INTRODUÇÃO: No âmbito da saúde, o bem estar é a interação entre a saúde física, mental e social. Dentro do ambiente acadêmico, a demanda exigida, por vezes, gera um desgaste que prejudica o desenvolvimento adequado da saúde mental dos estudantes e colabora para o desenvolvimento de transtornos mentais. No curso de medicina, em específico, a volume de matérias a serem estudadas, a má qualidade do descanso e insatisfação com o próprio desempenho acadêmico estão entre as principais razões do cenário de vitalidade mental já apresentado. Analisar melhor esse quadro colabora para o enfrentamento do mesmo. OBJETIVO: Analisar os níveis de saúde mental e a prevalência de transtornos mentais entre os estudantes de medicina brasileiros METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com artigos originais, escritos em língua inglesa e/ou portuguesa, publicados entre 2019 e 2024, buscados nas bases de dados PubMed e SciELO, sendo usados como critério de exclusão artigos de revisão, livros e textos completo não gratuitos. Foram empregados os descritores: “saúde do estudante”, “medicina” e “saúde mental”; após triagem, onde foram escolhidos os artigos relevantes para a pergunta norteadora da pesquisa, 5 artigos foram selecionados. RESULTADOS: A saúde mental dentro do curso de medicina é alvo de muitas pesquisas. Características como tempo de sono menor que sete horas por dia, insatisfação com rendimento acadêmico, pressão pessoal e social, caga horária extensa e competição foram apontadas como elementos inerentes do curso. O nível de saúde mental varia de acordo com o artigo observado, porém todos eles apresentam alguma parcela dos estudantes que sofrem de perturbações mentais ou estão insatisfeitos com o próprio nível de saúde mental. Os transtornos prevalentes são ansiedade e depressão, cenário que se agrava com o decorrer da formação médica, acompanhado da exaustão emocional e a descrença pela faculdade, envolvendo o desejo de abandonar o curso. CONCLUSÃO: O curso de medicina se configura como um curso exigente, com características próprias, que demanda muito de seus discentes, não só academicamente como emocionalmente, então, devido a diversos aspectos, fatores de sofrimento psíquico estão presentes entre os estudantes, desde leves níveis de ansiedade até idealizações suicidas.
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Natállia Gabriela Silva Gomes
Comissão Científica