Introdução: Em 2017, na cidade de Campinas/SP, L.B.Z.S, 10 anos, sofreu um episódio de asfixia mecânica por um pedaço de salsicha do cachorro quente, oferecido em um passeio escolar. O garoto faleceu após cinquenta minutos de tentativas de ressuscitação e sete paradas cardíacas.[...] Após a perda do filho, a mãe, A.B.Z, começou a lutar, a partir de uma campanha, para a capacitação dos profissionais do ambiente escolar para ações de primeiros socorros, buscando evitar novos incidentes. Com isso, foi criado, em 2018, a Lei 13.722, a Lei Lucas, que vem com o objetivo de evitar novos incidentes em ambientes escolares, onde os professores e funcionários capacitados podem prestar ações básicas de primeiros socorros até a chegada do serviço de emergência mais próximo. (BRASIL, 2018) Objetivo: Destacar, a partir de um relato de caso, a importância do ensino de primeiros socorros nas escolas. Metodologia: Estudo do tipo relato de caso por meio de registros fotográficos da ação de educação em saúde com professores de uma instituição educacional, aos quais foi submetido a revisão de literatura. A determinada ação em saúde foi ministrada por uma equipe multiprofissional. Resultados e Discussão: O evento de educação em saúde foi realizado em uma instituição educacional-social, localizada em Brasília/DF. O evento foi realizado pelo projeto Cuidar Brincante do UNICEPLAC, e envolveu uma equipe multiprofissional, dentre as ações realizadas houve o ensino de primeiros socorros, pelos discentes de enfermagem, aos funcionários do local. Durante a ação foi ministrado quanto às técnicas de ressuscitação cardiopulmonar e desobstrução de vias áreas; como reagir a casos de convulsões e hemorragias e a importância de saber o número dos serviços móveis de emergência. Após o ensino das técnicas foi destinado um tempo para retirada de dúvidas e relatos de experiências das participantes, mediante isso houve uma prevalência nos relatos de engasgo, hemorragias pequenas, convulsões e a inserção de objetos pequenos na boca e ouvido. Após isso foi reforçado a não só saber as técnicas, mas também ter ciência dos números de emergência e da importância de contatá-los em tempo oportuno, buscando assim evitar o surgimento e agravamento dos casos. Para auxiliar na ministração do curso foi disponibilizado diversos materiais educativos e também bonecas e manequins para treinamento e demonstração das técnicas corretas, possibilitando aos participantes da palestra uma experiência prática e lúdica do assunto. Considerações Finais: Com isso, evidencia-se a relevância da divulgação de primeiros socorros não só para os professores e trabalhadores da educação, mas também para os pais, responsáveis e as crianças. Visando assim uma diminuição nos números de morbimortalidades por engasgo, hemorragias, dentre outros agravos nos ambientes educacionais e públicos.
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