comissão Organizadora
Vanessa Cristina de Castro Aragão Oliveira
Elder Bontempo Teixeira
Christiane Melo Silva Bontempo
Luan Kelves Miranda de Souza
Comissão Científica
FAHESP/IESVAP
(86) 3322 7314