ANÁLISE DO IMPACTO DO ACESSO A TELAS PRECOCEMENTE A SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS

  • Autor
  • Anne Caroline Bernardes Antunes
  • Co-autores
  • Afonso Guilherme Monteiro de Carvalho , Gabriela Gonçalves Magalhães , Gabrielle Lima e Silva , Genival José da Silva Neto , Mariana Sayuri Asai Goulart , Jordanna Vieira Duarte
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO: O uso precoce de telas por crianças, impulsionado pelo advento tecnológico e pela popularização de aparelhos eletrônicos, tem gerado impactos na saúde mental, cognitiva e social dos usuários, em destaque, infantil. A ausente supervisão dos pais e a exposição excessiva de tais dispositivos reduziram as relações interpessoais e as brincadeiras tradicionais, dando espaço para crescente incidência de transtorno mentais. METODOLOGIA: Este estudo, desenvolvido por meio de uma revisão integrativa de literatura realizado em abril de 2025, teve como objetivo relacionar os efeitos negativos do uso precoce de aparelhos digitais à saúde mental das crianças. Após aplicação dos critérios de exclusão, foram selecionados seis artigos publicados na última década, com informações confiáveis e de alta relevância na comunidade científica. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O tipo de dispositivo, o tempo de exposição, o conteúdo e sua velocidade foram identificadas como variáveis relevantes nesse impacto. De modo que, o uso de aparelhos digitais que exigem uma maior distância, como televisores e videogames, oferecem um risco menor ao desenvolvimento cognitivo. Enquanto, a escolha de conteúdos de cunho educacional promove benefícios na linguagem e na alfabetização. Entretanto, o ritmo acelerado de imagens, característico de determinados conteúdos, torna-se propício a ativação das vias de dopamina e hiperestimulação do cérebro, associada ao surgimento de diversos transtornos mentais nas crianças. A responsabilidade e o cuidado dos pais referente ao tipo de conteúdo e a velocidade de propagação deste demonstram como grandes modulares desse impasse. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Atividades presenciais, sociais e lúdicas devem ser incluídas na rotina das crianças, além da orientação aos adultos responsáveis, cuidadores e educadores. Estas ações podem mitigar os principais prejuízos do acesso precoce às telas dos indivíduos em desenvolvimento cognitivo, a exemplo da ansiedade, dos déficits de atenção, dos distúrbios de sono, de linguagem e de comunicação.

  • Palavras-chave
  • Palavras-Chave: crianças; uso de telas; saúde mental.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Saúde mental em crianças
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