INTRODUÇÃO: A formação médica atual é marcada fortemente pela implementação das metodologias ativas de aprendizagem e das experiências práticas em campo para os discentes, a fim de instigar a aquisição das competências necessárias para garantir o bom funcionamento da Atenção Primária à Saúde (APS) em âmbito nacional. Ante o exposto, a preceptoria relacionada à Medicina de Família e Comunidade (MFC) corrobora para tal cenário por meio do conhecimento teórico-prático disponibilizado pelos mentores aos alunos. Assim sendo, faz-se imprescindível analisar a influência desse método de ensino, posto que ainda é um sistema recente e pouco explorado por pesquisadores. OBJETIVO: Reconhecer quais são os impactos da preceptoria na formação médica no Brasil. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, baseada em estudos científicos, na língua inglesa e portuguesa, publicados nas bases de dados virtuais Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scientific Electronic Library Online (Scielo), entre 2017 e abril de 2024 que retratavam o objetivo estabelecido. Os Descritores em Ciência da Saúde (DeCS) utilizados nesta revista foram: “Preceptoria”, ”Medicina de Família e Comunidade” e “Brasil”. RESULTADOS: A partir da pesquisa, observou-se o estabelecimento da preceptoria devido à demanda por docentes capacitados a inserir os discentes em esfera prática de ensino. Durante a consolidação do método, houve empecilhos na integração dos alunos com as equipes da APS, que foram superados pela figura dos mentores em campo. Além disso, a figura do preceptor se mostrou uma ferramenta de referencial profissional para os estudantes em âmbito clínico, ético e interpessoal. Por fim, a inserção do aluno em projetos e ações na comunidade, através da metodologia utilizada pela MFC, trouxe benefícios para a relação médico-paciente e no interesse nas atividades médicas propostas. CONCLUSÃO: Em suma, por meio dos resultados encontrados, é possível compreender a forte influência dos preceptores na construção do perfil dos discentes como médicos. Evidencia-se, assim, confirmação das boas competências médicas advinda da intervenção da preceptoria na educação na área da saúde.
Comissão Organizadora
Natállia Gabriela Silva Gomes
Comissão Científica