INTRODUÇÃO:
A pandemia global de COVID-19, ou Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2) tem se manifestado principalmente no trato respiratório, mas suas consequências cardiovasculares estão se tornando cada vez mais evidentes.
OBJETIVO:
Este estudo tem como objetivo revisar a literatura sistematicamente, apresentando as principais evidências científicas acerca das complicações cardíacas decorrente da infecção por COVID-19.
MÉTODO:
Esta é uma revisão sistemática da literatura, baseada no método PRISMA com síntese de evidências científicas. Fundamentada na pergunta norteadora “quais são as complicações cardíacas decorrente da infecção por COVID-19? ”. A seleção dos artigos para revisão foi realizada no MEDLINE, EMBASE, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Web of Science e SciELO, usando os seguintes descritores: coração, complicações, COVID- 19, doença cardiovascular e lesão miocárdica, sendo selecionados os artigos publicados de 2019-2021, disponíveis em inglês, espanhol ou português. Cada artigo e suas respectivas referências foram obtidos na íntegra e analisados.
RESULTADOS:
As comorbidades mais comuns relatadas foram hipertensão e diabetes. Os principais achados foram: arritmia, insuficiência cardíaca, palpitações cardíacas, cardiomiopatia e choque cardiogênico. Estudos mostraram que a lesão miocárdica com altos níveis de troponina pode ocorrer em 7–17% dos pacientes hospitalizados com COVID-19 e 22–31% daqueles admitidos na unidade de terapia intensiva (UTI). Outros estudos indicaram que até 7% das mortes relacionadas com COVID-19 foram em virtude da miocardite. Ademais, outros trabalhos descobriram que a insuficiência cardíaca estava presente em 24% dos pacientes, além de que foi associada a um risco aumentado da mortalidade.
CONCLUSÃO:
As complicações cardíacas decorrentes da infecção por COVID-19 mais descritas na literatura são: miocardite, lesão cardíaca, insuficiência cardíaca, parada cardíaca, choque cardiogênico, infarto agudo do miocárdio, tromboembolismo venoso, arritmias cardíacas, como taquicardia sinusal.
Comissão Organizadora
Comissão CIS
Comissão Científica